Fisioterapia

1.
QPCI91468 Fisioterapia Ano: 2018 Banca: UNILAVRAS Órgão: Pref. Itambé do Mato Dentro/MG

Sobre a fase I da reabilitação cardíaca no paciente pós-infarto agudo do miocárdio (IAM), assinale a alternativa incorreta.
2.
QPCI109058 Fisioterapia Ano: 2020 Banca: FUNDATEC Órgão: Pref. Bagé/RS

A Lei nº 8.142/1990 trata da alocação dos recursos do Fundo Nacional de Saúde, do repasse de forma regular e automática para os Municípios, Estados e Distrito Federal. Para o recebimento desses recursos, Municípios, Estados e Distrito Federal devem contar com:

  1. Fundo de Saúde.
  2. Conselho de Saúde.
  3. Plano de Saúde.
  4. Relatório de Gestão.
Quais estão corretas?
3.
QPCI130825 Fisioterapia Ano: 2020 Banca: IBADE Órgão: IAPEN/AC

De acordo com a quadro clínico da doença de Parkinson. Quais os sinais e sintomas motores que caracterizam a doença?
4.
QPCI200852 Fisioterapia Ano: 2019 Banca: INSTITUTO CONSULPLAN Órgão: Pref. Pitangueiras/SP

Considerando as disposições sobre a ascensão, contidas no Estatuto dos Servidores do Município de Pitangueiras, é correto afirmar que:
5.
QPCI200868 Fisioterapia Ano: 2019 Banca: INSTITUTO CONSULPLAN Órgão: Pref. Pitangueiras/SP

A definição de distúrbio, incapacidade e déficit, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), proporciona uma estrutura para compreender o impacto das doenças sobrea independência pessoal e a integração à sociedade. Estes critérios ajudam a identificar os pacientes que podem se beneficiar da reabilitação. Sobre tais definições, analise asafirmativas a seguir.

  1. Distúrbio: no contexto da experiência de saúde, um distúrbio é qualquer perda ou anormalidade da estruturana função psicológica, fisiológica ou anatômica.
  2. Incapacidade: no contexto da experiência de saúde, uma incapacidade é qualquer restrição ou ausência (decorrente de um distúrbio) na capacidade de executar uma atividade de maneira ou na faixa considerada normal para um ser humano.
  3. Déficit: no contexto da experiência de saúde, um déficit é uma desvantagem para um dado indivíduo, de corrente de um distúrbio ou uma incapacidade, que limita ou impede o desempenho de um papel que é normal (dependendo da idade, sexo, fatores sociais e culturais) para aquele indivíduo.

Estão corretas as afirmativas
6.
QPCI232834 Fisioterapia Ano: 2021 Banca: FEPESE Órgão: SGA - Pref. Camboriú/SC

Analise as afirmativas abaixo a respeito do Código de Ética e Deontologia da Fisioterapia, a Resolução COFFITO no 424, de 8 de Julho de 2013.

  1. É proibido ao fisioterapeuta deixar de comunicar formalmente à instituição onde trabalha da necessidade de registro no Conselho Regional de Fisioterapia e de Terapia Ocupacional da circunscrição, salvo nos casos das empresas legalmente desobrigadas de tal registro.
  2. O fisioterapeuta deve ser pontual no cumprimento das obrigações pecuniárias inerentes ao exercício da Fisioterapia.
  3. É permitido ao fisioterapeuta promover ou participar de atividade de ensino ou pesquisa que não esteja de acordo com as normas reguladoras da ética em pesquisa, desde que o mesmo assuma a responsabilidade sobre tal.
  4. Para seu resguardo, é permitido ao fisioterapeuta omitir sua titulação profissional sempre que se anunciar em eventos científicos, anúncio profissional e outros.
  5. O fisioterapeuta deve empenhar-se na melhoria das condições da assistência fisioterapêutica e nos padrões de qualidade dos serviços de Fisioterapia, no que concerne às políticas públicas, à educação sanitária e às respectivas legislações.

Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.
7.
QPCI246010 Fisioterapia Ano: 2021 Banca: GS ASSESSORIA E CONSULTORIA Órgão: Pref. Saltinho/SC

Acerca da FISIOTERAPIA NO PRÉ E PÓS OPERATÓRIO DE CIRURGIASTORÁXICAS marque V ou F e assinale a alternativa correta:

( ) 
A cirurgia torácica não-cardíaca abrange o tratamento das doenças que afetam os órgãos da cavidade torácica e pode ser utilizada, também, como via de acesso ao abdome.
( ) A fisioterapia deve começar no pré-operatório através do conhecimento da história clínica e exame físico, identificando os fatores de risco e o planejamento do pós-operatório, o que reduz significativamente a evolução desfavorável, devido às complicações pulmonares.
( ) A reabilitação é um componente essencial antes do transplante pulmonar, cirurgiã redutora de volume, ressecção pulmonar e qualquer outra cirurgia torácica eletiva.
( ) Reabilitar o paciente, de forma parcial ou total, e possibilitar a continuidade do cuidado com intervenções terapêuticas que permitam o reestabelecimento de suas funções e atividades, promovendo autonomia e independência funcional, bem como a recuperação de suas sequelas.
( ) Avaliar, de forma global, por meio de atuação interdisciplinar, as necessidades do paciente, considerando sua situação de dependência e os seus objetivos de funcionalidade e autonomia definidos periodicamente.
8.
QPCI265945 Fisioterapia Ano: 2021 Banca: AVANÇASP Órgão: Pref. Vinhedo/SP

No que se refere à modalidade de corrida em piscina profunda, utilizada em pacientes com artrite reumatoide, assinale a alternativa correta.
9.
QPCI269779 Fisioterapia Ano: 2021 Banca: FGV Órgão: FUNSAÚDE/CE

A insuficiência cardíaca congestiva (ICC) é definida como consequência da incapacidade dos ventrículos em bombear quantidades adequadas de sangue para manter as necessidades periféricas do organismo, ou seja, implica em incapacidade do sistema circulatório prover oxigênio e demais nutrientes em proporção adequada à demanda metabólica. Durante a aplicação de ventilação não-invasiva (VNI) para o edema agudo de pulmão (EAP) de origem cardiogênica, os efeitos da pressão positiva levam
10.
QPCI270124 Fisioterapia Ano: 2021 Banca: FGV Órgão: FUNSAÚDE/CE

Lactente, 2 meses de vida, pesando 5,0 kg. Foi internado na UTI e submetido à ventilação mecânica pulmonar após choque séptico de origem pulmonar. A gasometria apresenta: pH: 7,1, PaCO2:110 mmHg, PaO2: 150 mmHg, HCO3: 32.0mmol/L, BE:3.2mmol*L,SpO2: 100%. Paciente não teve sucesso na ventilação mecânica convencional sendo instalada a ventilação oscilatória de alta frequência (VOAF).
Assinale a opção que indica o distúrbio da gasometria e o ajuste necessário na VOAF para resolução desta alteração gasométrica, respectivamente.