Marinha - CFAQ anuncia abertura de novo Processo Seletivo de nível fundamental

Seleção tem como objetivo o provimento de 30 vagas para o Curso de Formação de Aquaviários - Marinheiro Fluvial de Convés, da segunda turma do ano de 2023
Terça-feira, 11 de julho de 2023 às 07h06
Marinha - CFAQ anuncia abertura de novo Processo Seletivo de nível fundamental

A Capitania Fluvial de Moto Grosso (CFMT), designado pela Diretoria de Portos e Costas (DPC), representante da Autoridade Marítima para a Marinha Mercante, abre 30 vagas em Processo Seletivo que tem como objetivo a admissão aos Cursos de Formação de Aquaviários - Marinheiro Fluvial de Convés (CFAQ-MFC), nível 3, da segunda turma do ano de 2023.

Esta seleção destina-se ao cargo de Marinheiro Fluvial de Convés, onde o curso de formação será ministrado em regime de externato, no período noturno com demonstrações e aulas práticas.

Para atuar no cargo é necessário que o candidato tenha a idade mínima de 18 anos, não possua antecedentes criminais, esteja em dia com as obrigações eleitorais, e militares quando do sexo masculino, ter o ensino fundamental completo, e como requisito específicos, aos candidatos aquaviário, deve apresentar cópia das etiquetas da respectiva Caderneta de Inscrição e Registro - CIR.

As inscrições estão abertas desde o dia 19 de junho de 2023 e seguem até o dia 19 de julho de 2023, tendo que ser realizadas de forma presencial, na Capitania Fluvial de Moto Grosso, sito à Avenida Oátomo Canavarros, nº 850, Bairro Bela vista, na cidade de Cuiabá, no horário das 8h30 às 16h.

No ato da candidatura, o participante deve ter em mãos a ficha de inscrição do curso, a cópia a documento original de escolaridade de conclusão do novo ano do ensino fundamental, bem como outros documentos descritos no edital que está disponível em nosso site.

A confirmação se dará mediante o pagamento da taxa de inscrição no valor de R$ 8,00, que deve ser emitida via GRU.

Como forma de classificação, os candidatos serão submetidos ao exame de conhecimentos, previsto pra ocorrer dia 22 de julho de 2023, na Escola Estadual Professor Eliane Digigov Santana, localizada na Avenida Vereado Juliano da Costa Marques, Bairro Bela Vista, a partir das 9h.

Essa avaliação será composta por 40 questões, com perguntas nas áreas de língua portuguesa e matemática.

Os classificados nesta primeira etapa vão realizar também a fase de apresentação de atestados médicos e teste de suficiência física, seguido pela apresentação ao órgão de execução e apresentação e matrícula, sendo essas as fases finais da seleção.

Vale ressaltar que esse Processo Seletivo não se destina a provimento de cargo, emprego ou função pública, desta forma, não se destina ao ingresso como militar na Marinha do Brasil.

Jornalista: Nathália Moura
Compartilhe: