Ministério da Saúde abre Processo Seletivo para treinamento em Epidemiologia

Secretaria de Vigilância em Saúde procura profissionais formados em vários cursos da área da Saúde, para atuar no âmbito do SUS
Sexta-feira, 25 de novembro de 2016 às 14h34
Ministério da Saúde abre Processo Seletivo para treinamento em Epidemiologia

A Secretaria de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde (SVS/MS) abriu Processo Seletivo para Programa de Treinamento em Epidemiologia Aplicada aos Serviços do SUS (EpiSUS), realizado por meio de convênio com o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). São 15 vagas para atuar na área de Vigilância em Saúde do SUS, com bolsa de R$ 5.000,00.

O EpiSUS é um Programa de Treinamento em Serviço da SVS/MS, com dois anos presenciais de duração e que exige dedicação exclusiva. As atribuições do programa, que é composto em sua maioria de atividades práticas desenvolvidas no âmbito do SUS, incluem: investigar surtos/epidemias e eventos inusitados em saúde pública; avaliar sistemas de vigilância em saúde pública; analisar dados de sistemas de informação em saúde; divulgar informações de saúde pública; gerenciar e liderar equipes para as atividades de epidemiologia aplicada ao campo e nos serviços de saúde humana; servir como referência científica nacional e internacional para a epidemiologia de campo; contribuir com a capacitação de outros profissionais de saúde em epidemiologia de campo; contribuir para o fortalecimento da vigilância em saúde no âmbito do SUS.

Para participar, o candidato deve:

  • Residir em Brasília - DF;
  • Possuir Graduação em um curso da área da Saúde, sendo eles Assistência Social, Biologia, Biomedicina, Educação Física, Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, Fonoaudiologia, Medicina, Medicina Veterinária, Nutrição, Odontologia, Psicologia e Terapia Ocupacional;
  • Ter pelo menos dois anos de experiência profissional;
  • Ter um dos seguintes cursos de pós-graduação concluído: Epidemiologia; Saúde Coletiva; Saúde Pública; Medicina Preventiva e Social; Medicina Tropical; Infectologia; Vigilância em Saúde; Vigilância Epidemiológica; Vigilância Sanitária; Vigilância em Saúde Ambiental; Saúde do Trabalhador; Vigilância Hospitalar; ou área compatível com as listadas aqui;
  • Ter disponibilidade para viajar a serviço para qualquer lugar do país ou exterior, a qualquer momento, conforme demanda, durante toda a duração do treinamento (dois anos).

Para inscrever-se, o interessado deve anexar no Formulário Online - Processo Seletivo EpiSUS - 14ª turma 2017-2019 todos os documentos listados e exigidos no edital, que pode ser consultado em nosso site, digitalizados e em formato .PDF, até o dia 8 de janeiro de 2017.

A avaliação consistirá de duas etapas: a primeira será uma avaliação curricular e de documentos comprobatórios, e irá de 25 de novembro de 2016 a 15 de janeiro de 2017. A partir do dia seguinte ao encerramento, a lista selecionados para a segunda fase será divulgada no site da SVS/MS e por envio de e-mail ao candidato.

Já a segunda etapa ocorrerá em Brasília, do dia 20 ao 24 de março de 2017, a partir das 8h da manhã, durante todo o dia. O conteúdo das provas dessa fase está listado no edital em nosso site.

Jornalista: Heitor Pedroso
Compartilhe: