A tabela abaixo representa dados numéricos de alguns produtos e o valor da média aritmética desses números. A 50 B 60 C 40 D X Média Aritmética 50 Qual o valor da medida x?
O diabetes mellitus, comumente designado como diabetes, abrange um grupo de doenças metabólicas, caracterizadas por níveis elevados de glicose no sangue (hiperglicemia), devido a defeitos na secreção ou na ação da insulina ou em ambas. Sobre o diabetes mellitus tipo 2, assinale a alternativa correta.
Pressão Intracraniana (PIC) é a pressão exercida pelo crânio sobre o tecido cerebral, fluido cerebroespinhal e sangue circulante do cérebro. Os pacientes considerados neurocríticos podem ter alteração da pressão intracraniana (PIC). Para se obter a pressão de perfusão cerebral (PPC), a fórmula indicada para o cálculo é:
Paciente sexo masculino, 25 anos, dirigindo em alta velocidade, sofre acidente automobilístico, evoluindo com traumatismo craniano grave, complica com hipertensão intracraniana e tríade de Cushing. São sintomas que definem a tríade de Cushing:
As drogas vasoativas são muito utilizadas nas situações de urgência e emergência, a qual o Enfermeiro deve ter conhecimento adequado no preparo, administração e avaliação do paciente. Dentre os vasopressores destacam-se as catecolaminas também denominadas aminas vasoativas ou simpatomiméticas. Analise as afirmativas abaixo e assinale a alternativa incorreta.
Desequilíbrios hidroeletrolíticos são frequentemente observados em pacientes críticos, sendo comuns em pacientes de unidade de terapia intensiva. A apresentação clínica pode ser assintomática ou com graves sintomas como alteração do estado neurológico ou arritmias cardíacas. Fazer o diagnóstico através de exames laboratoriais parece ser fácil, porém é necessário conhecer os mecanismos patofisiológicos envolvidos, uma vez que uma correção inadequada pode causar sequelas importantes ou mesmo a morte do paciente. Relacionado aos distúrbios hidroeletrolíticos analise as afirmativas abaixo e dê valores Verdadeiro (V) ou Falso (F). ( ) A hiponatremia é um distúrbio hidroeletrolítico comum em pacientes críticos, é caracterizada por valores de sódio plasmático menor que 135 MEQ/L. ( ) A hipercalemia é caracterizada por concentração de potássio sérico inferior a 3,5 MEQ/L. ( ) A hipocalemia é caracterizada por concentração de potássio sérico inferior a 3,5 MEQ/L. ( ) A hipocalcemia pode estar relacionada com a deficiência de vitamina D. ( ) Hemodiálise pode ser indicada para o tratamento da hipercalemia. Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo.
O processamento de produtos constitui a prática de descontaminar e preparar produtos utilizados no apoio ao diagnóstico e terapia e na assistência aos pacientes, como cirurgias, procedimentos e alguns tipos de exames, de forma a garantir a reutilização ou descarte seguro destes produtos em serviços prestados por profissionais de saúde em hospitais, clínicas, consultórios médicos, odontológicos, entre outros. Sobre o processamento dos produtos para saúde, assinale a alternativa correta.
A enfermeira recebe o plantão na Unidade de Terapia Intensiva e percebe que em um dos pacientes internados, encontra-se com cânula endotraqueal em ventilação mecânica e secreção espessa abundante. Considerando o procedimento de aspiração de vias aéreas a ser realizado nesse paciente, assinale a alternativa correta.
O técnico de Enfermagem assumiu plantão às 19 horas para cumprir a jornada noturna de 12 horas. Após o recebimento do plantão, já havia passado por outra jornada diurna de trabalho e se encontrava exausto, desta forma foi descansar na sala de TV e acabou cochilando e deixando de fazer as medicações e realizar o controle dos sinais vitais das 20 horas dos pacientes da unidade. Por volta das 23 horas o paciente RTF, 59 anos, apresentou parada cardiorrespiratória sendo atendido pelo médico, porém acabou indo à óbito. Foi constatado pelo médico que o paciente apresentou PCR por não ter recebido o medicamento prescrito e não ter realizado o controle dos sinais vitais do paciente pelo técnico de enfermagem. Considerando a falha do profissional no aspecto ético, é correto afirmar que trata-se de:
O Eletrocardiograma (ECG) é considerado o exame padrão-ouro para o diagnóstico não invasivo das arritmias cardíacas. Considerando a figura abaixo, que apresenta as seguintes características: frequência muito rápida e desorganizada, intervalo R-R irregular e dificuldade em identificar complexos QRS distintos –, a denominação dada a esse ritmo cardíaco é:
As doenças infecto contagiosas estão entre os problemas de saúde pública mais comuns no Brasil e em todo o mundo, se não diagnosticadas e tratadas adequadamente, podem evoluir para complicações graves e até mesmo para o óbito. Neste sentido a Herpes-Zóster é a reativação ______________. Assinale a alternativa que preencha corretamente a lacuna.
Homem de 40 anos procurou um Pronto Socorro referindo cansaço e falta de ar. Vem apresentando estes sintomas há dois dias, juntamente com roncos que melhoram com a tosse. Nega febre. Hoje, sente-se pior. Durante a entrevista, tosse intermitentemente e T = 38ºC. Preocupado com a gravidade do caso, o enfermeiro investigou inicialmente os seguintes aspectos: I. padrão respiratório e ausculta pulmonar. II. episódios de dispneia, tosse, expectoração e dor torácica durante atividade e repouso. III. doenças respiratórias diagnosticadas e uso de medicação: broncodilatadores, corticóides. IV. sedentarismo. Qual das alternativas aponta a conduta adequada ao quadro clínico?
A atuação dos técnicos em enfermagem está fundamentada em um conjunto de práticas sociais, éticas e políticas, tendo por base leis e códigos que regem as condutas desses profissionais. Com base na Lei do Exercício Profissional de Enfermagem, assinale a afirmativa correta:
O Processo de Enfermagem é um instrumento metodológico que orienta o cuidado profissional de Enfermagem e a documentação da prática. A operacionalização do processo de enfermagem organiza o trabalho profissional como um instrumento do cuidado profissional de enfermagem. Neste sentido, marque a assertiva:
A lesão por pressão apresenta um sistema de classificação bem definido, de acordo com a extensão do dano tissular. São denominadas lesões por pressão os danos localizados na pele e/ou em tecidos moles subjacentes, geralmente sobre uma proeminência óssea, causados por pressão intensa e/ou prolongada, em combinação com o cisalhamento do tecido. Classifica-se como lesão de estágio 3 a lesão por pressão caracterizada por:
Assinalar V (verdadeiro) F (falso) e marcar a alternativa que apresenta a sequência correta. ( ) Baseado no Decreto n° 7.508, de 28 de junho de 2011: ao usuário será assegurada a continuidade do cuidado em saúde, em todas as suas modalidades, nos serviços, hospitais e em outras unidades integrantes da rede de atenção da respectiva região. ( ) Segundo a Lei n° 8.142, de 28 de dezembro de 1990: As Conferências de Saúde e os Conselhos de Saúde terão sua organização e normas de funcionamento definidas em regimento próprio, aprovadas pelo respectivo conselho. ( ) Sobre a Norma Operacional da Assistência à Saúde (Noas/SUS janeiro 2002), aprovada na Portaria n° 2.048, de 3 de setembro de 2009, atualiza os critérios de habilitação apenas dos municípios. ( ) De acordo com o que define a Constituição Federal sobre a saúde as ações e os serviços públicos de saúde integram uma rede regionalizada e hierarquizada e constituem um sistema único, organizado de acordo com as seguintes diretrizes: centralização, com direção única em cada esfera de governo; atendimento parcial, com prioridade para as atividades preventivas, sem prejuízo dos serviços assistenciais e participação da comunidade. ( ) Se em nosso município fosse observado os seguintes indicadores ao analisar grupos de causas básicas: mortalidade proporcional devido a doenças encefálica vasculares de 30% e de causas externas de 11%; percentual de anos potenciais de vida perdidos de 11% por causas encefálica vasculares 30% por causas externas poderíamos concluir que há grande contingente de óbitos precoces. ( ) Podemos afirmar que uma epidemia é definida de forma com que haja a ocorrência de casos sempre sob a forma de surtos.
Sobre a utilização da Internet na prática médica, no serviço público, leia as afirmações a seguir: 1. A internet pode ser usada para acessar informações médicas atualizadas, artigos científicos e diretrizes de prática clínica. 2. os enfermeiros devem tomar algumas precauções ao pesquisar informações médicas na internet, como verificar a credibilidade das fontes e confirmar as informações em várias fontes confiáveis. 3. É vedado o uso da internet para educar pacientes sobre condições médicas e tratamentos. 4. É importante proteger as informações médicas confidenciais ao utilizar a internet. São corretas:
































