Diretoria de Ensino da Marinha anuncia Concurso com mais de 1,2 mil vagas

Inscrições podem ser realizadas em diversas cidades brasileiras.
Terça-feira, 24 de janeiro de 2017 às 11h12
Diretoria de Ensino da Marinha anuncia Concurso com mais de 1,2 mil vagas

A Diretoria de Ensino da Marinha (DEnsM) anuncia que em fevereiro de 2017 estará recebendo inscrições do novo Concurso Público de Admissão às Escolas de Aprendizes-Marinheiros (CPAEAM).

O objetivo é preencher 1.240 vagas, sendo que 248 são reservadas a candidatos que se enquadrem nos itens discriminados no edital disponível em nosso site.

Podem se inscrever homens, que não sejam casados ou não tenham união estável, permanecendo assim durante tudo o período em que estiver sujeito aos regulamentos da Escola; tenham 18 anos completos e menos de 22 anos de idade no primeiro dia do mês de janeiro de 2018, concluído o ensino médio até a data prevista no calendário, e que atendam aos demais requisitos exigidos no edital.

As inscrições custam R$ 30,00 e vão ser recebidas a partir das 8h do dia 1 de fevereiro de 2017 até às 23h59 do dia 6 de março de 2017, mediante preenchimento da ficha disponível nos endereços eletrônicos www.ensino.mar.mil.br ou www.ingressonamarinha.mar.mil.br.

Caso o candidato prefira, pode se inscrever pessoalmente nas OREL localizadas nas cidades de Rio de Janeiro - RJ, São Pedro da Aldeia - RJ, Angra dos Reis - RJ, Nova Friburgo - RJ, Vila Velha - ES, Salvador - BA, Natal - RN, Olinda - PE, Fortaleza - CE, Belém - PA, São Luis - MA, Rio Grande - RS, Porto Alegre - RS, Florianópolis - SC, Ladário - MS, Brasília - DF, São Paulo - SP, Manaus - AM, e Santos - SP.

Os inscritos serão submetidos à Prova Escrita Objetiva, Inspeção de Saúde, Teste de Aptidão Física, Verificação de Dados Biográficos. As datas e horários da primeira etapa serão divulgados posteriormente.

Em 22 de fevereiro de 2018 está previsto para iniciar o Curso de Formação de Marinheiros nas Escolas de Aprendizes-Marinheiros (EAM), sob regime de internato, inteiramente gratuito, com duração de um ano letivo, realizado em um único período escolar de 48 semanas, no qual serão ministradas disciplinas do Ensino Básico e do Ensino Militar-Naval.

Durante esse curso, além de serem proporcionados alimentação, uniforme, assistência médico-odontológica, psicológica, social e religiosa, o Aprendiz-Marinheiro perceberá remuneração atinente à sua graduação, como previsto na Lei de Remuneração dos Militares.

Ao concluir o Curso com aproveitamento, o Grumete - GR prestará juramento à Bandeira, assumindo compromisso de tempo de serviço (Compromisso de Engajamento), por um período de dois anos, contados a partir do dia imediato ao do término do C-FMN.

Após a conclusão do C-FMN, o GR será promovido à graduação de Marinheiro (MN) e, para atender às necessidades dos Setores de Distribuição de Pessoal da Marinha do Brasil, poderá ser designado para servir a bordo de Navio ou Organização Militar (OM) da MB, em todo o território nacional, onde cumprirá um Estágio Inicial (EI) destinado à avaliação do desempenho ao longo do primeiro ano da graduação.

Jornalista: Karina Felício
Compartilhe: