Marinha do Brasil abre Processo Seletivo para Cursos de Formação de Aquaviários com 120 vagas

Os interessados devem se candidatar a partir de hoje (19/02) até o dia 3 de março de 2024, de forma online; confira
Segunda-feira, 19 de fevereiro de 2024 às 10h07
Marinha do Brasil abre Processo Seletivo para Cursos de Formação de Aquaviários com 120 vagas

O Centro de Instrução Almirante Braz de Aguiar (CIABA) anuncia novo Concurso Público de admissão aos Cursos de Formação de Aquaviários - Marinheiro Fluvial de Convés - Nível 3 (CFAQ-MFC-1/2024); Marinheiro Fluvial de Máquinas - Nível 3 (CFAQ-MFM-1/2024); Moço de Convés (CFAQ-MOC1/2024) e Moço de Máquinas (CFAQ-MOM-1/2024).

O Processo destina-se a selecionar candidatos para o preenchimento de 30 vagas em cada curso.

Os cursos de CFAQ-MFC e CFAQ-MFM serão constituídos em período escolar, realizados em sala de aula. Já os cursos para CFAQ-MOC e CFAQ-MOM terão duas etapas, sendo a primeira teórica e a segunda formada por um período de estágio, realizado por um período de dois meses a bordo de embarcações mercantes.

Os cursos contidos no Programa do Ensino Profissional Marítimo para Aquaviários (PREPOM) são inteiramente gratuitos. Os interessados recebem: Material de ensino, por empréstimo; e complemento alimentar do Ensino Profissional Marítimo (EPM). Este Centro de Instrução não está disponibilizando alojamento aos alunos no decorrer dos cursos.

Como requisitos é necessário que o participante seja brasileiro nato (ambos os sexos); tenha no mínimo 18 anos no ato da matrícula; pelo menos tenha o 9º ano do Ensino Fundamental completo; esteja em dia com as obrigações eleitorais e militares; entre outros

Os interessados podem realizar as inscrições via internet a partir das 12h do dia 19 de fevereiro de 2024 até às 23h59 do dia 3 de março de 2024, horário de Brasília, com taxa no valor de R$ 8,00.

As etapas do Processo são as descritas a seguir:

  • Exame de Seleção;
  • Entrega e Verificação de Documentos;
  • Apresentação de Atestados Médicos e Teste de Suficiência Física;
  • Matrícula e início dos cursos

As Provas Escritas do Exame de Seleção têm data prevista para acontecer nos dias 23 de março de 2024. O conteúdo programático abrange questões de Matemática e Língua Portuguesa.

O prazo de validade do Concurso Público encerra-se na data da matrícula nos cursos.

Em nosso site você tem acesso ao edital e pode obter mais informações.

Jornalista: Júlia Mota
Compartilhe: