Concurso Público da PM - SP tem edital publicado com 2700 vagas

Profissionais que tenham ensino médio podem se inscrever.
Segunda-feira, 29 de abril de 2019 às 17h50
Concurso Público da PM - SP tem edital publicado com 2700 vagas

A edição do Diário Oficial do Estado de São Paulo traz o edital do Concurso Público da Polícia Militar (PM - SP) com 2.700 vagas para o cargo de Soldado da PM destinadas a candidatos do sexo masculino e feminino.

Podem se inscrever profissionais que tenham idade mínima de 17 anos, máxima de 30, estatura mínima descalço e descoberto de 155 cm se mulher e 160 se homem, concluído o ensino médio ou equivalente, ser habilitado para condução de veículo motorizado entre as categorias "B" e "E".

O candidato ao ingresso poderá apresentar tatuagem, exceto quando: divulgar símbolo ou inscrição ofendendo valores e deveres éticos inerentes aos integrantes da Polícia Militar; fizer alusão a: ideologia terrorista ou extremista contrária às instituições democráticas ou que pregue a violência ou a criminalidade; discriminação ou preconceito de raça, credo, sexo ou origem; ideia ou ato libidinoso; ideia ou ato ofensivo aos direitos humanos.

As inscrições com custo de R$ 50,00 deverão ser realizadas somente pela internet, no site www.vunesp.com.br, no período das 10h00 de 03 de maio de 2019 às 23h59 de 13 de junho de 2019.

No ato da inscrição, o candidato deve selecionar uma das cidades onde pretende realizar os Exames de Conhecimento Partes I e II, optando por um dos seguintes municípios: Araçatuba; Bauru; Campinas; Piracicaba; Presidente Prudente; Ribeirão Preto; Santos; São José do Rio Preto; São José dos Campos; São Paulo; e Sorocaba.

Este Concurso é composto de Exames de Conhecimentos que serão divididos em: Prova Objetiva (Parte I), de caráter eliminatório e classificatório, visa avaliar o conhecimento do candidato para o desempenho das atribuições e versará sobre o conteúdo programático constante no "Anexo B"; Prova Dissertativa (Parte II), de caráter eliminatório e classificatório, visa avaliar a capacidade do candidato de produzir uma redação que atenda ao tema e ao gênero/tipo de texto propostos, além de seu domínio da norma culta da língua portuguesa e dos mecanismos de coesão e coerência textual; Exames de Aptidão Física, de caráter eliminatório, visam avaliar o desempenho físico do candidato, que deverá obedecer aos padrões exigidos para o cargo; Exames de Saúde, de caráter eliminatório, os quais visam avaliar as condições de saúde do candidato; Exames Psicológicos, de caráter eliminatório, visam identificar características de personalidade, aptidão, potencial e adequação do candidato ao perfil psicológico estabelecido para o cargo; Avaliação da Conduta Social, da Reputação e da Idoneidade, de caráter eliminatório, visa à apreciação da conduta social, reputação e idoneidade do candidato, em sua vida pregressa e atual em todos os aspectos da vida em sociedade, quer seja social, moral, profissional, escolar, quanto à compatibilidade para o exercício do cargo; Análise de Documentos, de caráter eliminatório, tem por finalidade analisar os documentos apresentados pelos candidatos para comprovação dos requisitos e condições para ingresso.

Os Exames de Conhecimentos (Partes I e II) devem ser realizados provavelmente no dia 28 de julho de 2019, no período da tarde. A confirmação da data, do horário e das informações sobre local para a realização das provas será divulgada oportunamente.

Ao serem aprovados no certame, os profissionais serão submetidos ao estágio probatório que tem início com o exercício do cargo, que é concomitante com a posse, e se dá na graduação de Soldado PM de 2ª Classe, com duração de 3 anos. O valor da remuneração dos aprovados é de R$ 3.164,58.

Com validade de seis meses, a contar da data da homologação este Concurso poderá, a critério da Administração, ser prorrogado por igual período.

Para obter mais informações acesse em nosso site o edital completo.

Jornalista: Karina Felício
Compartilhe: