Analise as afirmativas abaixo considerando a Política Nacional de Atenção Primária à Saúde (PNAB, Portaria GM/MS nº 2.436/2017). 1. A PNAB segue os mesmos princípios do SUS, ou seja: universalidade, igualdade e integralidade. 2. A PNAB tem na Saúde da Família sua estraté - gia prioritária para expansão e consolidação da Atenção Básica. 3. Todas as unidades básicas de saúde são consi - deradas potenciais espaços de educação, for - mação de recursos humanos, pesquisa, ensino em serviço, inovação e avaliação tecnológica para a RAS. 4. O financiamento das unidades de saúde, no âmbito da Atenção Básica, é responsabilidade única dos municípios. 5. A Atenção Básica será ofertada integralmente e gratuitamente a todas as pessoas, de acordo com suas necessidades e demandas do terri - tório, considerando os determinantes e condi - cionantes de saúde. Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas .
Considerando a Lei 8.080, de 1990 (Lei Orgânica da Saúde), compete à direção municipal do SUS exe - cutar serviços de: 1. Vigilância epidemiológica. 2. Vigilância sanitária. 3. De saúde do trabalhador. 4. De alimentação e nutrição. 5. De coleta de resíduos sólidos. Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas .
Assinale a alternativa correta em relação à seleção, conservação, pré-preparo e preparo dos alimentos.
Analise as afirmativas abaixo considerando a Lei 11.947 de 2009, que dispõe sobre o atendimento da alimentação escolar. 1. A inclusão da educação alimentar e nutricio - nal no processo de ensino e aprendizagem é uma das diretrizes da alimentação escolar. 2. A responsabilidade técnica pela alimentação escolar nos Estados, no Distrito Federal, nos Municípios e nas escolas federais cabe ao Secretário de Educação. 3. A aquisição dos gêneros alimentícios, no âmbito do PNAE, deve obedecer ao cardápio planejado pelo nutricionista. 4. Para os alunos que necessitam de atenção nutricional individualizada em virtude de estado ou de condição de saúde específica, será elaborado cardápio especial com base em recomendações médicas e nutricionais. 5. Compete ao Nutricionista das unidades exe - cutoras propor ações educativas que perpas - sem pelo currículo escolar, abordando o tema alimentação e nutrição e o desenvolvimento de práticas saudáveis de vida, na perspectiva da segurança alimentar e nutricional. Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas .
Assinale a alternativa correta em relação à Polí - tica Nacional de Alimentação e Nutrição (PNAN).
Analise as afirmativas abaixo considerando a Resolução 216 de 2004, que dispõe sobre Regula - mento Técnico de Boas Práticas para serviços de alimentação. 1. As instalações sanitárias e os vestiários podem se comunicar diretamente com a área de pre - paração e armazenamento de alimentos ou refeitórios, desde que as portas sejam dotadas de fechamento automático. 2. Devem ser realizadas manutenção semestrais dos equipamentos e utensílios e calibração dos instrumentos ou equipamentos de medi - ção, mantendo registro da realização dessas operações. 3. A área de preparação do alimento deve ser higienizada quantas vezes forem necessárias e imediatamente após o término do trabalho. Substâncias odorizantes e ou desodorantes devem ser utilizadas nas áreas de preparação e armazenamento dos alimentos. 4. O vapor, quando utilizado em contato direto com alimentos ou com superfícies que entrem em contato com alimentos, deve ser produzido a partir de água potável e não pode representar fonte de contaminação. 5. Os manipuladores devem usar cabelos pre - sos e protegidos por redes, toucas ou outro acessório apropriado para esse fim, não sendo permitido o uso de barba. Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas .
Identifique abaixo as afirmativas verdadeiras ( V ) e as falsas ( F ), relativas às boas práticas. ( ) Antissepsia é a operação que visa a redução de microrganismos presentes nos alimentos e utensílios, durante a lavagem com agente antisséptico. ( ) Desinfecção é a operação de redução, por método físico e ou agente químico, do número de microrganismos em nível que não comprometa a qualidade higiênico-sanitária do alimento. ( ) Limpeza é a operação que compreende duas etapas, a higienização e a desinfecção. ( ) Higienização é a operação de remoção de substâncias minerais e ou orgânicas indesejá - veis, tais como terra, poeira, gordura e outras sujidades. Assinale a alternativa que indica a sequência correta , de cima para baixo.
Analise as afirmativas abaixo sobre o Guia Alimen - tar para Crianças Brasileiras Menores de 2 anos. 1. A utilização de fórmulas infantis no primeiro mês de gestação para complementar o leite materno contribui para o prolongamento da amamentação. 2. Alimentos ricos em carboidratos fermentáveis, como a rafinose, não devem ser oferecidos para crianças antes dos 12 meses de idade. 3. Recomenda-se que as crianças sejam ama - mentadas até 2 anos ou mais, oferecendo somente o leite materno até 6 meses. 4. Recomenda-se que os sucos de fruta, sem açúcar, sejam oferecidos para as crianças a partir de 6 meses de vida. 5. Os açúcares, melado, rapadura e mel não devem ser oferecidos para crianças menores de 2 anos. Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas .
Analise as afirmativas abaixo considerando a Dire - triz para Tratamento da Obesidade e Prevenção de Doença Cardiovascular. 1. O aconselhamento nutricional deve focar na redução do tamanho das porções, no aumento da ingestão de frutas, verduras e hortaliças, e na redução de consumo de álcool e alimentos ultraprocessados. 2. O aconselhamento nutricional deve visar um déficit energético inicial de 500-750 kcal/dia, que precisará ser ajustado para o peso corpo - ral e atividades individuais. 3. O aconselhamento nutricional deve visar die - tas de baixo valor calórico (800 a 1.200 kcal/ dia). 4. O aconselhamento nutricional deve focar em técnicas que comprovadamente auxiliam a perda e manutenção de peso a longo prazo, como jejum intermitente e dietas de baixo teor de carboidratos. 5. É recomendada a redução sustentada de pelo menos 5% do peso, em indivíduos adultos com sobrepeso ou obesidade e risco mode - rado para Doença Arterial Coronariana, para redução de fatores de risco cardiovascular. Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas .





























