Fisioterapia

1.
QPCI23355 Fisioterapia Ano: 2019 Banca: AGIRH Órgão: Pref. Cachoeira Paulista/SP

Sobre a ventilação não invasiva com pressão positiva (VNIPP), assinale a alternativa INCORRETA:
2.
QPCI52725 Fisioterapia Ano: 2019 Banca: FUNDATEC Órgão: Pref. Vila Lângaro/RS

Assinale V, se verdadeiro, ou F, se falso, no que se refere às técnicas de tratamento da hemiparesia do membro superior em pacientes pós-acidente vascular encefálico.

( )No treino orientado à tarefa, a prática de atividades funcionais é realizada em um contexto real, a fim de ajudar os pacientes a adquirir estratégias de controle para solucionar problemas motores.
( )A natureza complexa do membro superior, principalmente a mão, que requer a coordenação de vários músculos e segmentos, e a natureza da lesão em si podem ser fatores significativos para a maior dificuldade de recuperação no membro superior.
( )O alcance bilateral em indivíduos pós-acidente vascular encefálico é mais lento e não sincronizado, e o balanço bilateral dos braços é comprometido.
( )Para poder realizar a técnica de contensão induzida, o paciente necessita de pelo menos 20 graus de extensão de punho e 10 graus de extensão de dedos, restringindo o uso dessa abordagem de tratamento a pacientes menos comprometidos.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
3.
QPCI77438 Fisioterapia Ano: 2019 Banca: FUNDATEC Órgão: Pref. Campo Bom/RS

Em relação à execução de alguns dos principais testes para diagnosticar a síndrome da dor trocantérica, relacione a Coluna 1 à Coluna 2.

Coluna 1
1. Teste de palpação da região trocantérica.
2. Teste de trendelenburg.
3. Teste de Faber.
4. Teste de Ober.

Coluna 2
( )É realizado com o paciente em decúbito dorsal, com o pé da extremidade inferior avaliada sobre o joelho oposto. O fisioterapeuta coloca o quadril analisado passivamente em abdução e rotação lateral, estabilizando a espinha ilíaca anterossuperior contralateral. Ao final da amplitude, coloca uma pressão sobre o joelho do quadril avaliado para sensibilizar o Teste e verificar a reprodução da sintomatologia (irritabilidade).
( )É realizado com o paciente em decúbito lateral, com o lado afetado para cima. O quadril afetado é colocado passivamente em 10° de extensão e forçado para adução. O fisioterapeuta avalia a ADM em comparação com o lado contralateral com um goniômetro ou inclinômetro e verifica a presença de dor na execução do Teste.
( )É realizado com o paciente em decúbito lateral, com o lado acometido para cima. O fisioterapeuta palpa o trocanter maior e toda a região peri trocantérica. Depois, palpa a região superior do trocanter maior para evidenciar a inserção do glúteo médio e ântero-superior a do glúteo mínimo. A presença de dor pode ser local ou irradiada ao longo da face lateral da coxa.
( )É realizado com o paciente em pé sobre um membro inferior, com o outro em 30° de flexão de quadril. O fisioterapeuta solicita que o paciente levante a pelve do lado sem apoio o mais alto possível. O paciente pode apoiar a mão homolateral à perna de apoio em uma superfície fixa para manter o equilíbrio.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
4.
QPCI126318 Fisioterapia Ano: 2020 Banca: STRATEGIC Órgão: Pref. Boa Vista/RR - SMAG

Mãe de uma criança portadora de paralisia cerebral procurou uma unidade básica de saúde, a fim de realizar tratamento de reabilitação motora, uma vez que seu plano de saúde privado não fornece tal procedimento. O princípio do SUS que garante o acesso deste paciente, ou de qualquer outro, aos serviços públicos de saúde é o princípio da:
5.
QPCI130813 Fisioterapia Ano: 2020 Banca: IBADE Órgão: IAPEN/AC

O sangue é ejetado do ventrículo esquerdo através de apenas uma pequena abertura fibrosa da valva. Dessa forma, surge um efeito de esguicho durante a sístole, com sangue jorrado em um volume enorme pela pequena abertura da valva. O sangue turbulento colidindo contra a parede da valva, provoca uma intensa vibração, e o sopro de grande amplitude ocorre durante a sístole. Esse som é áspero. Esse som se refere a qual patologia:
6.
QPCI184171 Fisioterapia Ano: 2019 Banca: CRESCER CONSULTORIAS Órgão: Pref. Nossa Senhora dos Remédios/PI

A Portaria 154, de 24 de Janeiro de 2008, cria os Núcleos de Apoio à Saúde da Família(NASF). No Artigo 4, há determinantes do horário de trabalho e carga horária dos profissionais do NASF: no mínimo, 40 horas semanais.

Algumas observações podem ainda ser encontradas nesse mesmo artigo.

  1. Para os profissionais médicos, em substituição a um profissional de 40 horas semanais, podem ser registrados 2 (dois) profissionais que cumpram um mínimo de 20 (vinte) horas semanais cada um, sendo permitido o cadastro de profissionais de CBO diferentes.
  2. Para os profissionais fisioterapeutas, devem ser registrados 2 (dois) profissionais que cumpram um mínimo de 20 (vinte) horas semanais cada um.
  3. Para os profissionais terapeutas ocupacionas, devem ser registrados 2 (dois) profissionais que cumpra um mínimo de 20 (vinte) horas semanais cada um.
  4. Para as demais ocupações, há flexibilidade institucional na determinação dos registros em como nas horas de trabalho semanais.
Usando de seus conhecimentos sobre as diretrizes do NASF, indica qual é a única assertiva incorreta.
7.
QPCI200883 Fisioterapia Ano: 2019 Banca: INSTITUTO CONSULPLAN Órgão: Pref. Pitangueiras/SP

Dor é uma sensação com mais de uma dimensão. Para oindivíduo, ela é tanto uma experiência objetiva quantosubjetiva. A dimensão objetiva é o tecido fisiológico quecausa dor. Sobre os componentes da dimensão subjetiva,analise as afirmativas a seguir.

  1. Componente perceptivo: a consciência do paciente da localização, quantidade, intensidade e duração doestímulo da dor.
  2. Componente afetivo: os fatores psicológicos acerca da experiência de dor do paciente, incluindo a sua personalidade e o estado emocional.
  3. Componente cognitivo: o que o paciente conhece e acredita sobre a dor que resulta de seu histórico-cultural de experiências anteriores da dor (tanto experiências pessoais de dor quanto de outros).
  4. Componente comportamental: como o paciente expressaa dor para os outros, por meio de comunicação ou comportamento.

Estão corretas as afirmativas
8.
QPCI214022 Fisioterapia Ano: 2019 Banca: EPBAZI Órgão: Pref. Guatambu/SC

- Dentro da Fisioterapia Traumato-Ortopédica é muito comum o uso de recursos terapêuticos manuais e cinesioterapia, durante os atendimentos clínicos. Os profissionais podem ainda usar variações de certos exercícios que contribuem bastante com a proposta terapêutica quando bem empregadas. Em qual tipo de situação os exercícios em cadeia cinética fechada são indicados?
9.
QPCI270041 Fisioterapia Ano: 2021 Banca: FGV Órgão: FUNSAÚDE/CE

Relacione os testes de avaliação do desenvolvimento da criança listados a seguir, às suas respectivas descrições.

(1) Teste da Performance Motora Infantil (TIMP)
(2) Escala Motora Infantil de Alberta (AIMS)
(3) Teste de Denver
(4) Escala do Desenvolvimento Infantil e Bayley (BSID)

( ) 
Teste padronizado na observação das habilidades motoras grosseiras em quatro posições : prona, supino, sentado e de pé.
( ) Teste baseado em três habilidades fundamentais do desenvolvimento motor: sustentar uma postura, reconquistar ou ser capaz de corrigir a postura e as trocas de postura e ou de posição. Indicado para RNPTs com 34 semanas até 17semanas de idade cronológica.
( ) Teste padronizado e referenciado do desenvolvimento neuromotor, cognitivo, de linguagem e comportamental. Indicado para crianças de 1 a 42 meses de idade
( ) Teste referenciado do desenvolvimento para aspecto pessoal social, motor-fino, adaptativo, linguagem, motor grosseiro e comportamental. Utilizado para crianças até 6 anos e meio.

10.
QPCI277730 Fisioterapia Ano: 2021 Banca: UFF/COSEAC Órgão: UFF

Graças às propriedades físicas da água advindos da imersão do corpo na piscina, o recurso da Hidro cinesioterapia pode gerar diversos efeitos terapêuticos nos indivíduos, dentre eles: