Provas para Download

Prova Agente Educativo - Pref. Pinhalzinho/SC
Visualizar os arquivos PDF
Ver agente-educativo.pdf
PDF
agente-educativo.pdf
Ver gabarito.pdf
PDF
gabarito.pdf
Download dos arquivos PDF
Baixar agente-educativo.pdf
PDF
agente-educativo.pdf
Baixar gabarito.pdf
PDF
gabarito.pdf
Compartilhar os arquivos PDF
Compartilhe:
Questões extraídas da Prova :: clique na alternativa correta
0
Acertos
0
Erros
0%
Nota
Limpar
Questão 1 de 19 Q2246630 Q2 da prova

Assinale a alternativa em que todas as palavras pertencem ao gênero feminino.

Reportar Erro
Questão 2 de 19 Q2246632 Q3 da prova
Analise os versos abaixo:
“Acordei para a mesma vida que tinha adormecido .
Até os meus exércitos sonhados sofreram derrota.”
Fernando Pessoa

Assinale a alternativa que indica corretamente a forma nominal dos verbos em destaque.

Reportar Erro
Questão 3 de 19 Q2246634 Q4 da prova
Analise as frases abaixo:
„Os médicos consideram estranha a atitude do paciente.
„Por fim, os médicos consideram a atitude do paciente.
„A atitude do paciente parecia estranha.

Assinale a alternativa que classifica de forma correta e sequencial, os predicados das frases.

Reportar Erro
Questão 4 de 19 Q2246636 Q6 da prova
Analise a oração abaixo:
“Na praia, as areias claras pareciam cristais cintilantes.

Assinale a alternativa que indica a análise correta do termo destacado na oração.

Reportar Erro
Questão 5 de 19 Q2246637 Q7 da prova
Analise o trecho da canção abaixo:
“A manhã renascer E esbanjar poesia Como vai se explicar Vendo o céu clarear …”
Chico Buarque

Assinale a alternativa correta referente ao processo de formação das palavras destacadas nos versos da canção.

Reportar Erro
Questão 6 de 19 Q2246640 Q9 da prova
Leia os versos a seguir da canção de Raul Seixas:
“Eu sou a luz das estrelas Eu sou a cor do luar… ”

A figura de linguagem que ocorre nesses versos é:

Reportar Erro
Questão 7 de 19 Q2246642 Q10 da prova
Analise a frase abaixo:
O atleta sempre aspirava primeiras colocações, mesmo que não pretendesse atender lições ensinadas.

Assinale a alternativa que completa correta e sequencialmente as lacunas do texto.

Reportar Erro
Questão 8 de 19 Q2246643 Q11 da prova

As mudanças climáticas estão afetando o clima do planeta. Assinale a alternativa que destaca corretamente um efeito comum dessas mudanças.

Reportar Erro
Questão 9 de 19 Q2246645 Q12 da prova

Uma característica da população do Brasil é:

Reportar Erro
Questão 10 de 19 Q2246647 Q13 da prova

O desenvolvimento de Pinhalzinho se baseia principalmente em:

Reportar Erro
Questão 11 de 19 Q2246649 Q14 da prova

Pinhalzinho se destaca socioeconomicamente por:

Reportar Erro
Questão 12 de 19 Q2246651 Q15 da prova

Assinale a alternativa que aponta corretamente uma tendência econômica no Brasil nos últimos anos.

Reportar Erro
Questão 13 de 19 Q2246653 Q16 da prova
O planejamento é um instrumento fundamental do trabalho pedagógico, pois orienta a prática docente e a organização da escola. Ele deve considerar três dimensões essenciais: o planejamento , que se refere às diretrizes gerais da instituição; o planejamento , que organiza as ações de cada etapa ou disciplina; e o planejamento , que detalha o trabalho diário do professor com a turma.

Assinale a alternativa que completa corretamente as lacunas do texto.

Reportar Erro
Questão 14 de 19 Q2246655 Q17 da prova

O ato de avaliar é constitutivo do ser humano. “Praticamos esses três atos vinte e quatro horas por dia, segundo a segundo, na busca da melhor solução para os atos da vida cotidiana” (Luckesi, 2021). Quais são os três atos universais que todos os seres humanos praticam cotidianamente?

Reportar Erro
Questão 15 de 19 Q2246657 Q18 da prova
As Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Básica (2013) compreendem a avaliação como parte constitutiva do processo de ensino e aprendizagem, superando a perspectiva classificatória e exclu - dente que, historicamente, marcou a prática escolar. Nesse sentido, a avaliação deve estar orientada para a melhoria da qualidade do trabalho pedagógico, acompanhando o desenvolvimento dos estudantes em suas diversas dimensões e garantindo o direito de aprender. Além disso, deve oferecer subsídios ao professor para reorganizar continuamente sua prática e ao sistema de ensino para assegurar condições de equidade e inclusão.

Com base nesse entendimento, assinale a alternativa correta sobre a avaliação na Educação Básica.

Reportar Erro
Questão 16 de 19 Q2246659 Q19 da prova
A Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva tem como objetivo:

Assinale a alternativa correta.

Reportar Erro
Questão 17 de 19 Q2246661 Q20 da prova
A didática, no contexto da Teoria histórico-cultural da Atividade, está vinculada à formação de sujeitos críticos e pensantes, articulando ensino, aprendizagem e desenvolvimento do pensamento teórico. Identifique abaixo as afirmativas verdadeiras ( V ) e as falsas ( F ) em relação ao assunto.

( ) A didática deve garantir apenas a transmissão de conteúdos prontos, sem necessidade de promover investigação ou reflexão.
( ) O papel da didática é mediar o processo de ensino, ajudando os estudantes a internalizar conceitos científicos e a desenvolver habilidades cognitivas.
( ) O ensino e a aprendizagem são considerados processos independentes, sem correlação entre a apropriação cultural e o desenvolvimento mental.
( ) O professor atua como mediador, criando condições para que os estudantes aprendam a pensar teoricamente e a resolver problemas da vida prática.
Assinale a alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo.

Reportar Erro
Questão 18 de 19 Q2246673 Q26 da prova

O Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), instituído pela Lei nº 8.069/1990, estabelece direitos fundamentais às crianças e adolescentes no Brasil. Assinale a alternativa correta sobre esses direitos.

Reportar Erro
Questão 19 de 19 Q2246678 Q28 da prova

Durante uma atividade em sala de aula, um grupo de crianças riu de um colega, recém-chegado de outra região do país, por causa do seu sotaque e de expressões diferentes que ele utilizava. A professora percebeu a situação e interrompeu a atividade para intervir. Em relação ao caso apresentado, considerando o compromisso da escola com a valorização da diversidade cultural e com os princípios da BNCC (2017), qual deve ser a atitude mais adequada da professora diante do ocorrido?

Reportar Erro
0
Acertos
0
Erros
0%
Nota
Limpar

Acertos
Erros
Nota