Marinha anuncia inscrições de Concurso para Curso de Formação de Sargentos Músicos

São oferecidas 36 vagas para diversos naipes.
Terça-feira, 14 de março de 2017 às 15h45
Marinha anuncia inscrições de Concurso para Curso de Formação de Sargentos Músicos

O Comando do Pessoal de Fuzileiros Navais - CPesFN anuncia abertura de inscrições para Concurso de admissão ao Curso de Formação de Sargentos Músicos do Corpo de Fuzileiros Navais - C-FSG-MU-CFN, com o total de 36 vagas e duração de, aproximadamente, 18 semanas, recebendo remuneração de acordo com sua graduação.

As vagas disponíveis são distribuídas entre os seguintes naipes: Cantor Tenor (1); Cantora Soprano (1); Clarinete em Sib (7); Saxofone Alto em Mib (2); Saxofone Tenor em Sib (2); Saxofone Barítono em Mib (1); Trompete em Sib (6); Trompa em Fá (2); Trombone Tenor em Dó (4); Euphonium em Sib (3); Tuba em Sib (3); e Percussão de bateria completa (4). Dentre o total de funções, há vagas exclusivas para candidatos que se enquadram nos itens especificados no edital.

No início do Curso terá um Período de Adaptação, no qual os alunos realizarão diversos tipos de exercícios físicos, assistirão a palestras e terão uma rotina de atividades intensas, em que serão exigidos com rigor e observados a respeito da disciplina e hierarquia, de forma que se tenha uma adaptação prévia à vida militar como Fuzileiro Naval.

As inscrições estarão abertas durante os dias 03 a 28 de abril de 2017, até as 23h59, e devem ser feitas na página oficial do CGCFN, no endereço www.marinha.mil.br/cgcfn, onde o candidato deverá preencher o formulário de pré-inscrição, apresentar original do documento oficial de identificação e do CPF; e imprimir o boleto bancário com a taxa no valor de R$ 44,00.

Os principais requisitos mínimos para o profissional se candidatar é de ser brasileiro; voluntário; ter idade entre 18 a 24 anos; altura mínima de 1,54m e máxima de 2,00m; estar em dia com as obrigações militares e eleitorais; ter concluído o ensino médio; não possuir deficiência física ou qualquer outra contraindicação; e não possuir antecedentes criminais.

Este Concurso será encerrado na data da matrícula no Curso de Formação de Sargentos Músicos Fuzileiros Navais de 2018.

O processo de seleção será realizado em sete etapas, sendo elas: Exame de Escolaridade; Prova Prática de Música; Verificação de Dados Biográficos; Inspeção de Saúde; Teste de Suficiência Física; Exame Psicológico e Verificação de Documentos.

Começando pelo Exame de Escolaridade, de caráter eliminatório e classificatório, o candidato irá passar pela aplicação de duas provas, a de Específica de Música e de Expressão Escrita, abrangendo assuntos equivalentes até o nível do terceiro ano do Ensino Médio. A primeira será composta por 40 questões do tipo múltipla escolha. Já a segunda, será uma redação dissertativa, na qual serão avaliados, principalmente, coerência e clareza de ideias, correção gramatical, sintaxe, ortografia e fidelidade ao tema proposto. As provas estão previstas para ocorrerem no dia 1º de julho de 2017, com locais a serem divulgados.

Os aprovados passarão para a Prova Prática de Música com instrumento de Sopro, Percussão e Corda, essa consiste na prática instrumental,por meio de partituras musicais pelo candidato e será composta por três partes: uma peça musical de confronto para cada naipe, uma peça musical ou lição de método próprio de cada instrumento, e um solfejo à primeira vista de um trecho musical, todos a escolha da Banca Examinadora. Nessa etapa, também haverá Prova Prática de canto, que constará em três partes: duas peças de confronto enquadradas nos gêneros clássico e romântico; um solfejo à primeira vista de um trecho musical, ambos de escolha da Banca Examinadora; e uma peça à escolha do candidato. O período, data, horário e local de realização das provas ainda serão informados.

A terceira etapa abrange a Verificação de Dados Biográficos, que terá como propósito analisar a vida do candidato em relação às infrações penais, por meio de consulta nas Secretarias de Segurança Pública Estaduais, Superintendências Regionais do Departamento de Polícia Federal, dentre outros órgãos, assim como avaliar sua conduta moral e social, visando examinar seu comportamento frente aos deveres e proibições impostos aos ocupantes de cargo público, com base na aplicação de um questionário biográfico simplificado. O período, data, horário e local para preenchimento deste serão informados no calendário do concurso.

Seguindo, será realizado uma Inspeção de Saúde, que constitui-se em perícia médica efetuada por uma Junta Regular de Saúde para verificar se o candidato preenche os padrões psicofísicos estabelecidos nas normas da Diretoria de Saúde da Marinha para ingresso no serviço ativo da MB, ficando os exames complementares obrigatórios a responsabilidade do candidato, tendo que apresentá-los no dia da inspeção.

Também será aplicado um Teste de Suficiência Física aos aprovados na etapa anterior, que será constituído das seguintes atividades para o sexo masculino, nado livre de 50m, em até dois minutos; corrida de 3.200m, em até 19 minutos e 30 segundos; flexão na barra com três repetições; e abdominal com 38 repetições em um minuto. Já para o sexo feminino a natação será dentro do tempo de 2 minutos e 30 segundos, a corrida em até 21 minutos e 30 segundos, com a mesma distância nas duas modalidades; flexão no solo com dez repetições; e 20 repetições de abdominal em um minuto. A aplicação do teste será feita em dois dias não consecutivos, com data, horário e local de realização a serem informados.

A penúltima etapa consiste no Exame Psicológico, que tem por finalidade selecionar os candidatos que apresentem os melhores prognósticos de adaptação à vida militar-naval, avaliando os aspectos Intelectivo e Personalógico, com data, horário e local de realização a serem divulgados.

E por fim, a etapa de Verificação de Documentos, que consiste na entrega dos originais e cópias dos documentos a serem verificados, detalhados no edital completo disponível em nosso site. Os mesmos poderão ser apresentados também, na data de matrícula no Curso de Formação.

Jornalista: Karina Felício
Compartilhe: