DCT do Exército divulga dois editais para Curso de Formação para Engenheiros Militares

Inscrições serão realizadas até o dia 11 julho deste ano; se atente aos requisitos exigidos
Quinta-feira, 19 de maio de 2022 às 17h30
DCT do Exército divulga dois editais para Curso de Formação para Engenheiros Militares

O Comando do Exército, por meio do Departamento de Ciência e Tecnologia (DCT), divulgou nesta quinta-feira (19), dois editais de Concurso Público, destinados a admissão aos cursos de formação e graduação da ativa e reserva do quadro de engenheiros militares - CFG/ATIVA 2022/2023 e CFG/RESERVA 2022/2023.

Os Cursos de Formação e Graduação são realizados no Instituto Militar de Engenharia (IME), sediados no Rio de Janeiro e possuem a duração de cinco anos e apresenta currículos estruturados para atender à graduação em engenharia militar e à formação do oficial.

Ao todo, foram disponibilizadas 92 vagas, divididas da seguinte forma:

  • CFG/ATIVA 2022/2023: Engenheiros Militares (80).
  • CFG/RESERVA 2022/2023: Engenheiros Militares (12).

Dentro do total de vagas ofertadas há chances aos candidatos que se encontram nas condições específicas dos editais.

Ao ingressar no primeiro ano do IME, o candidato adquire a condição de militar e de aluno do Curso de Formação de Oficiais da Reserva do IME (CFOR/IME), e recebe fardamento, alimentação, assistência médica, dentária, psicológica, alojamento e saldo inicial de R$ 1.334,00.

Ao término do curso, o aluno será incluído no QEM, na forma da legislação em vigor. A ascensão a um grau hierárquico superior se dá por meio de promoção e depende do atendimento de requisitos próprios, podendo chegar até ao posto de General de Divisão.

Requisitos

Para concorrer, é necessário ser brasileiro nato; ser voluntária para o serviço militar, se do sexo feminino; ter concluído ensino médio; estar em dia com as obrigações eleitorais e militares; ter o consentimento dos genitores ou responsável legal, se menor de dezoito anos; não ter sido, anteriormente, desligado do IME, por motivo disciplinar, por ter recebido conceito insuficiente para o oficialato, ou por ter desempenho acadêmico insuficiente (trancamento de matrícula ex officio); não ter sido, nos últimos cinco anos na forma da legislação vigente: responsabilizado por ato lesivo ao patrimônio público de qualquer esfera de governo em processo disciplinar administrativo, do qual não caiba mais recurso, contado o prazo a partir da data do cumprimento da sanção; ou condenado em processo criminal transitado em julgado, contado o prazo a partir da data do cumprimento da pena; não apresentar tatuagens que, nos termos de detalhamento constante de normas do Comando do Exército, faça alusão a ideologias terroristas ou extremistas contrárias às instituições democráticas, a violências, a crimes, a ideias ou a atos libidinosos, a discriminações ou a preconceito de raça, de credo, de sexo ou de origem ou, ainda, a ideias ou a atos ofensivos às Forças Armadas; ter a idade mínima de 16 anos e máxima de 21 ou 22 anos conforme o edital; possuir idoneidade moral, a ser apurada por meio de averiguação da vida pregressa do candidato; ter altura mínima de 1,60 m para os candidatos do sexo masculino e a altura mínima de 1,55 m para o sexo feminino, dentre outros requisitos que constam nos editais.

Procedimentos para participação

Os interessados em participar podem se inscrever via internet, no período de 1º de junho a 11 de julho de 2022, por meio do site do Instituto Militar de Engenharia. É importante pontuar que a taxa de inscrição terá o valor de R$ 140,00 e seu pagamento deverá ser efetuado até o dia 12 de julho de 2022. No entanto, os candidatos que se encontram nas condições específicas dos editais podem solicitar isenção entre os dias 6 a 10 de junho de 2022.

Como forma de classificação, os candidatos serão avaliados mediante cinco etapas:

  • Exame Intelectual (EI);
  • Inspeção de Saúde (IS);
  • Exame de Aptidão Física (EAF);
  • Avaliação Psicológica;
  • Procedimento de Heteroidentificação (PH).

A prova objetiva tem previsão para ser aplicada no dia 25 de setembro de 2022, nas localidades de Rio de Janeiro/RJ; Vila Velha/ES; São Paulo/SP; São José dos Campos/SP; Campinas/SP; Porto Alegre/RS; Santa Maria/RS; Belo Horizonte/MG; Juiz de Fora/MG; Curitiba/PR; Salvador/BA; Recife/PE; Belém/PA; Campo Grande/MS; Fortaleza/CE; Teresina/PI; Brasília/DF; Goiânia/GO e Manaus/AM.

Informações complementares podem ser obtidas por meio dos editais completos disponíveis na íntegra em nosso site.

Jornalista: Lorrayne Rosseti
Compartilhe: