No final de outubro a empresa Alupar Investimento, vencedora do leilão para construção da Usina Hidrelétrica Ferreira Gomes (UHE), dará início a chamada de emprego para contratação de trabalhadores que vão atuar na execução da obra. Inicialmente, 221 profissionais (Pedreiros, Carpinteiros, Armadores, Soldadores, Mecânicos, Motoristas, Operadores, entre outros) serão chamados para trabalhar no canteiro de obras e na ensecadeira (desvio do rio).
Para a convocação dos trabalhadores, o Sistema Nacional de Emprego (SINE) está implantando em Ferreira Gomes e no município vizinho, Porto Grande, Sistemas Municipais de Emprego (SIMES). Será um em cada localidade para cadastro dos profissionais que, posteriormente, serão selecionados pela ALUPAR - a empresa fará a escolha dos trabalhadores. No total, 2,5 mil empregos diretos e cerca de 7 mil indiretos serão gerados com a construção da hidrelétrica no Estado.
Segundo informou a gerente-geral do Sine no Amapá, Socorro Lacerda, os espaços onde funcionarão os SIMES já estão sendo reformados. O Governo do Amapá, por meio do Sine, entra com a infraestrutura do local. Prefeituras de ambas as localidades serão responsáveis pela manutenção dos prédios e disponibilização de servidores municipais para atuarem nos centros.
"Já nos reunimos com os prefeitos de Ferreira Gomes e de Porto Grande. Acordamos a implantação dos SIMES. Agora só falta a assinatura do termo de compromisso que estaremos levando aos municípios dentro dos próximos dias", falou Lacerda.
A gerente-geral do Sine no Amapá acredita que as quase dez mil vagas de empregos que vão abrir a partir do início das obras da UHE serão preenchidas por trabalhadores das duas localidades em questão (Porto Grande e Ferreira Gomes). "Existem muitos profissionais nesses municípios", revelou.
Contudo, se faltar mão de obra nas regiões envolvidas no processo de instalação da hidrelétrica, é possível que trabalhadores de outras localidades do Estado sejam contratados. Os profissionais que almejam vaga nesse empreendimento devem inscrever-se em um dos SIMES, de Porto Grande ou de Ferreira Gomes. A previsão de inauguração dos centros é para o início de outubro.
Fonte: www.ap.gov.br































