O texto destaca que muitas crianças se encontram em "piores trabalhos", como operação de máquinas e manuseio de produtos químicos, devido ao risco que representam. De acordo com o texto, o que caracteriza esses trabalhos como perigosos?
No texto, a expressão “IBGE” é um exemplo de:
O texto apresenta informações sobre a redução do trabalho infantil no Brasil em 2023, destacando dados de diferentes faixas etárias, os "piores trabalhos" e o percentual histórico da série do IBGE. Com base no texto, analise as assertivas a seguir:
I. Em 2023, o número de crianças e adolescentes em situação de trabalho infantil no Brasil foi de 1,6 milhão, o menor patamar desde o início da série histórica do IBGE.
II. Os "piores trabalhos", como operação de máquinas e manuseio de produtos químicos, representavam 22,94% do total de menores em trabalho infantil em 2023.
III. A maior redução proporcional no número de crianças em trabalho infantil ocorreu na faixa etária de 5 a 13 anos, com uma queda de 22,94% em um ano.
Das assertivas, pode-se afirmar que:
O texto apresenta informações sobre a redução do trabalho infantil em duas faixas etárias específicas: 14 a 15 anos e 16 a 17 anos, com destaque para os números absolutos e percentuais. Com base nos dados fornecidos no texto, analise as assertivas a seguir:
I. A redução percentual do trabalho infantil foi maior na faixa de 14 a 15 anos do que na faixa de 16 a 17 anos, apesar de ambas apresentarem uma queda significativa nos números absolutos.
II. A faixa etária de 16 a 17 anos apresentou um número maior de crianças em situação de trabalho infantil em 2023, mesmo com uma redução proporcional menor do que na faixa de 14 a 15 anos.
Das assertivas, pode-se afirmar que:
O texto aborda a redução do trabalho infantil no Brasil e apresenta dados coletados pelo IBGE. A data de publicação do texto é importante para entender o contexto temporal das informações apresentadas. Considerando elementos paratextuais, qual foi o mês da publicação do texto sobre o trabalho infantil?
No trecho "Esses menores desempenhavam funções que envolviam risco de acidentes", a palavra "que" é classificada como:
Com base na análise fonológica, assinale a alternativa que apresenta corretamente o número de fonemas das palavras "quantidade", "levantamento" e "queda".
No trecho "A quantidade de crianças e adolescentes que exerciam trabalho infantil no país caiu para 1,6 milhão em 2023", a oração sublinhada é classificada como:
No trecho "A proporção de menores no trabalho infantil vinha caindo ao longo dos anos, mas chegou a subir para 4,9% em 2022", a palavra "mas" é classificada como uma:
No trecho "O recuo foi mais expressivo entre as crianças de 5 a 13 anos...", a palavra "expressivo" pode ser substituída por um sinônimo que mantenha o sentido original. Qual das alternativas apresenta um sinônimo adequado para substituir "expressivo" nesse contexto?
Qual das alternativas apresenta uma ferramenta que pode ser utilizada, no Microsoft Word 2019, para que a tabela seja adequada ao desejado em sua primeira linha?
Nesse sentido, assinale a única alternativa que NÃO apresenta um dos recursos da guia “Inserir”.
Qual alternativa apresenta a denominação deste recurso?
Sobre os navegadores de internet, qual das alternativas abaixo NÃO corresponde a uma funcionalidade comum entre Google Chrome, Mozilla Firefox e Microsoft Edge?
Qual combinação de teclas é padrão para abrir a janela de impressão em navegadores como Google Chrome e Mozilla Firefox, em português?
Qual alternativa preenche, CORRETAMENTE, a lacuna?
Qual das opções abaixo corresponde corretamente a uma dessas diretrizes?
Qual das opções a seguir representa uma prática de biossegurança recomendada para o ACS?
Qual dos princípios abaixo não está explicitamente previsto na PNAB?
O conjunto de ações e serviços de prevenção, diagnóstico e tratamento das intoxicações agudas e crônicas decorrentes da exposição a substâncias químicas, medicamentos e toxinas de animais peçonhentos e de plantas tóxicas é denominado de:
Nesse sentido, assinale a única alternativa com uma orientação INCORRETA.
Com base na legislação vigente, assinale a alternativa correta sobre as atribuições do ACS:
Com base no texto do Guia Prático do ACS, assinale a alternativa INCORRETA.
Neste contexto, assinale a alternativa que NÃO corresponde a um indicativo de suspeita de violência contra crianças e adolescentes.
Sobre o mapa inteligente, assinale a alternativa CORRETA.



























