Marinha do Brasil oferece 44 vagas para cargos de Nível Superior

Quarta-feira, 5 de março de 2008 às 13h00

A Marinha do Brasil abre inscrições para Processo Seletivo, destinado ao ingresso no corpo de Engenheiros da Marinha (PS-EngNav).

São condições necessárias à inscrição: ser brasileiro nato (ambos os sexos); e ter menos de 32 anos de idade no dia 30 de março de 2009, data do início do curso (nascidos a partir de 31/03/1977, inclusive).

A inscrição para todos os candidatos deverá ser feita nacionalmente, preferencialmente via Internet, pelo próprio candidato ou via Organizações Militares da Marinha.

  • Para se inscrever via Internet, basta acessar a página oficial da DEnsM, no endereço www.ensino.mar.mil.br, no link "Concursos", das 8h00 do dia 20 de fevereiro até as 16h30 do dia 25 de março de 2008, horário oficial de Brasília-DF;
  • Poderá também, ser realizada nas ORDI (Organizações Responsáveis pela Divulgação e Inscrição), no período de 20 de fevereiro a 25 de março de 2008, no horário das 8h30 às 16h30 (verificar Anexo I).

Todo cidadão, após ingressar na Marinha do Brasil (MB) mediante matrícula e incorporação, prestará compromisso de honra, no qual firmará a sua aceitação consciente das obrigações e dos deveres militares e manifestará a sua firme disposição de bem cumpri-los.

Os cargos oferecidos são os seguintes:

  • Nível Superior: Engenharia Aeronáutica (2), Engenharia Cartográfica (2), Engenharia Civil (5), Engenharia de Materiais (2), Engenharia de Produção Industrial (2), Engenharia de Sistemas de Computação (2), Engenharia de Telecomunicações (2), Engenharia Elétrica (6), Engenharia Eletrônica (6), Engenharia Mecânica (4), Engenharia Mecânica de Aeronáutica (2), Engenharia Mecatrônica (2), Engenharia Naval (4), Engenharia Química (3).

O processo seletivo é constituído das seguintes etapas:

Seleção Inicial (SI); Curso de Formação de Oficiais (CFO), composto de: Período de Adaptação, Verificação de Documentos, Verificação de Dados Biográficos (VDB) - Fase final, Curso de Formação de Oficiais e Estágio de Aplicação (EA).

A SI, por sua vez, constará dos seguintes eventos: Prova Escrita de Conhecimentos Profissionais; Prova de Expressão Escrita; e Eventos complementares constituídos de: Seleção Psicofísica (SP), Teste de Suficiência Física (TSF), Verificação de Dados Biográficos (VDB) - Fase preliminar, e Exame Psicológico (EP).

  • A partir de 9 de maio de 2008, o candidato deve consultar as ORDI (pessoalmente ou através dos telefones disponíveis) ou a página da DEnsM na Internet para obter o endereço do local onde realizará a prova escrita e o material suplementar necessário à realização da mesma;
  • A Prova de Expressão Escrita (redação e tradução de texto em inglês), será aplicada no dia 7 de junho de 2008, no horário das 9h15 às 12h15 (horário de Brasília).

O prazo de validade do processo seletivo terminará na data do encerramento do Período de Adaptação.

Compartilhe: