Direito Penal

1.
QPCI33510 Direito Penal Ano: 2019 Banca: UFPR Órgão: TJ/PR

O Código Penal estabeleceu no artigo 59 diversos critérios para a fixação da pena, tais como culpabilidade, antecedentes, motivos, circunstâncias e consequências do crime. O referido texto legal também deixou claro que adotou uma posição oficial com relação ao fundamento da pena. Quanto ao fundamento da pena adotado no Código Penal, adota-se a teoria:
2.
QPCI46878 Direito Penal Ano: 2019 Banca: CESPE Órgão: MP/PI

Edital de concurso público para o cargo de policial civil de determinado estado da Federação vedou a possibilidade de remarcação de teste de aptidão física dos candidatos em razão de eventual problema temporário de saúde.

De acordo com o entendimento jurisprudencial do STF, a referida cláusula editalícia
3.
QPCI82172 Direito Penal Ano: 2019 Banca: COMPERVE/UFRN Órgão: Pref. Parnamirim/RN

Ao acrescentar o Capítulo IV ao título dos crimes contra a administração pública, no Código Penal, o legislador buscou estabelecer um balizamento para a conduta dos agentes políticos no trato com as finanças públicas. Assim, de acordo com esse dispositivo legal, comete crimes contra as finanças públicas o agente político que
4.
QPCI129968 Direito Penal Ano: 2020 Banca: IASP Órgão: Câmara de Mesquita/RJ

De acordo com o Código de Processo Penal, as provas derivadas das ilícitas, quando puderem ser obtidas por uma fonte independente das primeiras são:
5.
QPCI148425 Direito Penal Ano: 2019 Banca: MP/SC Órgão: MP/SC

O art. 33, caput, da Lei n. 11.343/2006, que define o crime de tráfico, é um tipo de conteúdo variado porque contém vários verbos (núcleos), e por isso sua aplicação permite interpretação analógica.
6.
QPCI148429 Direito Penal Ano: 2019 Banca: MP/SC Órgão: MP/SC

Na legislação brasileira as consequências do erro evitável sobre os pressupostos fáticos de uma excludente de ilicitude são as mesmas do erro de tipo, e não as do erro de proibição.
7.
QPCI148434 Direito Penal Ano: 2019 Banca: MP/SC Órgão: MP/SC

Conforme jurisprudência dominante no STJ, nos crimes de furto e roubo (arts. 155 e 157 do CP) a consumação do fato típico somente ocorre com a posse mansa e pacífica, o que não se verifica no caso de perseguição imediata do agente e recuperação da coisa subtraída.
8.
QPCI148442 Direito Penal Ano: 2019 Banca: MP/SC Órgão: MP/SC

O art. 71 do CP adotou a teoria objetiva na definição do crime continuado. Por este motivo, a jurisprudência dominante no STF e STJ não exige a configuração de eventuais vínculos subjetivos entre as condutas realizadas pelo agente.
9.
QPCI267300 Direito Penal Ano: 2021 Banca: UFPR Órgão: Policia Civil/PR

Sobre Lei nº 11.340/2006, a qual cria os mecanismos para coibir a violência doméstica e familiar contra a mulher, assinale a alternativa correta.
10.
QPCI267303 Direito Penal Ano: 2021 Banca: UFPR Órgão: Policia Civil/PR

Sobre o acordo de não persecução penal (ANPP), considere as seguintes afirmativas:

  1. Aplica-se ao acordo de não persecução penal a mesma lógica da transação penal, sendo dispensável confissão do crime para a realização do acordo.
  2. Se o agente tiver sido beneficiado nos 5 anos anteriores ao cometimento da infração com uma transação penal, tal agente não poderá realizar o acordo de não persecução penal.
  3. A reincidência genérica não impede a realização do acordo de não persecução penal, mas apenas a reincidência específica.
  4. Não é cabível a realização do acordo de não persecução penal em favor do agressor nos crimes praticados no âmbito de violência doméstica e familiar, ou praticados contra a mulher, por razões da condição de sexo feminino.
Assinale a alternativa correta.