Marinha do Brasil abre 60 vagas para Curso de Adaptação de 2º Oficial de Náutica

Sexta-feira, 30 de abril de 2010 às 15h40
Marinha do Brasil abre 60 vagas para Curso de Adaptação de 2º Oficial de Náutica

O Centro de Instrução Almirante Graça Aranha (www.ciaga.mar.mil.br), torna público que, estarão abertas as inscrições do Processo Seletivo de Admissão ao Curso de Adaptação para Segundo Oficial de Náutica da Marinha Mercante (ASON 2010), no Centro de Instrução Almirante Graça Aranha (CIAGA). O presente processo seletivo destina-se ao preenchimento de 60 vagas, sendo 30 vagas para o Curso I e 30 vagas para o Curso II, cuja realização dos mesmos, será em paralelo.

As inscrições:

  • As inscrições deverão ser realizadas no período de 22 de abril de 2010 a 14 de maio de 2010, e os candidatos deverão enviar via Sedex, para o endereço Centro de Instrução Almirante Graça Aranha Departamento de Seleção Acadêmica Processo Seletivo para o Curso de Adaptação para Segundo Oficial de Náutica ASON 2010, localizado na Avenida Brasil, nº 9020, Olaria, Rio de Janeiro-RJ - CEP 21.030-001, os documentos necessários para a inscrição. O valor da taxa de inscrição é de R$ 50,00.

Do Processo:

O Processo Seletivo é constituído das seguintes etapas, Inscrição (eliminatória), Prova de Títulos (eliminatória e classificatória), Avaliação de Atestados e Exames Médicos (eliminatória), Teste de Suficiência Física (eliminatória), Período de Adaptação (eliminatória) e Matrícula.

  • A seleção dos candidatos será feita por meio de prova de títulos considerando-se, para efeito de pontuação, apenas um curso superior, tempo de experiência na área marítima (se houver) e proficiência ou um curso de inglês (o de maior pontuação).
  • Os candidatos selecionados na etapa anterior deverão encaminhar, ao CIAGA, via SEDEX, até 5 de julho de 2010, os atestados e exames médicos, sendo, atestados médicos que, explicitem e, textualmente, comprovem bom estado de: Higidez mental, Higidez física, para participar de exercícios de combate a incêndio real, ao ar livre e em compartimento fechado, para os quais é exigido esforço físico moderado e Higidez física para se submeterem às provas de natação e corrida. E exames médicos de Acuidade Visual para longe (SNELLEN) e avaliação do senso cromático (teste de ISHIHARA), acompanhado de parecer de médico oftalmologista e Audiometria, acompanhado de parecer de médico otorrinolaringologista.
  • O candidato será submetido ao TSF nos dias 22 e 23 de julho de 2010, à partis das 8h00, exclusivamente em Organização Militar da Marinha do Brasil (MB), a ser indicada pelo CIAGA. O candidato realizará as provas com intervalo mínimo de 60 minutos para descanso. Em caso de reprovação em uma ou em ambas as provas, o candidato terá uma segunda oportunidade, obedecendo-se o mesmo intervalo entre as provas.
  • O Período de Adaptação, será nos dias de 26 a 30 de julho de 2010 e tem por propósito promover a integração e a ambientação do candidato na estrutura organizacional do Centro de Instrução, bem como a introdução dos assuntos pertinentes a formação do Oficial da Marinha Mercante. Será eliminado do Processo Seletivo o candidato que, durante o Período de Adaptação, for reprovado na avaliação do estado de saúde e/ou venha a cometer falta disciplinar grave, a critério do Comandante do Centro de Instrução.

Ao término do Período de Adaptação, o candidato aprovado será matriculado no curso, mediante Ordem de Serviço emitida pelo Comandante do CIAGA. O início do curso será no dia 2 de agosto de 2010.

O prazo de validade do processo seletivo terminará na data do encerramento do período de adaptação.

Compartilhe: