Processo Seletivo com 139 vagas é retificado pela Prefeitura de Porto Alegre - RS

Participantes inscritos devem se atentar para a data de aplicação da prova teórico-objetiva; confira
Quinta-feira, 13 de agosto de 2020 às 08h47
Processo Seletivo com 139 vagas é retificado pela Prefeitura de Porto Alegre - RS

A Prefeitura de Porto Alegre, no estado do Rio Grande do Sul, anuncia a segunda retificação do Processo Seletivo destinado a preencher vagas para compor o quadro de pessoal da administração pública. Ao todo são 138 oportunidades para o cargo de agente comunitário de saúde e uma vaga para agente de combate às endemias.

De acordo com o documento (retificação II), as provas teórico-objetivas ficam previstas para o dia 30 de agosto de 2020, às 9h40, com duração de três horas. Vale ressaltar que o uso de máscara será obrigatório e que os candidatos deverão ter os cuidados de higiene recomendados para prevenção do contágio da Covid-19.

Outras retificações

Em retificação anterior, houve alteração no período para recebimento das candidaturas (retificação I). As inscrições, que tiveram início no dia 15 de junho de 2020, puderam ser realizadas até às 17h do dia 10 de julho deste mesmo ano (horário de Brasília), exclusivamente via internet, no site da Fundatec. O valor da taxa paga foi de R$ 115,88. A isenção pôde ser solicitada até às 17h do dia 23 de junho de 2020.

O Processo

Para participar, é necessário que os candidatos tenham ensino médio completo, curso de formação inicial, idade mínima de 18 anos, aptidão física e mental para o exercício das atribuições do cargo; estejam em dia com as obrigações eleitorais e militares, entre outros.

Sob jornada de trabalho de 40 horas semanais, os profissionais contratados receberão salário base mensal de R$ 1.400,00, mais insalubridade, vale-alimentação e vale-transporte.

Vale ressaltar que os candidatos regularmente inscritos nos Processos Seletivos Públicos nºs 001 e 002, no período de 30/04 a 18/05/2020, que não apresentaram pedido de restituição da taxa de inscrição, tiveram aproveitamento automático de sua inscrição nos Processos Seletivos Públicos nºs 003 e 004, respectivamente, conforme orientações constantes no Edital 50/2020. Neste caso, não houve necessidade de adoção de nenhuma providência complementar para manutenção da inscrição.

Seleção

Como método de seleção, será realizada prova teórico-objetiva, de caráter eliminatório e classificatório, composta por 45 questões de língua portuguesa, informática, legislação e conhecimentos específicos. Além disso, também haverá curso de formação inicial, com caráter eliminatório. Caso haja empate, a preferência será dada ao candidato que tiver maior idade.

Atribuições

Algumas das atribuições dos cargos são as seguintes:

  • Agente de Combate às Endemias: Orientar sobre os sinais e os sintomas de agravos ou doenças causados por artrópodes e roedores de importância em saúde pública e encaminhar os casos suspeitos para a Rede de Saúde. Desenvolver ações educativas e de mobilização da comunidade relativas ao controle de doenças ou agravos, em sua área de abrangência, em conjunto com a equipe da Estratégia de Saúde da Família. Planejar ou programar, ou ambos, as ações de controle de doenças ou agravos em conjunto aos Agentes Comunitários de Saúde da Estratégia de Saúde da Família e à equipe da Atenção Primária ou da Saúde da Família;
  • Agente Comunitário de Saúde: Utilizar instrumentos para a coleta de informações que apoiem no diagnóstico demográfico e sociocultural da comunidade. Registrar, para fins de planejamento e acompanhamento das ações de saúde, os dados de nascimentos, óbitos, doenças e outros agravos à saúde, garantido o sigilo ético. Informar os usuários sobre datas e horários de consultas e exames agendados, entre outros.

Validade

O prazo de validade do presente Processo Seletivo será de dois anos, contados da homologação do resultado final, com possibilidade de prorrogação por igual período.

Demais informações podem ser obtidas por meio do edital oficial disponível para consulta em nosso site.

Jornalista: Jady Eduarda Alves
Compartilhe: