Marinha do Brasil anuncia Processo Seletivo com sete vagas em Ladário - MS

Oportunidades são para nível superior e candidatos passarão por seis etapas de seleção; confira
Quinta-feira, 23 de novembro de 2023 às 10h48
Marinha do Brasil anuncia Processo Seletivo com sete vagas em Ladário - MS

A Marinha do Brasil por meio do Comando do 6º Distrito Naval (Com6ºDN), anunciou a abertura de novo Processo Seletivo destinado à convocação de profissionais de ambos os sexos, para a prestação do Serviço Militar Voluntário temporário como Oficial de 2ª Classe da Reserva da Marinha (RM2), a fim de suplementar o efetivo de militares na área de jurisdição do 6ºDN, nos Estados do Mato Grosso e Mato Grosso do Sul.

As sete vagas para interessados de nível superior estão organizadas de acordo com as áreas:

  • Área da Saúde: Odontologia - Especialização em Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial (1), Farmácia (2);
  • Área de Apoio à Saúde: Enfermagem (1);
  • Área Técnica: Direito - Especialização em Direito Urbanístico e Ambiental (1), Vistoriador Naval - Nível 1 (1);
  • Área de Engenharia: Engenharia Civil (1).

Os voluntários para a Habilitação Vistoriador Naval - Nível 1 poderão possuir os seguintes cursos superiores: Engenharia Naval, Engenharia Elétrica, Engenharia Mecânica, Tecnologia em Construção Naval ou Tecnologia em Sistemas de Navegação.

Requisitos de Inscrição

Para participar, as exigências são: ser voluntário; ser brasileiro nato; ter mais de 18 anos e menos de 41 anos de idade, na data da incorporação; possuir bons antecedentes de conduta; ter concluído ou estar em fase de conclusão de curso de ensino superior e atender os requisitos de escolaridades exigidos; estar em dia com suas obrigações eleitorais; estar em dia com suas obrigações militares; não ser portador de Certificado de Isenção do Serviço Militar devido às suas condições morais, físicas ou mentais; ter, no máximo, seis anos de tempo de Serviço Militar prestado, até a data de sua incorporação; se militar da Ativa ou da Reserva da Marinha, do Exército ou da Aeronáutica, bem como das Forças Auxiliares, ter, no máximo, o posto de Primeiro-Tenente; não estar na condição de réu em ação penal; entre outras.

Inscrições

As inscrições serão realizadas via internet, por meio da página do Com6ºDN, no período das 8h do dia 23 de novembro às 23h59 do dia 7 de dezembro de 2023, horário de Brasília/DF

A inscrição será confirmada mediante ao pagamento da taxa no valor de R$ 140,00 e os pedidos de isenção devem ser realizados até o dia 27 de novembro de 2023.

Seleção

A seleção conta com seis etapas: prova objetiva, verificação de dados biográficos e verificação documental, inspeção de saúde, teste de aptidão física, prova de títulos e designação à incorporação.

A prova objetiva, prevista para o dia 25 de fevereiro de 2024, terá duração de três horas e contará com 50 questões de múltipla escolha, englobando língua portuguesa e formação militar-naval.

A verificação de dados biográficos pretende verificar se o voluntário preenche os requisitos de bons antecedentes de conduta para ingresso na Marinha do Brasil.

Já na verificação documental, os voluntários deverão entregar nos locais indicados pelo Com6ºDN, mediante apresentação de documento oficial de identidade com fotografia, a ficha preenchida, datada e assinada pelo voluntário, acompanhada das fotocópias devidamente encadernadas, numeradas e rubricadas pelo voluntário dos documentos exigidos no edital.

Os convocados para a prova de inspeção de saúde, deverão comparecer ao local indicado pelo Com6ºDN na data prevista de 22 de abril a 10 de maio de 2024, com a antecedência necessária, observando repouso auditivo de 14 horas, portando o comprovante de inscrição e um documento oficial de identificação, original, com fotografia e dentro da validade, caneta esferográfica azul ou preta, prancheta, a ficha de Anamnese Dirigida preenchida. Os homens deverão portar calção de banho e as mulheres biquíni, não necessitando estar em jejum.

O teste de aptidão física tem como objetivo aferir se a aptidão do voluntário preenche os padrões físicos exigidos por meio de natação e corrida. O teste está previsto para o período de 22 de abril a 3 de maio de 2024.

Já a pontuação dos títulos será conforme os certificados do candidato e seu tempo de experiência na função.

Vigência

O prazo inicial de prestação do serviço militar voluntário é de 12 meses, podendo ser concedidas prorrogações de tempo de serviço. Os voluntários às áreas de Saúde e de Apoio à Saúde cumprirão Estágio de Adaptação e Serviço (EAS), e os voluntários às áreas de Engenharia e Técnica cumprirão Estágio de Serviço Técnico (EST).

Para mais informações confira o edital disponível para consulta em nosso site.

Jornalista: Júlia Mota
Compartilhe: