O articulista se mostra radicalmente contrário à existência da “norma curta”. Só NÃO justifica tal posicionamento o fato de ela:
Considerando a distinção estabelecida pelo autor entre os termos “norma culta” e “norma curta” , a substituição do adjetivo “culta” por “curta” só NÃO sugere que se trata de um conjunto de regras :
Conclui -se do texto que a “norma curta” tem origem em um modelo de língua utilizado pelos :
A figura de linguagem presente na passagem “Os estudantes capazes de memorizar os truques e evitar as armadilhas [...]” (8º§) também pode ser encontrada em:
Na passagem “ [...] e que vem a ser uma versão idealizada, caricatural, burra e mesquinha daquela . No fim das contas, sua inimiga [...]” (3º§), os pronomes destacados retomam e substituem, respectivamente,
Adjetivos frequentemente são empregados nos textos como modalizadores para expressar juízos de valor do enunciador acerca de seu discurso. Com base nessas informações, analise o emprego dos adjetivos destacados a seguir: I. “[...] ao longo do século passado [...]” (10º§) II. “Esta tem papel social imprescindível [...]” (2º§) III. “[...] ‘figuras de linguagem’ em ordem alfabética [...]” (7º§) IV. “[...] apego acrítico à variedade lusitana da língua [...]” (1º §) Está correto o que se afirma apenas em
No enunciado “Te amo!” (13º§), a posição do pronome em relação ao verbo configura um caso de próclise. Em que passagem ocorre o mesmo caso de colocação pronominal?
Releia, comparativamente, os textos I e II. Após, assinale a alternativa em que as passagens destacadas de ambos os textos apresentam argumentos convergentes acerca do aspecto temático que compartilham.
Sobre o poema, é correto afirmar que o eu lírico revela :
No último verso do poema “O português são dois; o outro, mistério.” , o “outro” a que o eu lírico se refere são o registro e a modalidade de linguagem, respectivamente:
Dentre os segmentos transcritos, assinale o que expressa um posicionamento do enunciador.
“Até que um gênio, maior do que Leonardo, maior do que Edison, inventou uma pequena alavanca lateral na parte de cima da lata.” (4º§) A expressão “até que” , considerando o contexto textual, denota uma ideia de:
A crônica tem como matéria-prima a realidade. No texto, é possível inferir que o autor expõe os fatos evidenciando o caráter humorístico em:
No excerto “Aproveitando a rotação do nosso planeta, uma almanjarra qualquer que ainda será criada nos elevará a uma certa altura, lá de cima esperaremos que a Terra gire até ao ponto onde queremos saltar.” (5º§), a expressão destacada, no texto, significa:
Em relação à estrutura e conteúdo textual apresentados, podemos afirmar que o texto se trata de:
A despoluição de rios urbanos passa pela identificação da principal fonte poluidora
Existe uma relação direta do problema relatado no excerto anterior com o aquecimento dos oceanos que , por sua vez:
O Filme “Ainda estou aqui” tem uma trama impactante que retrata uma parte importante da história do país, ou seja:
Entre os fatores que podem ser apontados para essa discrepância, é possível destacar:
Podemos afirmar que os gestores do SUS são aqueles que desempenham as funções do Executivo no setor da saúde, e tem como representantes:
São consideradas competências do s Estados, EXCETO:
Sobre os Conselhos de Saúde, assinale a afirmativa INCORRETA.
Sobre o papel da Atenção Primária à Saúde (APS) no cuidado de pacientes com condições crônicas não transmissíveis, assinale a afirmativa correta.
“Divisão de níveis de atenção e garantia de formas de acesso a serviços que façam parte da complexidade requerida pelo caso, nos limites dos recursos disponíveis numa dada região.” Trata-se de uma diretriz do Sistema Único de Saúde :
Sobre os significados da integralidade no cuidado à saúde, assinale a afirmativa INCORRETA.
Em relação à Doença do Refluxo Gastroesofágico (DGRE), analise as afirmativas a seguir.
O fenômeno de Raynaud se refere a uma manifestação caracterizada pela alteração da cor das extremidades do corpo, geralmente em função do frio ou estresse emocional. Em qual das doenças reumatológicas relacionadas a seguir esse fenômeno é mais comumente observado?
São considerados critérios clínicos e laboratoriais para o diagnóstico de síndrome metabólica, EXCETO:
MLS, 31 anos, traz à consulta médica os seguintes exames: HBsAg reagente, Anti-HBS não reagente, Anti-HBc não reagente, anti-HBe não reagente, HBeAg reagente. ALT 300 U/L. Considerando as informações, é correto afirmar que se trata de hepatite B:
Maurício irá viajar para uma área de risco de febre amarela. Procurou o posto de saúde para orientação a respeito da vacinação profilática. Considerando a dúvida do paciente, é correto afirmar que ele deverá tomar:
Em um paciente com quadro de hipercalemia, qual das seguintes alterações NÃO se espera encontrar no eletrocardiograma?
Qual é a principal causa de transmissão do vírus da hepatite C no Brasil?
Qual a arritmia mais frequente em pacientes com estenose mitral?
Roberto, 45 anos, etilista inveterado, é internado com quadro de hepatite alcoólica. Durante a internação, evoluiu com quadro de confusão mental, alterações do nível de consciência, sonolência alternando com agitação. Ao exame físico, o paciente se encontra ictérico, ECG = 10, apresentando flapping, fígado endurecido à palpação, traube maciço e ascite leve. Os exames laboratoriais apontam plaquetopenia, hipoalbuminemia, aumento de bilirrubina total e do tempo de protrombina. Considerando o caso clínico, qual o diagnóstico provável e a conduta mediante o quadro?
João, 30 anos, possui doença renal crônica, apresentando um clearence de creatinina de 30 mL/min/1,73 m². Classifique corretamente o estágio da doença em que João se encontra.

























