25 vagas para Oficiais Engenheiros na Aeronáutica do Brasil

Segunda-feira, 22 de junho de 2009 às 09h15
25 vagas para Oficiais Engenheiros na Aeronáutica do Brasil

O Departamento de Ensino da Aeronáutica do Brasil, torna pública a realização do Exame de Admissão ao Estágio de Adaptação de Oficiais Engenheiros da Aeronáutica do ano de 2010 (IE/EA EAOEAR 2010), destinado a suprir às necessidades do Comando da Aeronáutica de Oficiais Engenheiros para o exercício de funções técnicas e administrativas, nas especialidades profissionais de seu interesse, em suas Organizações Militares (OM).

O Exame de Admissão estará sob a responsabilidade do Centro de Instrução e Adaptação da Aeronáutica - CIAAR - Divisão de Concursos - Avenida Santa Rosa, nº 10 - Pampulha - Belo Horizonte-MG - CEP: 31.270-750 - TEL: (31) 4009-5066, 4009-5068 - FAX: (31) 4009-5002.

Sobre as inscrições:

  • O sistema de inscrição estará disponível na página oficial do Comando da Aeronáutica na Internet (www.fab.mil.br) e na página do CIAAR (www.ciaar.com.br) e poderá ser utilizado pelos candidatos a partir das 110h00 do dia 17 de junho até às 15h00 do dia 3 de julho de 2009 (horário de Brasília).

O sistema conduzirá o candidato ao preenchimento interativo do Formulário de Solicitação de Inscrição (FSI), com a inserção de seus dados cadastrais, ao final do qual será solicitada a impressão do formulário e do respectivo boleto bancário, que identificará a inscrição e o candidato.

O valor da taxa de inscrição para o EA EAOEAR 2010 é de R$ 85,00.

Os cargos oferecidos são os seguintes:

  • Nível Superior: Engenharia Civil (CIV) (12), Engenharia Elétrica (ELT) (7), Engenharia Eletrônica (ELN) (3), Engenharia Mecânica (MEC) (3).

Sobre a realização das Provas:

O exame de admissão será constituído das seguintes etapas:

a) Exame de escolaridade de caráter eliminatório e classificatório;

b) Exame de conhecimentos especializados de caráter eliminatório e classificatório;

c) Prova de Títulos de caráter classificatório;

d) Inspeção de Saúde (INSPSAU) de caráter eliminatório e classificatório;

e) Exame de Aptidão Psicológica (EAP) de caráter eliminatório e classificatório; e

f) Teste de Avaliação do Condicionamento Físico (TACF) de caráter eliminatório e classificatório.

O exame de escolaridade será realizado por meio de duas Provas Escritas de Língua Portuguesa, constando a primeira prova de questões sobre Gramática e Interpretação de texto e a segunda prova de uma Redação.

  • As provas terão início às 10h00 (horário de Brasília) e duração de 4 horas no dia 9 de agosto de 2009.
  • Os títulos deverão ser apresentados por ocasião da Concentração Intermediária, no dia 26 de outubro de 2009, no horário das 9h00 às 11h00 (horário local).

Para acompanhamento das demais fases do processo seletivo, os candidatos poderão obter informações junto aos Serviços Regionais de Ensino (SERENS), órgãos do COMAER que possuem vínculo sistêmico com o DEPENS, e junto ao Centro de Instrução e Adaptação da Aeronáutica (CIAAR), por intermédio dos telefones.

O Estágio de Adaptação de Oficiais Engenheiros da Aeronáutica (EAOEAR), previsto na Lei nº 6.165 de 09 de dezembro de 1974, regulamentado pelo Decreto 76.323, de 22 de dezembro de 1975, ministrado no Centro de Instrução e Adaptação da Aeronáutica (CIAAR), em Belo Horizonte-MG, tem a duração de 18 semanas e abrange instruções no Campo Militar e no Campo Técnico-Especializado.

O prazo de validade do Exame expirar-se-á sete dias corridos após a data prevista para a matrícula.

Compartilhe: