ICMBio - SP abre processo seletivo para Brigadistas e Chefes de Esquadrão em Presidente Epitácio

Oportunidades voltadas ao combate a incêndios exigem ensino fundamental incompleto e oferecem remuneração de até 1,5 salário mínimo, com escalas de revezamento e contratos de 24 meses.
Sexta-feira, 20 de março de 2026
ICMBio - SP abre processo seletivo para Brigadistas e Chefes de Esquadrão em Presidente Epitácio

O Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), por meio da Estação Ecológica Mico-Leão-Preto - ICMBio, em Presidente Epitácio/SP, abriu um Processo Seletivo Simplificado para Agente Temporário Ambiental, com o objetivo de formar cadastro reserva na área de prevenção e combate a incêndios. As oportunidades são para candidatos com ensino fundamental incompleto.

Segundo o edital, as oportunidades são para os cargos de:

  • Brigadista - Nível I (CR)
  • Chefe de Esquadrão - Nível II (CR)

A carga horária será conforme a demanda, com possibilidade de regime diurno ou noturno, incluindo fins de semana, em escala de revezamento. A remuneração para Brigadista é de 1 salário mínimo, acrescida de auxílios legais. Já para Chefe de Esquadrão, a remuneração é de 1,5 salário mínimo, acrescida de auxílios legais.

As inscrições serão realizadas presencialmente na Sede da ESEC Mico-Leão-Preto (Estrada Boiadeira Norte nº 3-27, Presidente Epitácio/SP), das 9h às 12h e das 14h às 17h, ou pelo e-mail esecmicoleaopreto@icmbio.gov.br, no período de 20 de março de 2026 a 9 de abril de 2026, às 17h. Não haverá cobrança de taxa de inscrição.

O processo seletivo será composto por duas etapas: teste de aptidão física (TAF) e teste de habilidade no uso de ferramentas agrícolas (THUFA), previstos para o dia 23 de abril de 2026. A segunda etapa consistirá em curso de formação de brigada, que será realizado de 18 a 22 de maio de 2026 no Centro de Visitantes do Parque Estadual Morro do Diabo, em Teodoro Sampaio/SP.

O contrato de trabalho temporário terá duração de até 24 meses, conforme a necessidade da administração.

O Processo Seletivo Simplificado terá validade de 1 ano, podendo ser prorrogado por mais 12 meses.

Mais informações podem ser obtidas no edital completo.

Compartilhe: