Exército Brasileiro oferece 500 vagas para Escola de Cadetes

EsPCEx abre Processo Seletivo para Curso de Cadetes do Exército em 2009 com inscrições a partir de junho!
Segunda-feira, 2 de junho de 2008 às 09h22

A Escola Preparatória de Cadetes do Exército do Brasil - EsPCEx, realizará Processo Seletivo para Curso de Cadetes do Exército para matrícula em 2009 (IRCAM/EsPCEx - IR 60-06).

Sobre as Inscrições:

  • A solicitação de inscrição será efetuada pela Internet, em nível nacional, através do endereço www.espcex.ensino.eb.br ou www.epce.g12.br, de 2 de junho a 6 de agosto de 2008;
  • O candidato civil ou militar que não dispor de acesso à Internet, poderá solicitar via telefone, fax, carta ou pessoalmente a EsPCEx, até o dia 28 de julho.

Haverá isenção do pagamento da taxa de inscrição aos filhos menores de ex-combatentes da Segunda Guerra Mundial, falecidos ou incapacitados em ação, em conseqüência de sua participação efetiva em operações bélicas, como integrante da Força do Exército, da Força Expedicionária Brasileira (FEB), da Força Aérea Brasileira, da Marinha de Guerra ou da Marinha Mercante, de acordo com a Lei nº 5.315, de 12 de setembro de 1967, e o Decreto nº 26.992, de 1º de agosto de 1949, e outros casos previstos na legislação federal. Para solicitar a isenção, o candidato deverá enviar correspondência com Aviso de Recebimento (AR), diretamente para a Seção de Concurso da EsPCEx, expondo claramente os motivos de sua solicitação juntamente com o amparo legal e os documentos comprobatórios.

O valor da taxa de inscrição está fixado em R$ 70,00

O Cartão de Confirmação de Inscrição, cuja apresentação é obrigatória nas etapas do processo seletivo, será impresso nos sites, mediante inserção do número do CPF e data de nascimento.

As vagas oferecidas serão disputadas em âmbito nacional:

  • Nível Médio Completo: Curso Preparatório de Cadetes (500).

Sobre a realização das Provas:

O processo seletivo compõe-se das seguintes fases e etapas: 1ª Fase - Concurso de Admissão - Exame Intelectual, composta pela realização de provas escritas; Inspeção de Saúde (IS/1ª fase); e Exame de Aptidão Física (EAF/1ª fase); a 2ª Fase - Comprovação dos Requisitos Biográficos, composta pela apresentação de documentos comprobatórios aos requisitos exigidos; Inspeção de Saúde (IS/2ª fase); e Exame de Aptidão Física (EAF/2ª fase).

  • Os locais de realização das provas estarão disponíveis para consulta nos sites. Caso não consiga acesso, deverá contatar sua OMSE (Organização Militar Sede de Exame) para confirmar o local exato onde realizará as provas;
  • As Provas escritas do Exame Intelectual serão realizadas em dois dias consecutivos e aplicadas a todos os candidatos. No dia 11 de outubro de 2008, às 13h30, serão realizadas as provas de Física-Química e Geografia-História, ambas com questões objetivas; e no dia 12 de outubro de 2008, às 13h30, serão aplicadas as provas de Matemática, Português, com questões objetivas e Redação composta por questão discursiva;
  • Os candidatos aprovados e convocados para a Inspeção de Saúde (IS/1ª fase e 2ª fase), e para o Exame de Aptidão Física (EAF/1ª e 2ª fase), deverão apresentar-se no local designado, portando seu Cartão de Confirmação de Inscrição e documento de identificação, juntamente com os laudos dos exames complementares e trajes adequados.

O concurso de admissão a EsPCEx terá validade apenas para o ano ao qual se referir à inscrição, iniciando-se a partir da data de publicação do respectivo edital de abertura do concurso e encerrando-se na data de publicação do edital do resultado final (homologação).

Compartilhe: