Provas para Download

Prova Assistente Social - Pref. Bagé/RS
Visualizar os arquivos PDF
Ver assistente-social.pdf
PDF
assistente-social.pdf
Ver gabaritos-preliminares.pdf
PDF
gabaritos-preliminares.pdf
Download dos arquivos PDF
Baixar assistente-social.pdf
PDF
assistente-social.pdf
Baixar gabaritos-preliminares.pdf
PDF
gabaritos-preliminares.pdf
Compartilhar os arquivos PDF
Compartilhar assistente-social.pdf
PDF
assistente-social.pdf
Compartilhar gabaritos-preliminares.pdf
PDF
gabaritos-preliminares.pdf
Compartilhe:
Questões extraídas da Prova :: clique na alternativa correta
0
Acertos
0
Erros
0%
Nota
Limpar
Questão 1 de 40 Q1200005 Q1 da prova
Antídoto contra o bullying
Por Fabrício Carpinejar

Considerando o emprego do acento indicativo de crase, assinale a alternativa que preenche, correta e respectivamente, as lacunas tracejadas das linhas 03, 22 e 29.

Reportar Erro
Questão 2 de 40 Q1200006 Q2 da prova
Antídoto contra o bullying
Por Fabrício Carpinejar

Considerando o exposto pelo texto, analise as assertivas a seguir:
I. Para o autor, o celular colabora para que as crianças e os adolescentes se comuniquem mais, tornando-se mais próximos.
II. As relações distanciadas passam a ser superficiais, pois, dentro do espaço escolar, os colegas não se conhecem verdadeiramente.
III. Para o autor, a escola é capaz de formar uma identidade de grupo que mobiliza os estudantes a buscarem um objetivo em comum.
Quais estão corretas?

Reportar Erro
Questão 3 de 40 Q1200007 Q3 da prova
Antídoto contra o bullying
Por Fabrício Carpinejar

Considere a charge a seguir e as asserções a respeito de sua relação com o texto anterior:
I. O texto e a charge abordam o mesmo assunto: o bullying.
ALÉM DISSO,
II. As crianças da charge demonstram como a prática de esportes pode acabar com tal problema.
A respeito dessas asserções, assinale a alternativa correta.

Reportar Erro
Questão 4 de 40 Q1200008 Q4 da prova
Antídoto contra o bullying
Por Fabrício Carpinejar

Assinale a alternativa que preenche corretamente a lacuna pontilhada da linha 28.

Reportar Erro
Questão 5 de 40 Q1200009 Q5 da prova
Antídoto contra o bullying
Por Fabrício Carpinejar

Assinale a alternativa que apresenta a expressão que poderia substituir corretamente a expressão “é placebo” (l. 04) sem causar alterações significativas ao trecho em que ocorre.

Reportar Erro
Questão 6 de 40 Q1200010 Q6 da prova
Antídoto contra o bullying
Por Fabrício Carpinejar

Assinale a alternativa na qual NÃO ocorre o emprego de linguagem figurada.

Reportar Erro
Questão 7 de 40 Q1200011 Q7 da prova
Antídoto contra o bullying
Por Fabrício Carpinejar

Assinale a alternativa que apresenta uma expressão de sentido diferente de “é o princípio da agregação” (l. 28).

Reportar Erro
Questão 8 de 40 Q1200012 Q8 da prova
Antídoto contra o bullying
Por Fabrício Carpinejar

Assinale a alternativa que apresenta uma possibilidade de junção adequada das duas orações a seguir, por meio de conjunção, sem que haja alteração significativa do sentido original do texto.
“As turmas não mais terminam o Ensino Fundamental juntas como antes. A cada ano, o elenco muda”.

Reportar Erro
Questão 9 de 40 Q1200013 Q9 da prova
Antídoto contra o bullying
Por Fabrício Carpinejar

Assinale a alternativa que indica a correta transposição do trecho a seguir da voz passiva sintética para a analítica.
“Abrem-se condições para uma disputa mental”.

Reportar Erro
Questão 10 de 40 Q1200014 Q10 da prova
Antídoto contra o bullying
Por Fabrício Carpinejar

Assinale a alternativa que indica uma possibilidade adequada de reescrita do trecho a seguir sem alterações significativas do sentido original.
“No lugar de encontrar inimigos nas próprias trincheiras” (l. 32).

Reportar Erro
Questão 11 de 40 Q1200015 Q11 da prova
Antídoto contra o bullying
Por Fabrício Carpinejar

Assinale a alternativa que indica o sentido dado pelo emprego da locução conjuntiva “já que” na linha 10.

Reportar Erro
Questão 12 de 40 Q1200016 Q12 da prova
Antídoto contra o bullying
Por Fabrício Carpinejar

Analise as assertivas abaixo a respeito do período destacado a seguir:
“A rivalidade saudável com agremiações externas põe um ponto-final na desconfiança dentro da instituição”.
I. O período é formado por apenas uma oração.
II. O núcleo do sujeito da forma verbal “põe” é “agremiações”.
III. O termo “dentro da instituição” tem a função sintática de objeto indireto.
Quais estão corretas?

Reportar Erro
Questão 13 de 40 Q1200017 Q13 da prova
Antídoto contra o bullying
Por Fabrício Carpinejar

Assinale a alternativa que indica o sentido correto da palavra sublinhada no trecho a seguir. Desconsidere eventuais alterações na estrutura do trecho advindas da substituição de palavras.
“que culminem no deboche e na exclusão” (l. 17).

Reportar Erro
Questão 14 de 40 Q1200018 Q14 da prova
Antídoto contra o bullying
Por Fabrício Carpinejar

Assinale a alternativa que indica o número do termo sublinhado (inserido imediatamente depois dele) que tem a função sintática de objeto direto.
“Estamos viciados no problema (1), imersos na espiral de violência (2), e não enxergamos a solução (3) escancarada (4) em nossa frente (5)”.

Reportar Erro
Questão 15 de 40 Q1200019 Q15 da prova
Antídoto contra o bullying
Por Fabrício Carpinejar

Considerando o emprego de recursos coesivos, analise as assertivas a seguir:
I. Na linha 08, o referente do pronome relativo “que” é “atenção”.
II. Na linha 17, a palavra “que” é sinônima de “por que”.
III. Na linha 25, o referente do pronome relativo é “campeonatos”.
Quais estão corretas?

Reportar Erro
Questão 16 de 40 Q1200021 Q17 da prova

Conforme o §1º, do Art. 169 da Lei Orgânica do Município de Bagé, “o Departamento de que trata esse artigo deve dar prioridade à prevenção de acidentes e doenças ocupacionais e tem abrangência sobre o funcionalismo público Municipal ou a este cedido”. O parágrafo refere-se ao Departamento de:

Reportar Erro
Questão 17 de 40 Q1200023 Q19 da prova

João, funcionário público da Prefeitura do Município de Bagé, é responsável pela publicidade dos serviços do órgão público. Considerando o §1º, do Art. 37 da Constituição Federal, analise as assertivas abaixo sobre ações tomadas por João ao elaborar campanhas de publicidade:
I. Na publicidade de um determinado ato, João utilizou-se apenas do caráter informativo, colocando o seu nome no intuito de promover seu trabalho como funcionário público.
II. Ao elaborar uma campanha publicitária, João não colocou nenhum símbolo ou imagem que caracterizasse promoção pessoal de autoridades.
III. Ao divulgar um determinado serviço, João o fez de forma educativa, colocando uma imagem dos funcionários públicos que participaram daquele ato, buscando uma futura promoção para todos.
Quais ações foram realizadas de acordo com o que preconiza a Constituição Federal?

Reportar Erro
Questão 18 de 40 Q1200025 Q21 da prova

Considerando o Art. 19 da Lei Complementar n º 074/2022, que trata sobre a estrutura administrativa do Município de Bagé, são competências da Secretaria Municipal de Políticas Públicas para a Mulher:
I. Formular e implementar políticas e ações de enfrentamento à violência contra as mulheres.
II. Implementar e coordenar políticas de proteção às mulheres em situação de vulnerabilidade.
III. Exercer competências correlatas fixadas em outras leis ou regulamentos.
Quais estão corretas?

Reportar Erro
Questão 19 de 40 Q1200027 Q23 da prova

Henrique é filho de Paulo, funcionário público do município de Bagé. Agindo com dolo, com intenção de matar seu genitor, Henrique colocou veneno de rato no suco de Paulo, causando-lhe a morte. Após trâmite processual, Henrique foi condenado pela prática de homicídio doloso. Considerando as disposições da Lei Municipal n º 5.134/2012 e com base na situação hipotética apresentada, assinale a alternativa correta em relação à questão da pensão.

Reportar Erro
Questão 20 de 40 Q1200028 Q24 da prova

Conforme a Lei Complementar n º 074/2022, que trata sobre a estrutura administrativa do Município de Bagé, “desenvolver políticas para o fortalecimento das cadeias produtivas da agricultura familiar” é competência da Secretaria Municipal de:

Reportar Erro
Questão 21 de 40 Q1200029 Q25 da prova

A Lei Municipal n º 5.134/2012, que dispõe sobre a reestruturação do Regime de Previdência Social dos Servidores Públicos, refere o Fundo de Pensão Aposentadoria do Servidor (Funpas). Os recursos do Funpas são originados de:
I. Contribuições sociais dos segurados.
II. Convênios, contratos, acordos ou ajustes de dívidas para com o Funpas.
III. Dotações orçamentárias.
Quais estão corretas?

Reportar Erro
Questão 22 de 40 Q1200030 Q26 da prova

O produto entre os polinômios P(x) = x² + x + 1 e Q(x) = x³ – x², ou seja, P(x).Q(x), resulta no polinômio:

Reportar Erro
Questão 23 de 40 Q1200032 Q28 da prova

Pedro aplicou, a juros simples de 2% ao mês, um determinado capital que, após 8 meses, rendeu R$ 2.168,00 de juros. O valor do capital aplicado por Pedro foi de:

Reportar Erro
Questão 24 de 40 Q1200034 Q30 da prova

A negação da proposição “Lídia comprou uma mochila e Marcos comprou uma borracha” é:

Reportar Erro
Questão 25 de 40 Q1200035 Q31 da prova

De acordo com Guerra (2000), a instrumentalidade é uma propriedade e/ou capacidade que a profissão vai adquirindo na medida em que concretiza objetivos. Ela possibilita que os profissionais objetivem sua intencionalidade em respostas profissionais. Diante disso, analise as assertivas abaixo:
I. Todo trabalho social e seus ramos de especialização, como o Serviço Social, têm instrumentalidade, que é construída e reconstruída na trajetória das profissões pelos seus agentes.
II. A utilidade social de uma profissão não é exclusivamente determinada pelas necessidades sociais. Em uma ordem social composta por várias classes, as necessidades relacionadas ao capital e/ou ao trabalho podem ser distintas, porém não necessariamente antagônicas.
III. Toda postura teleológica encerra instrumentalidade, o que possibilita ao homem manipular e modificar as coisas a fim de atribuir-lhes propriedades verdadeiramente humanas, no intuito de converterem-nas em instrumentos/meios para o alcance de suas finalidades.
Quais estão corretas?

Reportar Erro
Questão 26 de 40 Q1200036 Q32 da prova

Assinale a alternativa que apresenta uma função essencial da gestão estadual, conforme definido na Norma Operacional Básica de Recursos Humanos do Sistema Único de Assistência Social (NOB-RH/SUAS).

Reportar Erro
Questão 27 de 40 Q1200037 Q33 da prova

Em relação à tensão entre projeto profissional e trabalho assalariado no Serviço Social, assinale a alternativa correta.

Reportar Erro
Questão 28 de 40 Q1200038 Q34 da prova

De acordo com o Estatuto da Pessoa com Deficiência, os veículos estacionados nas vagas reservadas devem exibir, em local de ampla visibilidade, a credencial de beneficiário, a ser confeccionada e fornecida pelos órgãos de trânsito, que disciplinarão suas características e condições de uso. Essa credencial é vinculada à pessoa com deficiência que possui comprometimento de mobilidade e é válida:

Reportar Erro
Questão 29 de 40 Q1200039 Q35 da prova

De acordo com Raichelis (2009), assinale a alternativa que apresenta uma premissa que orienta a análise do Serviço Social inserido na dinâmica da vida social, no âmbito das relações tensas e contraditórias entre o Estado e a sociedade.

Reportar Erro
Questão 30 de 40 Q1200040 Q36 da prova

Sabe-se que a atuação profissional voltada para a garantia do acesso à educação escolarizada tem sido a marca principal da inserção de assistentes sociais na política de educação. Sobre o assunto, assinale a alternativa correta.

Reportar Erro
Questão 31 de 40 Q1200042 Q38 da prova

Assinale a alternativa que descreve uma responsabilidade que tem sido solicitada aos(às) assistentes sociais pela equipe de saúde e/ou empregadores, mas que NÃO faz parte das atribuições da profissão.

Reportar Erro
Questão 32 de 40 Q1200043 Q39 da prova

Assinale a alternativa que corretamente descreve uma dimensão interventiva, complementar e indissociável da competência específica dos(as) assistentes sociais, no âmbito da Política de Assistência Social.

Reportar Erro
Questão 33 de 40 Q1200045 Q41 da prova

Assinale a alternativa que descreve um elemento condicionante da ação profissional, considerando que ela é composta por diferentes elementos que, em interação, direcionam e dão materialidade à prática profissional.

Reportar Erro
Questão 34 de 40 Q1200046 Q42 da prova

De acordo com Lavoratti (2016), “as entrevistas podem ser classificadas em alguns tipos, conforme as suas características e objetivos específicos”. Assinale a alternativa que apresenta uma característica da entrevista estruturada.

Reportar Erro
Questão 35 de 40 Q1200047 Q43 da prova

Em relação ao trabalho e à natureza humana, assinale a alternativa correta.

Reportar Erro
Questão 36 de 40 Q1200048 Q44 da prova

Em relação à temática da pobreza e a questão social, analise as assertivas abaixo:
I. Em sociedades pré-capitalistas, a pobreza é o resultado do insuficiente desenvolvimento da produção de bens de consumo, ou seja, da escassez de produtos, além da desigualdade na distribuição da riqueza.
II. Todo enfrentamento da pobreza direcionado ao fornecimento de bens e serviços não é meramente paliativo, pois a proposta de desenvolvimento econômico como forma de combater a pobreza, sem enfrentar a acumulação de riqueza, sem questionar a propriedade privada, não faz outra coisa senão ampliar a pauperização, absoluta e/ou relativa.
III. Numa sociedade de escassez ou carências (não de abundância), na qual a produção é insuficiente para satisfazer as necessidades de toda a população, a distribuição equitativa dos bens existentes faria com que toda a produção fosse consumida sem sobrar um excedente para promover o desenvolvimento das forças produtivas.
Quais estão corretas?

Reportar Erro
Questão 37 de 40 Q1200049 Q45 da prova

Assinale a alternativa que descreve um direito relacionado às Ouvidorias Permanentes e ao acesso à justiça e à segurança, conforme previsto no Estatuto da Igualdade Racial.

Reportar Erro
Questão 38 de 40 Q1200050 Q46 da prova

Em relação à presença do Serviço Social na proteção social, assinale a alternativa correta.

Reportar Erro
Questão 39 de 40 Q1200051 Q47 da prova

De acordo com a Lei de Regulamentação da Profissão de Assistente Social, assinale a alternativa que aponta corretamente uma atribuição privativa desse (a) profissional.

Reportar Erro
Questão 40 de 40 Q1200053 Q49 da prova

A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
( ) O processo de supervisão deve ser de acompanhamento direto e sistematizado e realizado em concomitância com a supervisão de campo (assistente social do campo de estágio) e a supervisão acadêmica (assistente social docente, responsável pela disciplina de supervisão acadêmica).
( ) O estágio supervisionado, como síntese de múltiplas determinações da formação e exercício profissional, expressa o movimento teórico-prático da profissão, e juntamente ao processo de supervisão, os desafios enfrentados pela categoria profissional.

Reportar Erro
0
Acertos
0
Erros
0%
Nota
Limpar

Acertos
Erros
Nota