Aeronáutica do Brasil oferece 215 vagas para Curso de Cadetes de nível Médio

Segunda-feira, 24 de maio de 2010 às 14h25
Aeronáutica do Brasil oferece 215 vagas para Curso de Cadetes de nível Médio

O Departamento de Ensino da Aeronáutica, torna pública as inscrições participação no Exame de Admissão ao Curso Preparatório de Cadetes do Ar do ano de 2011 (EA CPCAR 2011).

Este Exame de Admissão será regido por estas Instruções e sua execução será de responsabilidade da EPCAR com apoio dos SERENS, das Organizações Militares de Apoio (OMAP), do Instituto de Psicologia da Aeronáutica (IPA), da Comissão de Desportos da Aeronáutica (CDA), da Diretoria de Saúde da Aeronáutica (DIRSA) e demais órgãos do Comando da Aeronáutica que tenham algum envolvimento com as atividades de Admissão e Seleção.

Sobre as inscrições:

  • O sistema de inscrição via Internet estará disponível na página da EPCAR (www.epcar.aer.mil.br) e na página oficial do Comando da Aeronáutica (www.fab.mil.br) e poderá ser utilizado pelos candidatos somente durante o período de inscrição estabelecido no Calendário de Eventos, no período de 10 de junho de 2010 a 7 de julho de 2010.

O valor da taxa de inscrição para o EA CPCAR 2011 é de R$ 50,00, devendo ser efetuado até a data do vencimento.

  • Serão oferecidas 215 vagas para cargos de nível Médio.

O CPCAR, realizado na Escola Preparatória de Cadetes do Ar (EPCAR), em Barbacena-MG, tem duração de três anos e é equivalente ao Ensino Médio regular do Sistema Nacional de Ensino. O curso abrange instruções nos campos Geral e Militar e é ministrado sob o regime de internato.

A instrução ministrada no campo Militar tem o objetivo de fazer o aluno conhecer e adaptar-se à vida castrense, valorizando a carreira militar e estimulando a motivação aos ideais da Força Aérea Brasileira, educando para atitudes compatíveis à condição de Aluno da EPCAR, pautando sua conduta de acordo com os regulamentos e as diretrizes vigentes.

Durante o curso, o aluno estará sujeito ao regime escolar da EPCAR e fará jus à remuneração fixada em lei, de acordo com a sua graduação. Ao Aluno da EPCAR é também assegurada alimentação, alojamento, fardamento, assistência médico-hospitalar e dentária. O Aluno da EPCAR, na condição de Praça Especial, não poderá constituir dependentes nem estender o benefício da assistência médico-hospitalar e dentária a outros.

Sobre a realização das Provas:

O exame de admissão será constituído das seguintes etapas:

a) Exame de Escolaridade;

b) Inspeção de Saúde (INSPSAU);

c) Exame de Aptidão Psicológica (EAP); e

d) Teste de Avaliação do Condicionamento Físico (TACF).

Todas as etapas, à exceção da Prova de Títulos, terão caráter eliminatório, sendo que os exames de escolaridade e de conhecimentos especializados terão, também, caráter classificatório.

  • As provas terão início às 9h30 (horário de Brasília) e duração de 4 horas, no dia 22 de agosto de 2010, em 16 cidades brasileiras.

Estará habilitado à matrícula no CPCAR 2011 o candidato que atender a todas as condições a seguir:

a) ter sido aprovado no Exame de Admissão, em todas as fases previstas no certame, e selecionado pela JEA;

b) ter cumprido todas as condições previstas para inscrição no processo seletivo deste Exame de Admissão; e

c) apresentar-se na respectiva OMAP, na data prevista para a Concentração Final, portando o original e as cópias, para conferência, dos documentos.

O prazo de validade do Exame expirar-se-á sete dias corridos após a data prevista para a matrícula.

Compartilhe: