Processo Seletivo para Professor Contratado III é divulgado pela USP

Objetivo do certame é o provimento de uma vaga por prazo determinado para desempenhar funções na Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas
Terça-feira, 29 de setembro de 2020 às 15h02
Processo Seletivo para Professor Contratado III é divulgado pela USP

A Universidade de São Paulo (USP) torna pública a abertura de um novo Processo Seletivo, visando a contratação de um docente por prazo determinado como Professor Contratado III, para exercício junto ao Departamento de Letras Orientais, Área da Língua e Literatura Japonesa, da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas.

O profissional que preencher a vaga ministrará as seguintes disciplinas: Língua Japonesa I; Língua Japonesa II; Língua Japonesa III; Língua Japonesa IV; Língua Japonesa V; Língua Japonesa VI; Literatura Japonesa I; Literatura Japonesa II; Literatura Japonesa III; Literatura Japonesa IV; Cultura Japonesa I; Cultura Japonesa II.

Ao ser admitido, o docente contratado irá desempenhar funções na carga horária de 12 horas semanais e contarão com salários que podem variar de acordo com a titulação, de R$ 927,33 a R$ 1.918,72 ao mês.

Inscrições

Para quem se interessou e deseja participar, as inscrições serão efetuadas no período das 8h do dia 1º de outubro até às 17h do dia 20 deste mesmo mês, por meio do site da USP.

Seleção

O processo de seleção será realizado por meio de sistemas de videoconferência e outros meios eletrônicos de participação à distância, sendo da seguinte forma: julgamento do memorial com prova pública de arguição; prova didática com duração de 40 a 60 minutos.

Dito isto, o conteúdo programático da seleção serão os seguintes temas:

  • História da cultura do período Muromachi;
  • Verbos principais e auxiliares de benefício da língua japonesa;
  • Partículas simples e compostas de caso da língua japonesa;
  • Expressões de tratamento (keigo) da língua japonesa;
  • Períodos compostos da língua japonesa;
  • Principais características da Literatura Japonesa na Era Meiji;
  • Aspectos da poesia no período moderno japonês;
  • Principais características da Era Taishô e análise de uma obra representativa do período;
  • Diferenças marcantes entre a Literatura Japonesa anterior e posterior à Segunda Guerra Mundial;
  • História da cultura do período Edo.

O Processo Seletivo terá validade imediata, exaurindo-se com a eventual contratação do aprovado. Para mais informações sobre o certame, acesse o edital de abertura que está disponível em nosso site para consulta.

Jornalista: Luana Souza
Compartilhe: