A Prefeitura de São José dos Pinhais, Estado do Paraná, realiza, nesta sexta-feira (10), um mutirão para ofertar cerca de 600 vagas no mercado de trabalho exclusivas para pessoas com deficiência. Cerca de 100 empresas estarão representadas no evento para, em parceria com a Agência do Trabalhador, permitir o encaminhamento dos interessados para entrevistas e processos de seleção. O mutirão acontece no Ginásio Ney Braga, em São José dos Pinhais, das 9h00 às 17h00.
"Do último mutirão para pessoas com deficiência, realizado em dezembro do ano passado, para este ano, o número de vagas dobrou, o que mostra que cada vez mais essas pessoas estão tendo a oportunidade de se inserir no mercado de trabalho e conquistar a independência financeira", comenta o secretário municipal de Trabalho e Emprego.
As vagas ofertadas abrangem trabalho em áreas administrativa e de cobrança em empresas do ramo Alimentício, Automobilístico e de Serviços como Telemarketing. Segundo o responsável pelo Programa de Apoio à Pessoa com Deficiência em São José dos Pinhais, os interessados devem trazer a carteira de trabalho e podem ser de qualquer cidade da região.
A Agência do Trabalhador de São José dos Pinhais oferece também cursos de qualificação, que ajudam a garantir uma boa colocação no mercado de trabalho. "Desde o início do Programa muitos conseguiram emprego por aqui. E esse número pode ser maior, caso as pessoas procurem a Agência e efetivem seu cadastro. A qualificação profissional também é importante, pois muitas vagas não são preenchidas por exigirem nível superior, curso de informática e inglês", explica o responsável pelo programa.
O Mutirão de Emprego para Pessoas com Deficiência, ocorrerá no Ginásio Ney Braga, em São José dos Pinhais, no dia 10 de dezembro (sexta-feira), das 9h00 às 17h00, tendo como requisito, pessoas com qualquer deficiência devem levar a Carteira de Trabalho. Não há restrições para a cidade onde moram.
A lei de cotas para portadores de necessidades especiais cria a obrigatoriedade para as empresas de contratação de pessoas com deficiência e de reabilitados. Confira:
- de 100 até 200 empregados - 2%
- de 201 até 500 empregados - 3%
- de 501 até 1000 empregados - 4%
- mais de 1000 empregados - 5%
O Ministério Público do Trabalho é órgão responsável pela fiscalização do cumprimento da lei. "O MP tem cobrado com muito rigor das empresas a contratação de pessoas com deficiência, mas as empresas já estão se conscientizando e buscando esses profissionais", conclui o responsável pelo programa.
Observação: As vagas poderão sofrer alteração sem aviso prévio.
Fonte: www.sjp.pr.gov.br































