Aeronáutica abre inscrições para o Exame de Admissão ao Curso Preparatório de Cadetes do Ar do ano de 2018

Ao todo, serão selecionados 180 jovens para o Curso, que se inicia em 2018, em Barbacena - MG.
Quinta-feira, 23 de março de 2017 às 09h39
Aeronáutica abre inscrições para o Exame de Admissão ao Curso Preparatório de Cadetes do Ar do ano de 2018

O Departamento de Ensino da Aeronáutica abre inscrições para o Exame de Admissão ao Curso Preparatório de Cadetes do Ar do ano de 2018 (EA CPCAR 2018) que visa o preenchimento de 180 vagas, sendo 160 delas destinadas a homens e 20 para mulheres.

O Curso, ministrado pela Escola Preparatória de Cadetes do Ar, em Barbacena - MG, terá duração de três anos, sendo equivalente ao Ensino Médio regular do Sistema Nacional e Ensino, e abrange instruções nos Campos Geral e Militar. Seu objetivo é preparar jovens para o ingresso no Curso de Formação de Oficiais Aviadores da Academia da Força Aérea AFA, em Pirassununga - SP.

As inscrições devem ser feitas do dia 19 de abril ao dia 9 de maio, até às 15h do último dia (horário de Brasília), por meio de preenchimento do Formulário de Solicitação de Inscrição (FSI), através do site ingresso.afaepcar.aer.mil.br. No momento da solicitação de inscrição, o candidato deverá indicar a localidade da OMAP onde deseja realizar as Provas Escritas do Exame. A taxa de inscrição será cobrada no valor de R$ 60,00.

Já no caso dos menores de idade, além das orientações anteriores, é necessário a autorização impressa e preenchida mediante aposição da assinatura do responsável legal, com reconhecimento de firma em cartório, autorizando a participação do candidato no Processo Seletivo e sua matrícula.

A avaliação dos concorrentes constará de Provas Escrita, de caráter classificatório e Eliminatório; Inspeção de Saúde (INSPSAU), Exame de Aptidão Psicológica (EAP), Teste de Avaliação do Condicionamento Físico (TACF) e Validação Documental, ambas de caráter exclusivamente eliminatório. Em nosso site você pode Adquirir a Apostila Digital específica deste Concurso.

As provas Escritas serão realizadas nas cidades Belém - PA, Recife - PE, Natal - RN, Salvador - BA, Rio de Janeiro - RJ, Belo Horizonte - MG, Barbacema - MG, São Paulo - SP, Pirassununga - SP, Campo Grande - MS, Curitiba - PR, Porto Alegre - RS, Brasília - DF, Manaus - AM, Boa Vista - RR e Porto Velo - RO. Já as outras etapas ocorrerão nos municípios de Belém, Recife, Rio de Janeiro, São Paulo, Canoas, Brasília e Manaus.

O não comparecimento do inscrito nos locais dos eventos dentro dos prazos fixados no Calendário de Eventos (ou divulgado pelo Presidente da Comissão Fiscalizadora ou na página eletrônica do Exame, implicará sua falta e, assim, em sua exclusão.

Vale lembrar que, o aluno que concluir com aproveitamento o CPCAR, segundo o Plano de Avaliação, fará jus aos certificados de conclusão do Ensino Médio e do próprio curso.

Os Alunos concludentes, com aproveitamento e que venham a ser considerados aptos, poderão concorrer ao número de vagas previsto à matrícula no primeiro ano do Curso de Formação de Oficiais Aviadores (CFOAV) da Academia da Força Aérea (AFA), conforme edital de abertura completo em nosso site.

Jornalista: Gabriel Rabello Lanza
Compartilhe: