Assinale a alternativa que indica o caminho CORRET O para acessar o menu de compartilhamento de pastas, utilizando o sistema operacional 11.
O tratamento é uma etapa fundamental para o gerenciamento dos resíduos sólidos, seja para retornar esse material ao ciclo produtivo, seja para evitar que este cause impactos negativos ao meio ambiente. Assinale a alternativa que apresenta a informação CORRET A sobre este tema.
As atividades de segregação, identificação, acondicionamento, coleta, transporte, transbordo e limpeza urbana são rotina em toda cidade. Sendo assim, selecione a afirmativa que apresenta CORRET AMENTE os aspectos sobre manejo dos resíduos sólidos urbanos e limpeza pública.
Considere as seguintes afirmações sobre a Política Nacional de Resíduos Sólidos: I- As atividades de disposição final ambientalmente adequadas englobam as ações de destinação final ambientalmente adequadas. II- A queima de resíduos a céu aberto é permitida em casos de emergência sanitária. III- A ordem de prioridade no gerenciamento dos resíduos sólidos é não geração, redução, reutilização, reciclagem, tratamento dos resíduos sólidos e disposição final ambientalmente adequada dos rejeitos. IV- A elaboração dos planos de resíduos sólidos é atribuição exclusiva da União, dos Estados e dos Municípios. É CORRET O o que se afirma apenas em:
Conhecer as características dos resíduos sólidos é fundamental para gerenciar adequadamente esses materiais. Desse modo, qual das seguintes afirmações está CORRET A sobre as características físicas, químicas e biológicas dos resíduos sólidos?
Uma das categorias mais afetadas pelas mudanças no manejo dos resíduos sólidos de uma cidade é a dos catadores de resíduos sólidos. Identifique a afirmativa que revela aspectos CORRET OS sobre o apoio a catadores de resíduos sólidos e o cooperativismo.
Todo estado deve elaborar legislação própria sobre a gestão dos resíduos sólidos, desde que esteja em consonância com a Política Nacional de Resíduos Sólidos. considere as seguintes afirmações sobre a Política Estadual de Saneamento Básico e o Plano Assim, Estadual de Resíduos Sólidos do Estado da Paraíba. I- Ações de combate e controle de vetores e reservatórios de doenças são parte dos serviços públicos de saneamento básico na Paraíba. II- O Governo do Estado poderá prestar serviços de saneamento básico através da Agência Reguladora da Paraíba (ARPB). III- Os usuários dos serviços de saneamento básico poderão ter acesso a informações sobre os impactos ambientais causados pelos prestadores de serviços. IV- O Plano Estadual de Resíduos Sólidos do Estado da Paraíba estabelece um Programa de Ação exclusivo para os resíduos de serviço de saúde. É CORRET O o que se afirma apenas em:
A Política Nacional de Saneamento Básico e a Política Nacional de Resíduos Sólidos são legislações complementares. Neste contexto, a afirmativa CORRET A é:
Considere as seguintes afirmações sobre a Política Nacional de Meio Ambiente. I- No Estado da Paraíba, a Superintendência de Administração do Meio Ambiente (SUDEMA) é o órgão consultivo e deliberativo do SISNAMA. II- A Política Nacional de Meio Ambiente prevê pena de reclusão para casos de poluição. III- O incentivo à pesquisa científica é um dos princípios da Política Nacional de Meio Ambiente. IV- A preservação dos recursos ambientais serve para garantir uso racional e disponibilização permanente. É CORRET O o que se afirma apenas em:
O licenciamento ambiental é um dos principais instrumentos da Política Nacional de Meio Ambiente. Dessa maneira, selecione a afirmação que representa CORRET AMENTE as regras de licenciamento ambiental para unidades do manejo dos resíduos sólidos.
As resoluções do Conselho Nacional de Meio Ambiente (CONAMA) determinam as regras sobre aspectos específicos e técnicos da gestão dos resíduos sólidos no Brasil. Sendo assim, considere as seguintes afirmativas sobre as resoluções do CONAMA. I- O CONAMA estabelece que resíduos de serviço de saúde do grupo A1 necessitam de tratamento para inativação microbiana. II- O CONAMA determina o código de cores para coleta seletiva apenas para os resíduos de papel/papelão, plástico, metal, vidro e resíduos orgânicos. III- O CONAMA entende que resíduos da construção civil Classe B não podem ser reciclados. É CORRET O o que se afirma apenas em:
A Política Nacional de Resíduos Sólidos é a principal regulação sobre o tema no Brasil. Sendo assim, identifique qual das seguintes alternativas está CORRET A.
A Política Nacional de Resíduos Sólidos e a NBR 10.004/2004 da Associação Brasileira de Normas Técnicas apresentam conceitos e classificações para os resíduos sólidos. Considere as afirmativas sobre o tema e identifique a que está CORRET A.
































