PREVFOGO lança edital para curso de formação de brigadistas em Petrolina

Curso de formação de brigadistas para combate a incêndios florestais em Petrolina com remuneração e benefícios, inscrições abertas!
Segunda-feira, 30 de maio de 2011 às 15h21
PREVFOGO lança edital para curso de formação de brigadistas em Petrolina

O Centro Especializado de Prevenção e Combate aos Incêndios Florestais - PREVFOGO/IBAMA abre seleção para o curso de formação dos brigadistas que deverão integrar a segunda Brigada de Educação Ambiental e Combate a Incêndio Florestal de Petrolina. As inscrições acontecerão de 23 de maio a 3 de junho de 2011, no setor de Protocolo da Secretaria de Planejamento, Urbanismo e Meio Ambiente de Petrolina - SEPUMA, na Avenida da Integração, s/nº - Dom Malan, das 7h às 13h.

Para a formação, o PREVFOGO disponibiliza o total de 30 vagas. Caso o número de inscritos ultrapasse o quantitativo de vagas, os candidatos serão submetidos a um teste de aptidão. Ao final do Curso, serão selecionados 12 brigadistas, 2 chefes de esquadrão e 1 chefe de brigada, remunerados com o pagamento de um salário mínimo, um salário e meio e dois salários mínimos, respectivamente. Os integrantes da Brigada ainda contarão com seguro acidente e auxílios creche, transporte e alimentação.

A equipe atuará na prevenção e combate aos incêndios florestais, através de ações de educação ambiental, orientação da queima controlada, coleta e plantação de sementes, auxílio recuperação de áreas degradadas, monitoramento de focos de calor e na construção de aceiros - áreas de segurança que impedem o descontrole do fogo utilizado nas plantações agrícolas.

As inscrições são gratuitas e direcionadas a homens e mulheres, com idades entre 18 e 54 anos. Os interessados devem comparecer a Secretaria, portando originais da carteira de identidade, CPF, título de eleitor, comprovante da última votação (dos dois turnos), certificação de alistamento militar (para candidatos do sexo masculino), certidão de nascimento ou casamento, número de inscrição no PIS/PASEP, comprovante de residência com nome do candidato, atestado médico indicando estar apto a realizar atividades físicas, certidão negativa de antecedentes criminais, tipo sanguíneo e fator RH e carteira nacional de habilitação para os que desejam concorrer aos cargos de chefe de brigada e brigadista chefe de esquadrão.

Em Pernambuco, apenas Petrolina e Serrita foram escolhidas para participar do PREVFOGO. De acordo com o Coordenador do Núcleo de Educação Ambiental do IBAMA, Luiz Otávio Correa, Petrolina possui a maior área de vegetação remanescente de caatinga do Estado, são 285 mil hectares de área, e esse foi um dos critérios utilizados na seleção. No município, o programa será desenvolvido pelo IBAMA, com o apoio da Prefeitura Municipal, que acompanhará toda a logística de funcionamento da Brigada.

Mais informações no endereço eletrônico www.petrolina.pe.gov.br.

Compartilhe: