Corpo de Bombeiros Militar - MT dispõe de 100 vagas para brigadistas

Aos aprovados e contratados, a remuneração mensal será de um salário mínimo, correspondente a jornada de trabalho de 40 horas semanais
Terça-feira, 13 de julho de 2021 às 17h44
Corpo de Bombeiros Militar - MT dispõe de 100 vagas para brigadistas

O Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Mato Grosso divulgou nesta terça-feira (13), por meio do Diário Oficial, o edital do Processo Seletivo Simplificado para contratação de brigadistas temporários, a fim de atuarem durante a temporada de incêndios florestais de 2021.

100 vagas distribuídas nos municípios Alto Paraguai (10), Barão de Melgaço (8), Barra do Garças (8), Chapada Guimarães (10), Cuiabá (8), Nobres (10), Novo Santo Antônio (10), Poconé (10), Porto Esperidião (8), Santo Antônio de Leverger (8) e Vila Bela da Santíssima (10). Aos aprovados e contratados, a remuneração mensal será de um salário mínimo, correspondente a jornada de trabalho de 40 horas semanais, em horários, turnos e escalas definidos pelo CBMMT.

Para concorrer a oportunidade, os candidatos devem ser alfabetizados, possuir noções de habilidades e uso de ferramentas agrícolas, além de ter idade ´mínima de 18 anos e no máximo 60 anos, na data do encerramento das inscrições da seleção.

Assim que ocorrer a admissão, o profissional deve executar atividades relacionadas à prevenção e combate a incêndios florestais, tais como monitoramento, prevenção, preparação e combate, além de utilizar adequadamente os Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) e cumprir todas as normas de segurança.

Etapa inicial de participação

De forma gratuita, as inscrições serão aceitas presencialmente, a partir desta terça-feira (13), e serão finalizadas no dia 15 de julho de 2021, das 8h às 12h e das 14h às 18h, nas localidades discriminadas abaixo:

  • Alto do Paraguai: Prefeitura Municipal, localizado na Avenida Presidente Médice, nº 470, Bairro Bela Vista;
  • Barão de Melgaço: Prefeitura Municipal, localizado na Rua Augusto Leverger, nº 2022, Centro;
  • Barra do Garças: Comando Regional Bombeiro Militar IV, localizado na Travessa Marechal Rondon nº 100, Porto Baé;
  • Chapada dos Guimarães: Prefeitura Municipal, localizado na Rua Tiradentes, nº 190;
  • Cuiabá: Batalhão de Emergências Ambientais, situado na Rua Dom Aquino com a Rua Dom Bosco, no Bairro Dom Aquino;
  • Nobres: Prefeitura Municipal, localizado na Rua Henrique Vilagra, nº 1 Jardim Paraná;
  • Novo santo Antônio: Prefeitura Municipal, localizado na, Rua 29 de Setembro, nº 115 - 247;
  • Poconé: 1º Pelotão Independente Bombeiro Militar, localizado na Rua Sílvio Martins, nº 858, Centro;
  • Porto Esperidião: Prefeitura Municipal, localizado na, Rua Arnaldo Jorge leal da Cunha, nº 444, Centro;
  • Santo Antônio de leverger: 2º Pelotão Independente Bombeiro Militar, localizado no Aeroporto Senador Jonas Pinheiro, s/nº;
  • Vila Bela da Santíssima Trindade: Prefeitura Municipal, localizado na Avenida Doutor Mário Corrêa, nº 452.

Ainda na ocasião das inscrições, o candidato deverá entregar os documentos, nos locais relacionais acima, bem como: ficha de inscrição devidamente preenchida em letra formal e legível, ficha de análise curricular juntamente com cópias do diploma, certificados, declarações e comprovante de residência em nome do candidato ou declaração com firma reconhecida em cartório pelo dono do imóvel.

Etapa de participação final

A seleção dos candidatos inscritos será realizada por meio de análise de currículo, de caráter eliminatório e classificatório, bem como Teste de Aptidão Física (TAF) e Teste de Habilidades e Uso de Ferramentas Agrícolas (Thufa), ambos de caráter eliminatório e classificatório.

Vale mencionar que os testes TAF e Thufa são de presença obrigatória e ambos possuem caráter eliminatório e classificatório, desta forma podem realizar os testes o candidato que apresentar atestado médico, comprovando estar apto para realizar atividades físicas, compatíveis com os riscos do cargo, com data não anterior a 30 dias da data de realização dos testes.

Para o TAF, será realizada caminhada equipada com bomba costal pronta para o combate, a fim de avaliar a resistência muscular, aeróbica e ainda a capacidade cardiorrespiratória. Vale acrescentar que a distância percorrida será de 2.400 metros, cumprindo o tempo máximo de 30 minutos para o sexo masculino e 36 para candidatas do sexo feminino.

Segundo o cronograma, a análise dos títulos está prevista para ocorrer entre os dias 16 e 19 de julho de 2021.

O contrato e a validade da seleção será de seis meses, podendo ser prorrogada, desde que haja previsão legal, e os contratos serão regidos pelo regime administrativo especial e serão vinculados ao Regime Geral da Providência por meio do INSS, o qual o candidato deve contribuir obrigatoriamente.

Informações complementares podem ser obtidas por meio do documento oficial que consta em nosso site.

Jornalista: Pamela Bugatti
Compartilhe: