Polícia Militar - SP abre 220 vagas para Aluno Oficial no CFO

Polícia Militar de São Paulo abre concurso para Aluno Oficial de Bacharelado: inscrições de 6 de maio a 7 de junho.
Terça-feira, 23 de abril de 2013 às 13h46
Polícia Militar - SP abre 220 vagas para Aluno Oficial no CFO

Consta na edição Imprensa Oficial do Estado de São Paulo desta terça-feira, 23, o edital de abertura do concurso público 001/321/2013 da Polícia Militar do Estado. O certame é voltado ao provimento de 220 vagas de Aluno Oficial de Bacharelado em Ciências Policiais de Segurança e Ordem Pública no Curso de Formação de Oficiais (CFO) e a responsabilidade da seleção ficará por conta da Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (Fundação Vunesp).

A informação é de que não haverá reserva de vagas para pessoas com deficiência devido às peculiaridades do exercício da função e de que só poderão concorrer às vagas candidatos com idade máxima de 26 anos, com ensino médio completo e altura mínima de 1,65m, no caso de homens e de 1,60m, no caso de mulheres.

De acordo com a Fundação Vunesp, as inscrições serão recebidas de 6 de maio a 7 de junho pelo site www.vunesp.com.br, com limite das 15h59 do último dia, sob taxa de R$ 130,00.

A redução de 50% do valor da taxa será concedida exclusivamente a estudante regularmente matriculado no ensino médio, curso pré-vestibular ou curso superior, em nível de graduação ou pós-graduação, que tenha remuneração mensal inferior a dois salários-mínimos, ou ainda, que esteja desempregado. O pedido deverá ser realizado até às 23h59 do último dia de inscrição, no mesmo endereço eletrônico. O formulário preenchido, por sua vez, deverá ser encaminhado juntamente com comprovante de matrícula e declaração de desempregado, se for o caso, à Fundação Vunesp (rua Dona Germaine Burchard, nº. 515, Perdizes, CEP 05.002-062, São Paulo capital), com a sigla PMES 1302/ref.: Redução do valor da taxa de inscrição/Concurso da Polícia Militar do Estado de São Paulo/Aluno Oficial.

Etapas

Segundo consta em edital, os inscritos farão prova escrita composta por 80 questões objetivas (parte I) nas disciplinas de história, filosofia, sociologia, geografia, língua portuguesa, matemática, língua inglesa ou espanhola, bem como de redação (parte II), constituída de uma dissertação de caráter eliminatório e classificatório. Os candidatos poderão optar por realizar essa fase nas cidades de Araçatuba, Bauru, Campinas, Piracicaba, Presidente Prudente, Ribeirão Preto, Santos, São José do Rio Preto, São José dos Campos, São Paulo e/ou Sorocaba.

A prova escrita, partes I e II, está prevista para o dia 14 de julho, períodos da manhã e tarde. A exigência é de que o concursando compareça ao local de prova com antecedência de 60 minutos e munido de documento de identidade com foto, comprovante de pagamento de taxa e caneta esferográfica tinta azul ou preta, lápis preto e borracha.

Também haverá prova de condicionamento físico, exame de saúde, exame psicológico, investigação social, de caráter eliminatório e análise de documentos, todas de caráter eliminatório e, por fim, análise de títulos, de caráter classificatório.

Para a avaliação de condicionamento físico, composta de teste de flexão e extensão de cotovelos, teste abdominal, corrida de 50m, corrida de 12 minutos e prova de natação (estilo livre), o candidato deverá trajar calção/shorts (masculino), vestimenta esportiva tipo "legging", corsário ou bermuda com tecido esportivo tipo suplex ou lycra (feminino), tênis ou sapatilhas, meias e camiseta. Na prova de natação (desequipada), será exigido calção de banho (masculino) e maiô tipo olímpico (feminino) e em peça única.

No exame de saúde será realizado Exame Clínico Geral no qual serão avaliados peso, altura e relação peso-altura; Inspeções Gerais e Específicas, nas quais serão avaliados os sistemas vascular, osteomuscular, cardiorrespiratório, digestivo, pele e anexos, genitourinário, neurológico, endócrino e cabeça/pescoço. Nesse caso o candidato deve se apresentar com sunga (homens) e traje de banho de duas peças (mulheres). Também será realizado exame odontológico, exame oftalmológico e otorrinolaringológico. O candidato não poderá possuir deformidade decorrente do uso de alargador de orelha ou acessório semelhante, bem como não deve possuir tatuagem em local visível e que cubra regiões ou membros do corpo em sua totalidade, e em particular região cervical, face, antebraços, mãos e pernas.

Já o exame psicológico buscará definir o perfil psicológico do candidato, com avaliação objetiva e padronizada por meio de bateria de testes, das características cognitivas e de personalidade do mesmo.

Para a investigação social o candidato deverá preencher formulário e entregar uma foto 5X7 recente e datada, cópia simples do RG, CPF, cópia da certidão negativa de antecedentes criminais, cópia da certidão de nascimento ou casamento, cópia do certificado de reservista, cópia do histórico escolar ou diploma, cópia da certidão negativa de débitos no Serasa e, se for o caso, cópia da certidão, expedida pelo órgão público em que estiver servindo, informando sua atual situação disciplinar e se responde ou já respondeu a processo administrativo (somente para servidor público ou militar).

Na sequência, será exigida a entrega de documentos para análise de documentos para a verificação de atendimento aos requisitos. São eles: cópia do RG, CPF, título de eleitor, certidão de nascimento ou casamento, diploma ou histórico escolar de nível médio, original da certidão do cartório eleitoral que comprove quitação com as obrigações eleitorais, certificado de reservista.

Por fim, deve-se apresentar diploma ou documento que comprove a conclusão de Bacharelado para a prova de títulos.

Fonte: www.imprensaoficial.com.br.

Compartilhe: