Marinha PS-EngNav/2010 convoca aprovados ao Curso de Formação de Oficiais

Quarta-feira, 31 de março de 2010 às 17h39
Marinha PS-EngNav/2010 convoca aprovados ao Curso de Formação de Oficiais

Marinha do Brasil - Diretoria de Ensino da Marinha:

Processo Seletivo para Ingresso no Corpo de Engenheiros da Marinha (PS-EngNav/2010). Convocação em 16 de março de 2011.

A Diretoria de Ensino da Marinha (DEnsM), na qualidade de Órgão Supervisor, informa que os candidatos reservas (nº de inscrição 201122-1 DEnsM) da Profissão de Engenharia Cartográfica, (nº de inscrição 200661-7 Com2ºDN) da Profissão de Engenharia de Sistemas de Computação, (nº de inscrição 200137-3 DEnsM) da Profissão de Engenharia Química, (nº de inscrição 201267-0 DEnsM, 201415-8 DEnsM e 200861-2 Com7ºDN) da Profissão de Engenharia de Telecomunicações, foram convocados, fim complementar o quantitativo de vagas existentes no Curso de Formação de Oficiais (CFO) em 2011.

A apresentação dos candidatos para o Período de Adaptação e Verificação de Documentos, será no cais do Centro de Instrução Almirante Wandenkolk (CIAW), localizado no Comando do 1º Distrito Naval, situado na Praça Barão de Ladário, s/nº - Centro - Rio de Janeiro-RJ, até o dia 21 de março de 2011.

As Instruções para o Período de Adaptação e localização do cais do CIAW, estão disponibilizadas no endereço www.ciaw.mar.mil.br (Internet) ou www.ciaw.mb (Intranet).

--------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Prorrogadas as inscrições para o Corpo de Engenheiros da Marinha (PS-EngNav/2010)

A Diretoria de Ensino da Marinha (DEnsM), torna público que estarão prorrogadas as inscrições do Processo Seletivo para ingresso no corpo de Engenheiros da Marinha. O presente processo seletivo destina-se ao preenchimento de 96 vagas para o cargo de Engenheiro, nas áreas de Engenharia Cartográfica, Engenharia Civil, Engenharia de Materiais, Engenharia de Produção, Engenharia de Sistemas de Computação, Engenharia de Telecomunicações, Engenharia Elétrica, Engenharia Eletrônica, Engenharia Mecânica, Engenharia Naval e Engenharia Química.

As inscrições:

  • As inscrições poderão ser realizadas, através do endereço eletrônico www.ensino.mar.mil.br, no período de 12 de abril de 2010 a 30 de abril de 2010, ou nos postos de inscrição nas cidades onde haverá prova, listado no Edital de abertura deste Processo. O valor da taxa de inscrição é de R$ 62,00.

Do Processo:

  • O processo seletivo é constituído das seguintes etapas: Seleção Inicial (SI), Curso de Formação de Oficiais (CFO) composto de Período de adaptação, Verificação de documentos, Verificação de Dados Biográficos (VDB) - Fase final e Curso de Formação propriamente dito e Estágio de Aplicação (EA).
  • A Seleção Inicial, por sua vez, constará dos seguintes eventos: Prova Escrita de Conhecimentos Profissionais, Prova de Expressão Escrita e Eventos complementares constituídos de Seleção Psicofísica (SP), Teste de Suficiência Física (TSF), Verificação de Dados Biográficos (VDB) - Fase preliminar e Exame Psicológico (EP).

Das Etapas do Processo:

  • A Prova de Expressão Escrita (redação e tradução de texte em inglês) e a Prova Escrita de Conhecimentos Profissionais será objetiva e terá como propósito verificar a formação básica do candidato. Constará de questões elaboradas de acordo com o programa descrito no Edital de abertura. As provas serão realizadas nas cidades de Rio de Janeiro-RJ, Vila Velha-ES, Salvador-BA, Natal-RN, Olinda-PE, Fortaleza-CE, Belém-PA, São Luiz-MA, Rio Grande-RS, Porto Alegre-RS, Florianópolis-SC, Ladário-MS, Brasília-DF, São Paulo-SP e Manaus-AM, no dia 12 e 13 de junho de 2010, às 9h15. A responsabilidade pela escolha de uma destas cidades é do candidato, sendo feita por ocasião do preenchimento dos formulários de inscrição.
  • Serão convocados, para a realização dos eventos complementares de Seleção Psicofísica (SP) e Teste de Suficiência Física (TSF), os candidatos não eliminados na quantidade de 5 vezes o número de vagas estabelecido. Os candidatos considerados aptos na SP e no TSF serão convocados para a realização do Exame Psicológico (EP).
  • A Seleção Psicofísica será realizada, no período de 9 de agosto de 2010 a 23 de agosto de 2010, nas áreas dos Distritos Navais de acordo com exames e procedimentos médico-periciais específicos, observando-se as condições incapacitantes e os índices mínimos exigidos.
  • O TSF tem como propósito aferir se a aptidão física do candidato preenche os padrões físicos exigidos para a carreira da Marinha Brasileira, no período previsto de 25 de agosto de 2010 a 10 de setembro de 2010. O candidato será submetido ao TSF em 2 dias não consecutivos, sendo-lhe permitido executar duas tentativas em cada uma das provas, em dias subsequentes.
  • O EP tem como propósito avaliar os candidatos mediante a utilização de testes, técnicas e instrumentos psicológicos cientificamente reconhecidos, aferindo o grau de compatibilidade das características intelectivas, motivacionais e de personalidade com os perfis psicológicos exigidos pela carreira militar e/ou função objeto do processo seletivo e será realizado no período de 25 de outubro de 2010 a 29 de outubro de 2010.
  • A Entrevista de Apresentação de Resultados será realizada nos dias 18 e 19 de janeiro de 2011.
  • Serão chamados para apresentação para o início do período de adaptação do Curso de Formação de Oficiais, na data prevista de 14 de março de 2011 a 25 de março de 2011, os candidatos titulares. Esses candidatos serão apresentados ao Centro de Instrução Almirante Wandenkolk (CIAW), localizado na Ilha das Enxadas, s/nº, Centro, Rio de Janeiro-RJ, CEP.: 20.091-000, para matrícula no CFO. Após esse período os candidatos começam o Estágio de Aplicação, na data de 28 de março de 2011.

O prazo de validade do processo seletivo terminará na data do encerramento do período de adaptação.

Compartilhe: