Exército Brasileiro inicia Processo Seletivo à 3ª Região Militar

Oportunidades disponibilizadas são destinadas à formação de cadastro reserva ao cargo de Oficial Técnico Temporário
Sexta-feira, 4 de setembro de 2020 às 18h53
Exército Brasileiro inicia Processo Seletivo à 3ª Região Militar

O Exército Brasileiro anuncia a realização de um novo Processo Seletivo destinado ao cadastro reserva de profissionais de nível superior, para o exercício de atividades especializadas no âmbito da 3ª Região Militar, no estado do Rio Grande do Sul.

Detalhes sobre a seleção

O objetivo do presente Processo Seletivo é a convocação para o Estágio de Serviço Técnico (EST), a ser realizado como Oficial Técnico Temporário (OTT), para a prestação de serviço militar de natureza temporária e em caráter voluntário.

Os convocados serão incorporados na situação de Aspirante a Oficial, no Estágio de Serviço Técnico (EST), dentre as seguintes guarnições:

Alegrete, Bagé, Bento Gonçalves, Butiá, Cachoeira do Sul, Caxias do Sul, Cruz Alta, Dom Pedrito, General Câmara, Ijuí, Itaara, Itaqui, Jaguarão, Nova Santa Rita, Pelotas, Porto Alegre, Quaraí, Rio Grande, Rosário do Sul, Santa Maria, Santa Rosa, Santana do Livramento, Santiago, Santo Ângelo, São Borja, São Gabriel, São Leopoldo, São Luiz Gonzaga, Sapucaia do Sul e Uruguaiana.

Requisitos

Confira as oportunidades ofertadas, bem como os requisitos específicos requeridos para cada especialidade:

  • Engenharia de Minas: Ensino superior completo na área de atuação e inscrição no CREA.
  • Psicologia: Ensino Superior na área de atuação e inscrição no CRP.

Além disso, também é necessário que o candidato seja voluntário, tenha idade a partir de 20 anos e não ter completado 41 anos, ser brasileiro nato, estar em dia com suas obrigações perante o Serviço Militar, ter altura de, no mínimo, 1,60m para candidatos do sexo masculino e 1,55m para candidatas do sexo feminino.

Inscrições

Os interessados em participar da seleção devem efetuar as candidaturas no período de 31 de agosto de 2020 a 18 de setembro do mesmo ano, no endereço eletrônico da 3ª Região Militar, mediante pagamento de taxa no valor de R$ 50,00, de acordo com as orientações do documento.

Aos candidatos que se enquadrem nos critérios estabelecidos pelo edital, há possibilidade de solicitar a isenção do pagamento da taxa de participação no período de 31 de agosto a 11 de setembro de 2020.

Etapas de Avaliação

Os candidatos inscritos serão selecionados por meio de seis etapas, que consistem em avaliação curricular, conferência de documentação presencial/entrevista e inspeção de saúde, exame de aptidão física, escolha das guarnições e seleção complementar. Vale ressaltar que as etapas de apresentação de documentos, entrevistas, inspeção de saúde e exame de aptidão física serão realizadas na cidade de Porto Alegre - RS

O Estágio de Serviço Técnico (EST) se inicia da data da incorporação, conforme o cronograma da seleção, e será realizado em duas fases:

  • 1ª Fase: destinada à absorção de conhecimentos militares relativos à Instrução Individual Básica, com duração de quarenta e cinco dias, em Organização Militar do Exército Brasileiro, a ser designada em data oportuna;
  • 2ª Fase: destinada à aplicação de conhecimentos técnico-profissionais e realizada nas Organizações Militares para as quais os estagiários tenham sido convocados.

Vigência

O prazo de validade da presente seleção se encerra no dia anterior ao início das inscrições para um novo certame, conforme consta no documento oficial, disponibilizado na íntegra em nosso site.

Jornalista: Jéssica Soares
Compartilhe: