Provas para Download

Prova Analista de Gestão em Saúde - Gestão de Materiais e Patrimônio - FIOCRUZ
Visualizar os arquivos PDF
Ver analista-de-gestao-em-saude-gestao-de-materiais-e-patrimonio.pdf
PDF
analista-de-gestao-em-saude-gestao-de-materiais-e-patrimonio.pdf
Ver gabarito.pdf
PDF
gabarito.pdf
Download dos arquivos PDF
Baixar analista-de-gestao-em-saude-gestao-de-materiais-e-patrimonio.pdf
PDF
analista-de-gestao-em-saude-gestao-de-materiais-e-patrimonio.pdf
Baixar gabarito.pdf
PDF
gabarito.pdf
Compartilhar os arquivos PDF
Compartilhar analista-de-gestao-em-saude-gestao-de-materiais-e-patrimonio.pdf
PDF
analista-de-gestao-em-saude-gestao-de-materiais-e-patrimonio.pdf
Compartilhe:
Questões extraídas da Prova :: clique na alternativa correta
0
Acertos
0
Erros
0%
Nota
Limpar
Questão 1 de 20 Q1225639 Q21 da prova
Em relação à estruturação da área de gestão de materiais no setor público e com base no Decreto nº 1.094, de 23 de março de 1994, julgue as afirmativas abaixo, sendo V para afirmativas VERDADEIRAS e F para afirmativas FALSAS:

De cima para baixo, a sequência correta é:

Reportar Erro
Questão 2 de 20 Q1225640 Q22 da prova
De acordo com a Portaria nº 232/2020, o Sistema Integrado de Gestão Patrimonial – Siads, constitui ferramenta informatizada destinada ao gerenciamento e controle dos bens móveis, permanentes e de consumo, de bens intangíveis e frota de veículos. Atualmente, a utilização do sistema é obrigatória para:

Observe as afirmativas a seguir sobre o Siads:

Reportar Erro
Questão 3 de 20 Q1225641 Q23 da prova
Segundo a literatura, um bom sistema de classificação de materiais deve conter três atributos. A correta definição do atributo que diz que a classificação deve ser simples e direta, sem demandar do gestor procedimentos complexos, é:

Sobre a definição do atributo, pode-se afirmar que:

Reportar Erro
Questão 4 de 20 Q1225642 Q24 da prova
Parte das atividades de gestão de materiais em um órgão público está relacionada à classificação dos materiais. A etapa em que é feito o arrolamento de todos os itens de material existentes em estoque, permitindo uma ideia geral do conjunto é a:

Sobre a etapa de arrolamento, pode-se afirmar que:

Reportar Erro
Questão 5 de 20 Q1225643 Q25 da prova
Para classificar os materiais do estoque, o gestor da área, utiliza a regra de Pareto ou, a conhecida curva ABC. O gestor também segue a seguinte divisão para compor a sua classificação:

Com base na tabela a seguir, a separação dos materiais entre as classes A, B e C é:

Reportar Erro
Questão 6 de 20 Q1225644 Q26 da prova
Existem métodos de previsão de demanda qualitativos e quantitativos. Dentre os últimos, duas das abordagens mais comuns são a média móvel e o ajuste exponencial. Para prever a demanda de um determinado material, a área responsável pelo serviço emprega os dois métodos.

A partir dos dados da tabela hipotética a seguir, as previsões de demanda para o material em questão para a semana 18, utilizando métodos da média móvel e o ajuste exponencial, nessa ordem, mais se aproximam de:

Reportar Erro
Questão 7 de 20 Q1225645 Q27 da prova
A área de compras de um órgão público adquire um determinado item comum no seu estoque de um fornecedor único. Considere, também, que a demanda, pelo item, no órgão, é constante ao longo de um ano inteiro.

Com base nos valores apresentados, o lote econômico de compra (LEC) e o custo total do plano de pedidos para o ano inteiro, considerando o LEC, são, respectivamente:

Reportar Erro
Questão 8 de 20 Q1225646 Q28 da prova
O planejamento de uma compra em um órgão público envolve vários cuidados para que o objetivo da contratação seja atendido respeitando todos os requisitos legais.

Com base na lei nº 14.133/2021, avalie se são verdadeiras (V) ou falsas (F) as afirmativas abaixo:

Reportar Erro
Questão 9 de 20 Q1225647 Q29 da prova
O gestor de almoxarifado da Fiocruz recebeu alguns itens e precisa classificá-los para fins de gestão.

De acordo com os conceitos de recurso material, em sentido estrito, e recurso patrimonial, relacione, corretamente, os tipos de recurso da Coluna I com os itens apresentados na Coluna II:

Reportar Erro
Questão 10 de 20 Q1225648 Q30 da prova
A Instrução Normativa nº 205/88 – SEDAP/PR, ainda em vigor, define diversas diretrizes a serem adotadas no Serviço Público Federal.

Dentre as definições detalhadas na referida Instrução Normativa, a opção abaixo que NÃO faz parte dos tipos de Inventário Físico descritos é:

Reportar Erro
Questão 11 de 20 Q1225649 Q31 da prova
Durante a realização de um Inventário Analítico, na forma preconizada pela Instrução Normativa nº 205/88 – SEDAP/PR, ainda em vigor, são itens obrigatórios para a caracterização do material:

Sobre os itens obrigatórios, pode-se afirmar que:

Reportar Erro
Questão 12 de 20 Q1225650 Q32 da prova
Na gestão patrimonial de um bem permanente, considerando o pronunciamento de Ativo Imobilizado pelo Comitê de Pronunciamentos Contábeis, a depreciação:

Sobre a depreciação, pode-se afirmar que:

Reportar Erro
Questão 13 de 20 Q1225651 Q33 da prova
Na gestão patrimonial da Fiocruz, a Administração definiu que utilizaria o método de depreciação por unidades produzidas de uma máquina industrial.

Se a máquina produz 23 unidades por mês, o valor de depreciação anual e seu tempo de vida útil são:

Reportar Erro
Questão 14 de 20 Q1225652 Q34 da prova
Dentre as opções abaixo, a finalidade e um dos benefícios da gestão de materiais para órgãos públicos é:

Sobre a finalidade e benefícios, pode-se afirmar que:

Reportar Erro
Questão 15 de 20 Q1225653 Q35 da prova
A área responsável pela Gestão de Materiais da FIOCRUZ está realizando seu planejamento de compras para a gestão do estoque e para isso necessita realizar a interlocução com diversos outros setores dentro da organização, EXCETO:

Sobre a interlocução, pode-se afirmar que:

Reportar Erro
Questão 16 de 20 Q1225654 Q36 da prova
Em reunião de planejamento interno diante de dificuldades orçamentárias, a alta gestão da organização definiu que a partir daquele momento deverá ser implantada a filosofia do “just in time” para a gestão de estoques e aquisição de novos materiais.

Como responsável pela área de Gestão de Materiais do órgão, deverá ser emitido um posicionamento técnico sobre a implementação da filosofia do “just in time” no órgão público com o seguinte teor:

Reportar Erro
Questão 17 de 20 Q1225655 Q37 da prova
De acordo com a Instrução Normativa nº 205/1988 (SEDAP), ainda em vigor, a respeito da identificação de equipamentos e demais materiais permanentes, é correto afirmar que:

Sobre a identificação, pode-se afirmar que:

Reportar Erro
Questão 18 de 20 Q1225656 Q38 da prova
Considerando os procedimentos estabelecidos pela Instrução Normativa nº 205/1988 (SEDAP) para o recebimento de materiais em almoxarifados, é correto afirmar que:

Sobre o recebimento de materiais, pode-se afirmar que:

Reportar Erro
Questão 19 de 20 Q1225657 Q39 da prova
Após o recebimento do material o responsável pelo almoxarifado deverá adotar alguns procedimentos para a correta organização do estoque, conforme descrito na Instrução Normativa nº 205/1988 (SEDAP).

Buscando a otimização da gestão do estoque e correto armazenamento e utilização dos bens de consumo adquiridos, é correto afirmar que:

Reportar Erro
Questão 20 de 20 Q1225658 Q40 da prova
Em relação aos processos relacionados à distribuição de materiais definidos na Instrução Normativa nº 205/1988 (SEDAP) é correto afirmar que:

Sobre a distribuição de materiais, pode-se afirmar que:

Reportar Erro
0
Acertos
0
Erros
0%
Nota
Limpar

Acertos
Erros
Nota