30 vagas para a Escola Naval da Marinha

Quarta-feira, 11 de maio de 2011 às 11h08
30 vagas para a Escola Naval da Marinha

A Diretoria de Ensino da Marinha (DEnsM), divulgou a abertura de processo seletivo para o ingresso de alunos nos Cursos de Graduação da Escola Naval (EN), destinados à formação de Oficiais para o Corpo da Armada (CA), Corpo de Fuzileiros Navais (CFN) e para o Corpo de Intendentes da Marinha (CIM). Serão 30 vagas destinadas a candidatos do sexo masculino, maiores de 18 anos e menores de 23, solteiros e sem união estável e com Ensino Médio completo (ou em fase de conclusão).

Durante os cursos, sob regime de internato, os aprovados receberão conhecimentos sobre a área de Ciências Navais, com ensino estruturado em um Ciclo Escolar (quatro anos letivos, com um Período de Verão e um Período Acadêmico, cada) e um Ciclo Pós-Escolar (um ano letivo dividido em três etapas).

Serão propiciados aos alunos uniforme, alimentação, vencimentos e assistência médico-odontológica, psicológica, social e religiosa.

Para inscrever-se, o interessado deverá acessar o site www.ensino.mar.mil.br entre os dias 30 de maio e 28 de junho de 2011, às 23h59min. Haverá, também, a possibilidade de cadastrar-se nas Organizações Militares da Marinha Responsáveis pela Divulgação (ORDI), das 8h30min às 16h30min (verificar edital completo). A taxa será de R$ 55,00.

Os concorrentes serão avaliados por meio de prova escrita objetiva de Matemática e Física (24 de setembro às 10h15min), Língua Portuguesa e Inglês e prova de expressão escrita (25 de setembro às 10h15min); verificação de Dados Biográficos (VDB), seleção psicofísica - SP (14 de novembro a 2 de dezembro) e teste de suficiência física - TSF (28 de novembro a 16 de dezembro de 2012). O resultado final será divulgado a partir de 20 de dezembro de 2012.

Sobre o Ciclo Escolar - Durante o Período de Verão será realizado o Estágio de Adaptação para os Aspirantes do 1º ano, o Estágio de Sobrevivência no Mar, o Estágio de Sobrevivência na selva e outros para os Aspirantes do 2º ano e Viagens de Instrução para os Aspirantes do 3º ano.

Já no Período Acadêmico serão realizadas atividades de ensino, treinamento físico e formação militar-naval.

Ao iniciar o 3º ano o aluno deverá realizar a escolha de Corpo (de Armada, de Fuzileiros Navais ou de Intendentes da Marinha) e de Habilitação dentro do Corpo (Mecânica, Eletrônica ou Sistemas de Armas; Administração) de acordo com sua ordem de classificação obtida no 2º ano letivo.

Ciclo Pós-Escolar (CPE) - Só participarão deste ciclo, Aspirantes que concluírem o Ciclo Escolar e forem declarados Guardas-Marinha (GM).

Durante o ano letivo, os GM passarão por aprendizagem prática e instrução em Centros de Instrução e Adestramento - 1ª fase; complemento da formação diversificada em Mecânica, Eletrônica sistemas de Armas, Guerra Anfíbia e Administração - 2ª fase; e complemento dos conhecimento militar-naval no Navio-Escola - última etapa.

A conclusão do CPE corresponde à graduação em Ciências Navais, e o GM passa à nomeação de Segundo-Tenente.

Saiba mais - Para mais informações sobre a Escola Naval (EN), o candidato poderá acessar o endereço eletrônico da Marinha, no link Ingresso na Marinha - Como Ingressar.

Compartilhe: