Conforme consta no Parecer CNE/CEB Nº 7/2010, sobre o Projeto Político Pedagógico (PPP), analisar os itens abaixo: I. O PPP é um dos meios de viabilizar a escola democrática e autônoma para todos, com qualidade social. II. Cabe à escola, considerada a sua identidade e a de seus sujeitos, articular a formulação do PPP com os planos de educação nacional, estadual, municipal, o plano da gestão, o contexto em que a escola se situa e as necessidades locais e as de seus estudantes. III. É também um documento em que se registra o resultado do processo negocial estabelecido por aqueles atores que estudam a escola e por ela respondem em parceria (gestores, professores, técnicos e demais funcionários, representação estudantil, representação da família e da comunidade local). Está(ão) CORRETO(S):
De acordo com CARREIRA, aquilo que caracteriza uma pessoa ou um grupo como alguém ou algo singular, em decorrência de sua experiência de vida, do passado histórico e dos vínculos culturais, é denominado como:
De acordo PERRENOUD, há uma série de competências essenciais para ensinar que contribuem para redelinear a atividade docente. Assinalar a alternativa que apresenta apenas exemplos dessas competências elencadas pelo autor:
De acordo com MUNANGA, analisar a sentença abaixo: É preciso identificar e corrigir a ideologia, ensinar que a diferença pode ser bela, que a diversidade é enriquecedora apesar de ser sinônimo de desigualdade (1ª parte). A desconstrução da ideologia abre a possibilidade do reconhecimento e aceitação dos valores culturais próprios, bem como a sua aceitação por indivíduos e grupos sociais pertencentes a outras raças/etnias, facilitando as trocas interculturais na escola e na sociedade (2ª parte). Corrigir o estigma da desigualdade atribuído às diferenças constitui-se tarefa de todos (3ª parte). A sentença está:
De acordo com SUKIENNIK, sobre o desenvolvimento e o brincar da criança, analisar a sentença abaixo: A capacidade de brincar de uma criança sempre está disponível ou acessível (1ª parte). Nenhuma criança tem seu desenvolvimento numa curva linear e constante (2ª parte). A sentença está:
Os jogos e desafios matemáticos são estratégias pedagógicas para o ensino da matemática que favorecem a curiosidade, o pensamento crítico, a criatividade, a autonomia e o desenvolvimento dos aspectos cognitivos. Sobre o uso desse recurso em sala de aula, é CORRETO afirmar que:
Alfabetizar todas as crianças e elevar a taxa de alfabetização da população são ações importantes e mobilizam os setores responsáveis pela educação no país. Sobre as definições conceituais e as finalidades da Política Nacional de Alfabetização (PNA), analisar os itens abaixo: I. A Política Nacional de Alfabetização (PNA) tem como um dos objetivos contribuir para a consecução das metas 5 (Alfabetizar todas as crianças, no máximo, até o final do 3º do ensino fundamental) e 9 (Elevar a taxa de alfabetização da população) do Plano Nacional de Educação. II. É uma política que prioriza avaliar o nível de alfabetização dos educandos no 3º ano do ensino fundamental e produzir indicadores sobre as condições de oferta de ensino. O resultado da avaliação é um indicativo da qualidade do ensino brasileiro e oferece subsídios para a elaboração, o monitoramento e o aprimoramento de políticas educacionais com base em evidências sobre a alfabetização e o letramento dos estudantes. III. É uma política de Estado instituída para fomentar programas e ações voltados à alfabetização com base nas mais recentes evidências científicas, no intuito de melhorar a qualidade da alfabetização e combater o analfabetismo absoluto e funcional no território brasileiro. Está(ão) CORRETO(S):
























