O Programa Nacional de Controle da Dengue (2002) preconiza que as operações de combate ao vetor tenham como objetivo a manutenção de índices de infestação pelo mosquito sejam inferiores a 1%. Assim, algumas dessas operações estão descritas abaixo, EXCETO:
A saúde, como direito do cidadão e dever do Estado, está contemplada na Constituição Federal de 1988. No artigo 35 da Magna Carta, o legislador previu expressamente que o Estado não intervirá em seus Municípios, nem a União nos Municípios localizados em Território Federal, EXCETO quando:
Por meio do Programa Nacional de Controle da Dengue (2002) são apresentados indicadores epidemiológicos para acompanhamento da infestação predial, depósitos predominantes, incidência de casos, atividades laboratoriais e circulação de sorotipos virais. Dentre esses indicadores, julgue-os abaixo, e identifique os que forem nacionais: I. Proporção de casos de dengue segundo a evolução (cura ou óbito) por unidade federada. II. Índice de infestação predial por município. III. Proporção de depósitos predominantes por bairro ou unidade espacial equivalente. É CORRETO o que se afirma em:
Muitos dos grandes problemas ambientais que enfrentamos podem ser relacionados, direta ou indiretamente, com a apropriação e uso de bens, produtos e serviços, suportes da vida e das atividades de uma sociedade historicamente construída sobre uma perversa lógica de mercado. Afinal, desde que alguns dos primeiros economistas afirmaram que produção tem como finalidade o consumo, a economia estabeleceu como objetivo aumentá-lo, e o consumo, transmutado em consumismo, passou a ser entendido como sinônimo de bem-estar e de felicidade. A questão é que vemos esse consumo se tornar também o causador de uma série de problemas sociais, ambientais e até psicológicos. Qual das alternativas a seguir vai de encontro ao exposto no texto, ou seja, apresenta uma ideia contrária ao mesmo? Marque a opção correspondente.
Esse princípio se refere ao direito sanitário que estende-se a todas as pessoas. Tem como pressuposto a premissa de que todos temos deveres com relação à proteção da saúde, sejam eles individuais, sejam eles coletivos e sociais. A proteção à saúde exige que cada indivíduo se comporte de forma responsável de acordo com seus deveres. Esse princípio é fundamental para a segurança sanitária. Ele atinge tanto os comportamentos privados e íntimos do indivíduo quanto seus comportamentos sociais e públicos. O texto acima descrito refere-se ao:
De acordo com os Cadernos de Atenção Básica do Ministério da Saúde tem-se conceitualmente que a Vigilância Epidemiológica é um "conjunto de ações que proporciona o conhecimento, a detecção ou prevenção de qualquer mudança nos fatores determinantes e condicionantes da saúde individual ou coletiva, com a finalidade de recomendar e adotar as medidas de prevenção e controle das doenças ou agravos". Assim, qual das alternativas abaixo, que se considera durante a incorporação das doenças e agravos não-transmissíveis ao escopo das atividades da vigilância epidemiológica? Marque a opção CORRETA.
Os mosquitos do gênero Aedes são os vetores da dengue. A espécie Aedes aegypti é a mais importante na transmissão da doença. O Aedes albopictus, já presente nas Américas e com ampla dispersão nas regiões Sudeste e Sul do Brasil, é o vetor de manutenção da dengue na Ásia, mas até o momento não foi associado à transmissão da dengue nas Américas. Dentre as atividades preconizadas para os municípios que possuem infestação, avalie as alternativas, e marque a opção CORRETA.
Sobre os diferentes tipos de Hepatites virais, identifique qual(is) podem ser transmitidos de mãe para filho? Marque a opção CORRETA.
Analise as asserções abaixo: I. A Hantavirose é causada por um vírus RNA, pertencente à família Hantaviridae, gênero Orthohantavirus. Os hantavírus possuem como reservatórios naturais alguns roedores silvestres, que podem eliminar o vírus pela urina, saliva e fezes. Os roedores podem carregar o vírus por toda a vida sem adoecer. II. A respeito da situação epidemiológica no Brasil, a Hantavirose não apresenta sazonalidade, portanto acomete, endemicamente o Nordeste do Brasil, durante todo o ano. As infecções ocorrem principalmente nas áreas urbanas, no sexo feminino com faixa etária de 30 a 60 anos, sendo esse o grupo mais acometido. A partir da análise dessas asserções, é possível AFIRMAR que:
Marque a alternativa em que as palavras obedecem à mesma regra de acordo com a acentuação gráfica:
Todas as alternativas abaixo estão corretas quanto à concordância verbal, EXCETO:
































