Sobre os aspectos gerais do texto, analisar os itens abaixo: I. De acordo com Bernard Vandermeersch, o homem de Neandertal originou-se na Europa há cerca de 350 mil anos. II. O arqueólogo francês tinha certeza de suas ideias, até poder comprová-las nos dias atuais. III. Bernard Vandermeersch descobriu que as duas espécies de hominídeos conviveram juntas por 500 séculos. Está(ão) CORRETO(S):
Assinalar a alternativa em que os tempos e modos verbais estão inteiramente correlatos:
Nas alternativas, estão títulos de famosas novelas brasileiras. Em vista disso, considerando a regência dos nomes sublinhados, assinalar a alternativa que apresenta uma nova forma de reescritura CORRETA das expressões:
Considerando-se as normas de concordância nominal, analisar os itens abaixo: I. Compramos livros e revistas belos. II. Compramos revistas e livro belos. III. Compramos belos revistas e livros. IV. Compramos belos livro e revistas. Estão CORRETOS:
Assinalar a alternativa que preenche as lacunas abaixo CORRETAMENTE: O professor é uma autoridade competente, realiza transposições didáticas, em função dos conteúdos e temas a serem ensinados. Avalia os conhecimentos prévios dos alunos. Acompanha as aprendizagens do grupo e de cada aluno. Portanto, enfatiza a Pedagogia __________ - Escola __________.
Sobre o uso de tecnologias da informação e comunicação na educação, analisar os itens abaixo: I. As tecnologias da informação e comunicação podem promover a personalização do ensino, permitindo que os alunos não avancem em seu próprio ritmo e recebam feedback imediato. II. O uso de tecnologias na educação tem o potencial de ampliar o acesso à educação de qualidade, superando barreiras geográficas e socioeconômicas. III. O uso excessivo de tecnologias na sala de aula pode levar a uma dependência excessiva dos alunos em relação aos dispositivos eletrônicos, prejudicando a interação social e o desenvolvimento de habilidades sociais. IV. A integração adequada de tecnologias da informação e comunicação na educação requer uma formação contínua dos professores, a fim de garantir seu uso efetivo e significativo. Estão CORRETOS:
O Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) tem como principal intuito garantir qualidade de vida e segurança para crianças e adolescentes. Desde a sua criação, o ECA passou por diversos aprimoramentos, como as alterações realizadas pela Lei nº 13.812/2019 — Política Nacional de Busca de Pessoas Desaparecidas. Nesse sentido, é CORRETO afirmar que:
Em conformidade com a Lei nº 14.113/2020 — Fundeb, sobre o apoio técnico e a avaliação, o Ministério da Educação atuará, entre outros, no(a):
Considerando-se a Resolução CNE/CEB nº 4/2010 — Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais para a Educação Básica, analisar os itens abaixo: I. A base nacional comum e a parte diversificada podem se constituir em dois blocos distintos, com disciplinas específicas para cada uma dessas partes. II. A parte diversificada enriquece e complementa a base nacional comum, prevendo o estudo das características regionais e locais da sociedade, da cultura, da economia e da comunidade escolar, perpassando todos os tempos e espaços curriculares constituintes do Ensino Fundamental e do Ensino Médio, independentemente do ciclo da vida no qual os sujeitos tenham acesso à escola. III. A parte diversificada pode ser organizada em temas gerais, na forma de eixos temáticos, selecionados colegiadamente pelos sistemas educativos ou pela unidade escolar. Está(ão) CORRETO(S):
De acordo com a Resolução CNE/CP nº 2/2017, a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) estabelece seis direitos de aprendizagem e desenvolvimento no âmbito da Educação Infantil: I. Viver. II. Adaptar-se. III. Conhecer-se. Está(ão) CORRETO(S):
O objetivo principal do conhecimento sobre a história é a compreensão dos processos e dos sujeitos históricos e o desenvolvimento das relações que se estabelecem entre os grupos humanos em diferentes tempos e espaços. Em conformidade com a BNCC — Ensino Fundamental: História, sobre o ensino de História nos Anos Finais, analisar os itens abaixo: I. O ensino de História entre o 6º e 9º anos procura desenvolver a observação dos estudantes a partir de diferentes situações e objetos capazes de trazer à tona dinâmicas sociais e seus processos históricos. II. A compreensão e problematização de conceitos norteadores da produção historiográfica nos Anos Finais do Ensino Fundamental não fazem parte das competências específicas. III. Na disciplina de História, a BNCC propõe, para os anos finais do Ensino Fundamental, a contextualização, a compreensão do tempo histórico, o reconhecimento de permanências e rupturas em processos que integram múltiplas experiências e escalas como pilares do trabalho. Está(ão) CORRETO(S):
O conhecimento e a instrumentalização dos conceitos atinentes ao pensamento afro diaspórico e à teoria da História e cultura afro-brasileira e africana evidenciam-se extremamente relevantes no ensino de História. Considerando-se os significados e os elementos dos conceitos da 1ª coluna, numerar a 2ª coluna e, após, assinalar a alternativa que apresenta a sequência CORRETA: (1) Africanidade. (2) Afrocentrismo.
Em relação à presença e à influência holandesa no Brasil Colonial, assinalar a alternativa CORRETA:
No século XIX, em um contexto de afirmação da autonomia da História, uma corrente historiográfica se destacou pela percepção de que a História não deveria seguir cegamente os pressupostos científicos das ciências da natureza, compreendendo que o historiador escreve a partir de seu ponto de vista. Alguns de seus autores, como Droysen e Dilthey, a partir da segunda metade do Oitocentos, chegaram a aderir a certo relativismo histórico. A corrente em questão é o:
Os conflitos político-militares não se configuram como algo recente na História da humanidade; pelo contrário, eles existem desde a Antiguidade. Os embates entre Roma e Cartago ficaram conhecidos como as:
A Primavera dos Povos ocorreu em 1848, ano que pode ser considerado como efervescente e marcante para a História mundial. Com relação a este contexto histórico, assinalar a alternativa INCORRETA:
Entre o fim dos anos 1980 e início da década de 1990, o Brasil viveu um período de grande instabilidade cambial e monetária, e o Plano Real foi formulado para solucionar estes problemas. De acordo com este contexto, assinalar a alternativa que preenche as lacunas abaixo CORRETAMENTE: O Plano Real foi consolidado em ___________ durante o governo do Presidente __________. Antes da nova moeda (o Real), ocorreu a transição para a Unidade Real de Valor (URV), que substituiu o ___________.
Por volta de 1500, uma miríade de comunidades indígenas habitava o que atualmente é o Estado nacional brasileiro. Acerca deste tema, analisar os itens abaixo: I. Os povos que não pertenciam ao tronco linguístico Tupi eram conhecidos como Tapuias. II. No litoral, poucos povos, como Charrua, Goitacá, Aimoré e Tremembé, não eram de origem tupi-guarani. III. Independentemente da relação de aliança ou inimizade com os colonizadores portugueses, os povos Tupis sempre permaneceram unidos nas disputas territoriais e militares. Estão CORRETOS:
































