Fisioterapia

1.
QPCI52718 Fisioterapia Ano: 2019 Banca: FUNDATEC Órgão: Pref. Vila Lângaro/RS

A amputação é um dos procedimentos cirúrgicos mais antigos descritos. Relacione a Coluna 1 à Coluna 2, considerando as principais causas que levam um paciente à amputação.

Coluna 1
  1. Doenças vasculares periféricas.
  2. Traumas.
  3. Tumores osteomusculares.
  4. Causas congênitas.
  5. Infecções.

Coluna 2
( )Estão entre os tipos mais comuns de amputação de MMII em pacientes jovens e do gênero masculino e de MMSS em todas as faixas etárias e gêneros.
( )Constituem a causa mais comum de amputação em crianças nos países desenvolvidos.
( )Casos que não respondem ao debridamento e aos antibióticos podem necessitar de amputação para tratamento.
( )Constituem a causa mais comum de amputação, principalmente em indivíduos de 50 a 75 anos de idade, sendo mais da metade dos pacientes portadores de diabetes melito.
( )No que tange à epidemiologia, cerca de 13.000 norte-americanos, em 2005, apresentaram um MMII amputado por sua causa.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
2.
QPCI91470 Fisioterapia Ano: 2018 Banca: UNILAVRAS Órgão: Pref. Itambé do Mato Dentro/MG

O transporte mucociliar nas vias aéreas é um mecanismo eficiente na remoção das secreções normais produzidas diariamente no trato respiratório. São situações que podem afetar negativamente a ação do transporte mucociliar, exceto:
3.
QPCI130840 Fisioterapia Ano: 2020 Banca: IBADE Órgão: IAPEN/AC

Durante a utilização de ventilação não invasiva (VNI), faz se necessário o monitoramento de alguns parâmetros. De acordo com a recomendação da AMIB (Associação de Medicina Intensiva Brasileira), os parâmetros a serem monitorizados são:
4.
QPCI163861 Fisioterapia Ano: 2020 Banca: CPCON/UEPB Órgão: Pref. Pirpirituba/ PB

As doenças do manguito rotador podem desenvolver apenas tendinite ou evoluírem para rupturas de tendão. Alguns testes são capazes de identificar qual o músculo que se apresenta com tendinite ou mesmo rompido parcial ou totalmente. A manobra de Neiser que realiza elevação do membro acometido com pronação do antebraço identifica lesões em que músculo?
5.
QPCI169136 Fisioterapia Ano: 2019 Banca: CETREDE Órgão: Pref. Juazeiro do Norte/CE

Uma infeção respiratória ocorre quando uma parte do aparelho respiratório é infetada por um microrganismo que pode ser um vírus, uma bactéria, um fungo ou um parasita. As manifestações da infeção irão depender da área do aparelho respiratório atingida, como o nariz (rinite); seios perinasais(sinusite); faringe (faringite); laringe (laringite); brônquios(bronquite, bronquiectasias); pulmão (pneumonias) e pleura(pleurite).

Sobre a objetivos da fisioterapia nas pneumonias,marque a alternativa INCORRETA.
6.
QPCI184180 Fisioterapia Ano: 2019 Banca: CRESCER CONSULTORIAS Órgão: Pref. Nossa Senhora dos Remédios/PI

As redes de neurônios que descendem do cérebro para a medula, dividem-se em grupos definidos como superiores e inferiores. Cada um desses grupos de neurônios transmitem parte da informação motora vinda dos centros superiores e, quando lesados, produz sintomas singulares.

Qual é o sinal clássico de um paciente com lesão de neurônio motor inferior?
7.
QPCI200858 Fisioterapia Ano: 2019 Banca: INSTITUTO CONSULPLAN Órgão: Pref. Pitangueiras/SP

Considerando as doenças raras frente ao SUS, analise as afirmativas a seguir

  1. O custeio dos procedimentos para fins de diagnósticosem doenças raras é efetuado por meio do Fundo de Ações Estratégicas e Compensação (FAEC) e é repassado aos Estados, Distrito Federal e Municípios a partir da publicação da Portaria de Habilitação dos Serviços e/ou Serviços e Produção dos respectivos procedimentos no Sistema de Informação Ambulatorial(SIA/SUS).
  2. As doenças raras não têm cura. Em geral são crônicas, progressivas, degenerativas e podem levar à morte. Portanto, são tratadas apenas na Atenção Básica.
  3. O SUS não fornece medicamentos para tais doenças, pois o número de fármacos para as doenças raras representam uma pequena fração no mercado.
  4. A Política Nacional de Atenção Integral às Pessoas com Doenças Raras foi organizada na forma de eixos estruturantes, que permitem classificar as doenças raras de acordo com suas características comuns, coma finalidade de maximizar os benefícios aos usuários.

Estão corretas as afirmativas
8.
QPCI200863 Fisioterapia Ano: 2019 Banca: INSTITUTO CONSULPLAN Órgão: Pref. Pitangueiras/SP

Compete à direção nacional do Sistema Único de Saúde(SUS):
9.
QPCI227700 Fisioterapia Ano: 2021 Banca: FUNDATEC Órgão: Pref. Porto Alegre/RS

A avaliação do estado funcional do indivíduo com doença neurológica é essencial para o planejamento da intervenção fisioterapêutica adequada e para a determinação do impacto dessa intervenção. A avaliação fisioterapêutica requer instrumentos e medidas apropriados. Qual o teste funcional que utiliza a escala de habilidade funcional modificada?
10.
QPCI231111 Fisioterapia Ano: 2021 Banca: AOCP Órgão: Pref. João Pessoa/PB

Paciente do sexo masculino, 85 anos, tem diagnóstico de DPOC e, no momento, também foi diagnosticado com Síndrome da Angústia Respiratória Aguda (SARA). Assinale a alternativa que apresenta a possível graduação da SARA do paciente, se for levada em consideração a sua relaçãoPaO2 / FiO2 que, no momento, está em 280.