No dia 19 daquele mês, saiu para a praia do hotel onde estava hospedado e simplesmente sumiu. Assinale a opção que seja um adjetivo.
O parlamentar britânico que fingiu a própria morte e assumiu múltiplas identidades. Assinale a expressão que contenha, pelo menos, um substantivo.
Foram suas roupas, meticulosamente dobradas e abandonadas em uma praia de Miami, que dispararam o alarme. Ele as havia deixado intencionalmente lá. Infere-se do texto que:
Em 24 de dezembro, Stonehouse 'foi' preso pela polícia de Melbourne. Conjugando o verbo destacado no futuro do pretérito do indicativo, tem-se:
Flávio é padeiro e um determinado dia chegou para começar os trabalhos e só havia 64% da quantidade de trigo que ele precisava. Se haviam 24 kg de trigo, de quanto ele precisava?
Analise os excertos abaixo: Excerto I: Área que pertence hoje ao município, era parte integrante das chamadas terras contestadas. Excerto II: Em 1911, com a colonização, as terras com preços altos afastam colonos do Vale do Rio Itajaí e do Rio Grande do Sul. Dos excertos acima, assinale a alternativa CORRETA:
O fármaco precisa estar incorporado em uma forma farmacêutica para que possa ser administrado. Para isso, a escolha dessa forma farmacêutica, assim como a via de administração pretendida, deve ser de acordo com a compatibilidade do fármaco com os componentes da fórmula, o tipo de ação farmacológica desejada (tópica ou sistêmica) e as condições do paciente. O tipo de ação farmacológica, tópica ou sistêmica, é um dos pontos a serem levantados na escolha da forma farmacêutica de um medicamento. Quando a escolha for pela ação tópica, o olhar deve estar voltado para as características do fármaco, mas, também, para a necessidade/condições do paciente. Desse modo, responda: qual é a base da seguinte formulação? Tiabendazol......................5,0g Polietilenoglicol 400.........3,3g Polietilenoglicol 4000.......3,3g Propilenoglicol.................33,4g
Atualmente, os transtornos do sono e de ansiedade representam problemas comuns, e os agentes sedativo-hipnóticos que têm a capacidade de produzir sedação, promover relaxamento muscular ou facilitar a indução do sono são fármacos amplamente prescritos em todo o mundo. Além das propriedades farmacológicas, esses medicamentos apresentam potencial de abuso e dependência. Os benzodiazepínicos constituem uma das classes farmacológicas mais amplamente utilizadas como ansiolíticos e sedativos. Qual das seguintes afirmativas está correta?
A farmacodinâmica estuda o modo e o mecanismo da interação dos fármacos com os sistemas biológicos resultando em ação terapêutica ou em efeitos adversos. O mecanismo de ação é desencadeado pela interação das moléculas do fármaco (molécula sinalizadora ou ligante) com sítios receptores (em geral, proteínas) presentes na superfície ou no interior da célula. Com relação à interação fármaco-receptor e ao efeito farmacológico, como é classificado um determinado fármaco Y que promove contração máxima do músculo liso cardíaco, semelhante ao ligante endógeno?
As titulações de neutralização são utilizadas para determinar a acidez ou basicidade em inumeráveis espécies inorgânicas, orgânicas e biológicas. O ácido cítrico ocorre nos frutos cítricos, como a laranja e, principalmente, o limão. Ele é ainda utilizado como conservante e acidulante para determinados alimentos. Em três titulações de 50 ml de suco de limão, gastou-se respectivamente 26,7, 27,1 e 26,9 ml de NaOH 0,76 M. Dessa forma, a proporção de reação com o hidróxido de sódio (NaOH) é de um mol do ácido para três mols da base. Neste caso, qual é a concentração de ácido cítrico neste suco?
As vitaminas e os minerais pertencem a diferentes classes de compostos químicos e, por isso, apresentam diversidade em suas propriedades físicas, químicas e funcionais. As vitaminas constituem um grupo de componentes orgânicos necessários ao organismo em quantidades mínimas, além de serem indispensáveis por suas funções específicas. Já os minerais, por meio de sua função reguladora, contribuem para o equilíbrio ácido-básico do organismo. Não são sintetizados pelo organismo e, por isso, devem ser obtidos por meio da alimentação. Os alimentos, em suas variáveis e distintas formas, fornecem vitaminas que ocorrem naturalmente em vegetais, animais e fontes microbiológicas, além das vitaminas adicionadas na fortificação de alimentos. As vitaminas são classificadas em: lipossolúveis e hidrossolúveis. Assinale a alternativa que apresenta um exemplo de vitamina lipossolúvel.
































