Novo Concurso de Admissão é retificado pelo Exército Brasileiro

São ofertadas 22 oportunidades dentre profissionais com nível superior em diferentes áreas de engenharia; confira
Quarta-feira, 14 de julho de 2021 às 10h06
Novo Concurso de Admissão é retificado pelo Exército Brasileiro

O Exército Brasileiro, por meio do Departamento de Ciência e Tecnologia (DCT), anunciou uma retificação do novo Concurso destinado à admissão ao Curso de Formação de Oficiais da Ativa do Quadro de Engenheiros Militares (CA/CFrm 2021/2022).

Conforme o documento (retificação I), ocorreram alterações referentes à subitens da distribuição de vagas e requisitos, e aos critérios para a eliminação dos candidatos.

Ao todo são ofertadas 22 oportunidades, distribuídas nas áreas de Engenharia de Comunicações (4); Engenharia da Computação (4); Engenharia Elétrica (1); Engenharia Eletrônica (2); Engenharia de Produção (2); Engenharia de Fortificação e Construção (Engenharia Civil) (4); Engenharia Mecânica (distribuídas em Engenharia Mecânica e de Armamento e Engenharia Mecânica e de Automóvel) (4) e Engenharia Metalúrgica (1).

É importante enfatizar que algumas destas vagas são destinadas aos candidatos que se enquadram nos critérios estabelecidos no edital.

Para participar, é necessário que os interessados cumpram algumas exigências, tais como:

  • Ser brasileiro nato;
  • Ter concluído com aproveitamento, até o ato da matrícula, a graduação em engenharia plena, em área de engenharia objeto do concurso, que o habilite ao exercício da profissão
  • Ter, no máximo, 26 anos de idade, completados no período de 1º de janeiro a 31 de dezembro do ano da matrícula
  • Possuir altura mínima de 1,60m para os candidatos do sexo masculino e 1,55m para as candidatas do sexo feminino;
  • Não ter filho ou dependente;
  • Estar em dia com as obrigações eleitorais e militares, se for o caso.

Sobre o Curso

O Curso de Formação do QEM/CFrm é realizado no Instituto Militar de Engenharia (IME), sediado no Rio de Janeiro, e destina-se aos candidatos diplomados e concludentes de graduação em engenharia plena por instituição de ensino superior oficialmente reconhecida, conforme as áreas que são ofertadas, e que desejam seguir carreira militar. O CFrm possui a duração de um ano e apresenta currículos orientados a atender a formação do oficial, proporcionando-lhe a instrução militar e a adaptação profissional para o seu ingresso no QEM.

Ao ingressar no CFrm, o candidato deverá adquirir a condição de militar e de aluno do Curso Básico de Formação Militar do QEM (CBFM/QEM). Caso seja aprovado neste curso, será matriculado no Curso de Formação Específica do QEM (CFE/QEM).

Durante o período em que estiver matriculado no CBFM/QEM ou no CFE/QEM, o candidato ao QEM é considerado, para fins de curso, como primeiro-tenente do Quadro de Material Bélico, da reserva de 2ª Classe, fazendo jus ao soldo inicial de R$ 8.245,00, com possibilidade de receber promoções com os correspondentes novos proventos de acordo com a legislação em vigor.

Após o término do curso, o aluno será incluído no QEM, na forma da legislação em vigor. A ascensão a um grau hierárquico superior ocorrerá por meio de promoção e depende do atendimento de requisitos próprios, podendo chegar até ao posto de General de Divisão.

Inscrições

Para participar, os interessados devem se inscrever no período de 15 de julho de 2021 e 31 de agosto de 2021, exclusivamente via internet por meio do site do IME. Vale ressaltar que, o pagamento da taxa de inscrição no valor de R$ 100,00, o qual conta com possibilidade de isenção no período de 15 a 26 de junho de 2021.

Seleção

Como forma de classificação, os candidatos serão selecionados mediante exame intelectual, de caráter eliminatório e classificatório, a ser realizado por todos os candidatos. Já a segunda etapa constará com inspeção de saúde, exame de aptidão física, avaliação psicológica e procedimento de heteroidentificação, sendo todas as fases de caráter eliminatório.

Vale ressaltar que o exame intelectual está previsto para os dias 27 e 28 de outubro de 2021, em uma das Organizações Militares, conforme consta no anexo B do edital, e em ambos os dias terá duração de quatro horas. O Exame Intelectual será composto por três provas escritas que compreenderão questões de conhecimentos específicos, português e inglês.

A validade deste Concurso Compreenderá o período entre a data de publicação do respectivo edital de homologação do resultado até 60 dias após a data limite prevista para a matrícula no IME.

Jornalista: Thamires Fernandes
Compartilhe: