Concurso Público da PM - SP tem edital publicado com 2700 vagas

Profissionais que tenham ensino médio podem se inscrever.
Segunda-feira, 29 de abril de 2019 às 17h50
Concurso Público da PM - SP tem edital publicado com 2700 vagas

A edição do Diário Oficial do Estado de São Paulo traz o edital do Concurso Público da Polícia Militar (PM - SP) com 2.700 vagas para o cargo de Soldado da PM destinadas a candidatos do sexo masculino e feminino.

Podem se inscrever profissionais que tenham idade mínima de 17 anos, máxima de 30, estatura mínima descalço e descoberto de 155 cm se mulher e 160 se homem, concluído o ensino médio ou equivalente, ser habilitado para condução de veículo motorizado entre as categorias "B" e "E".

O candidato ao ingresso poderá apresentar tatuagem, exceto quando: divulgar símbolo ou inscrição ofendendo valores e deveres éticos inerentes aos integrantes da Polícia Militar; fizer alusão a: ideologia terrorista ou extremista contrária às instituições democráticas ou que pregue a violência ou a criminalidade; discriminação ou preconceito de raça, credo, sexo ou origem; ideia ou ato libidinoso; ideia ou ato ofensivo aos direitos humanos.

As inscrições com custo de R$ 50,00 deverão ser realizadas somente pela internet, no site www.vunesp.com.br, no período das 10h00 de 3 de maio de 2019 às 23h59 de 13 de junho de 2019.

No ato da inscrição, o candidato deve selecionar uma das cidades onde pretende realizar os Exames de Conhecimento Partes I e II, optando por um dos seguintes municípios: Araçatuba; Bauru; Campinas; Piracicaba; Presidente Prudente; Ribeirão Preto; Santos; São José do Rio Preto; São José dos Campos; São Paulo; e Sorocaba.

Este Concurso é composto de Exames de Conhecimentos que serão divididos em: Prova Objetiva (Parte I), de caráter eliminatório e classificatório, visa avaliar o conhecimento do candidato para o desempenho das atribuições e versará sobre o conteúdo programático constante no "Anexo B"; Prova Dissertativa (Parte II), de caráter eliminatório e classificatório, visa avaliar a capacidade do candidato de produzir uma redação que atenda ao tema e ao gênero/tipo de texto propostos, além de seu domínio da norma culta da língua portuguesa e dos mecanismos de coesão e coerência textual; Exames de Aptidão Física, de caráter eliminatório, visam avaliar o desempenho físico do candidato, que deverá obedecer aos padrões exigidos para o cargo; Exames de Saúde, de caráter eliminatório, os quais visam avaliar as condições de saúde do candidato; Exames Psicológicos, de caráter eliminatório, visam identificar características de personalidade, aptidão, potencial e adequação do candidato ao perfil psicológico estabelecido para o cargo; Avaliação da Conduta Social, da Reputação e da Idoneidade, de caráter eliminatório, visa à apreciação da conduta social, reputação e idoneidade do candidato, em sua vida pregressa e atual em todos os aspectos da vida em sociedade, quer seja social, moral, profissional, escolar, quanto à compatibilidade para o exercício do cargo; Análise de Documentos, de caráter eliminatório, tem por finalidade analisar os documentos apresentados pelos candidatos para comprovação dos requisitos e condições para ingresso.

Os Exames de Conhecimentos (Partes I e II) devem ser realizados provavelmente no dia 28 de julho de 2019, no período da tarde. A confirmação da data, do horário e das informações sobre local para a realização das provas será divulgada oportunamente.

Ao serem aprovados no certame, os profissionais serão submetidos ao estágio probatório que tem início com o exercício do cargo, que é concomitante com a posse, e se dá na graduação de Soldado PM de 2ª Classe, com duração de 3 anos. O valor da remuneração dos aprovados é de R$ 3.164,58.

Com validade de seis meses, a contar da data da homologação este Concurso poderá, a critério da Administração, ser prorrogado por igual período.

Para obter mais informações acesse em nosso site o edital completo.

Jornalista: Karina Felício
Compartilhe: