Atualidades

Questão cód. 1032948
1)Com relação a acontecimentos históricos que envolvem o Oriente Médio, é correto afirmar:
a)Com a presença das tropas estadounidenses e aliadas, a paz foi restaurada no Afeganistão. A ONU definiu que a mesma estratégia será aplicada na pacificação do Paquistão.
b)Os conflitos entre os palestinos e israelenses diminuíram no último ano, pois houve acordos quanto à retirada do muro que divide os dois Estados e a aceitação do Estado de Israel por parte dos palestinos.
c)O presidente iraniano Ahmadinejad, em visita ao Brasil, solicitou ao presidente brasileiro Luiz Inácio Lula da Silva que atuasse como mediador nos acordos internacionais de controle de armas nucleares.
d)Os acordos de paz entre palestinos e israelenses têm evoluído em virtude da aceitação das autoridades israelenses em retirar os colonos assentados na Faixa de Gaza e do retorno dos refugiados palestinos.
e)A reeleição do presidente Ahmadinejad em 2009 provocou manifestações de protesto nas ruas de Teerã, pois o resultado foi considerado fraudulento pelos opositores.
 
Questão cód. 1043547
2)Em janeiro/2009 foi publicada uma reportagem denominada: “Manual da guerrilha” em que há especificação de cadernos apreendidos com membros do Movimento Sem-Terra(MST) que invadiram uma fazenda no Rio Grande do Sul. Das orientações contidas nestes manuais, podemos citar, EXCETO:
a)A indicação de que os invasores devem consumir tudo o que for roubado na fazenda.
b)A regra que estabelece que quem não tiver documento deve dizer que a brigada (PM gaúcha) o roubou.
c)A informação de que os militantes devem demonstrar que estão em acampamento pacífico.
d)A frase encontrada em um caderno:“Bombas e trincheiras: tem um pessoal que é preparado”.
e)O registro da existência de muitas armas no acampamento.
 
Questão cód. 1063128
3)Segundo o Ministério do Meio Ambiente (MMA) e o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), entre agosto e dezembro de 2007, foram desmatados 3.235 quilômetros quadrados de mata. A cifra é quatro vezes superior à do mesmo período de 2004. Não foram fornecidos os dados relativos a 2005 e 2006. A maior parte dos desmatamentos detectados no período se concentrou em três estados: Mato Grosso (53,7% do total desmatado), Pará (17,8%) e Rondônia (16%).
Jornal O Globo. 24 jan. 2008. (adaptado)

O bioma desmatado nos três estados, como descrito acima, é de grande interesse, sendo considerado um Patrimônio Nacional segundo o artigo 225, parágrafo 4 da Constituição da República Federativa do Brasil. Esse patrimônio é o(a)
a)Pantanal Mato-grossense.
b)Mata Atlântica.
c)Serra do Mar.
d)Zona Costeira.
e)Floresta Amazônica Brasileira.
 
Questão cód. 1114024
4)A CONSERVAÇÃO É DESENVOLVIMENTO As preocupações ambientais hoje estão todas mobilizadas pelo aquecimento global. Mas a degradação climática do mundo é apenas um dos sintomas de um desequilíbrio mais profundo, que também se mostra na taxa acelerada de extinção de espécies e no risco de desaparecimento de ecossistemas saudáveis.
Entrevista com DJOGHLAF, Ahmed, Secretário da ONU. Revista Época, jan. 2010.
Para além do aquecimento global, o Secretário chama a atenção para os atuais problemas ambientais relativos à
a)cultura de massa.
b)diversidade biológica.
c)economia de mercado.
d)ideologia ecológica.
e)produção flexível.
 
Questão cód. 1117639
5)Leia o texto que se segue:

“O ocorrido entre 27 de fevereiro e os primeiros dias de março de 2008, em Gaza, onde 125 palestinos morreram, 17 deles crianças, onde cerca de 400 sofreram ferimentos, é a expressão da total impunidade e o desapego de Tel Aviv ao cumprimento das leis internacionais”.

Jornal INVERTA – edição impressa 422 – internacional - Gaza

Na atualidade, a organização que tem dentre seus objetivos manter a paz mundial, disseminar as ideias de igualdade e estimular a autonomia dos povos dependentes, é:
a)O.M.S – Organização Mundial de Saúde;
b)O.E.A. – Organização dos Estados Americanos;
c)UNESCO – Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura;
d)O.N.U – Organização das Nações Unidas;
e)O.M.C – Organização Mundial do Comércio.
 
Questão cód. 1117644
6)Somente em meados do século XIX é que a Nação passou a ser encarada como fundamento do poder político. Em termos simplificados: O Estado Nacional pode ser conceituado como uma nação jurídica e politicamente organizada. Devido ao aumento da população, à melhoria da tecnologia, pode-se afirmar que atualmente o mundo está “globalizado”. Apesar de todos os tratados internacionais realizados em função dos interesses, econômicos, políticos e sociais ainda existem os Estados Marginais. São definidos como Estados Marginais:
a)Estados que fomentam e financiam o terrorismo no mundo e mantêm posições de radicalismo e atitudes inconsequentes no âmbito das relações internacionais;
b)Países em desenvolvimento, que fazendo fronteiras com países mais ricos, são auxiliados por estes, recebendo investimentos na área de educação, saúde e moradia, visando à superação de seus déficits internos;
c)Nações que possuem uma grande burocracia, geralmente tendo como regime político o autoritarismo, que faz com que seu crescimento interno seja deficitário, levando-os a viverem à margem das nações mais ricas;
d)Países sem-esgoto e saneamento básico e com um alto índice de miséria, analfabetismo e alta taxa de mortalidade infantil, ou seja, países que estão em desenvolvimento;
e)Estados que não priorizam os investimentos arrecadados em impostos, em saúde, educação e moradia, fazendo com que seus habitantes vivam em extremo estado de penúria, permanecendo à margem dos países mais ricos.
 
Questão cód. 1159337
7)O atual Presidente da AMEPAR – Associação dos Municípios do Médio Paranapanema, a qual o município de Arapongas faz parte, é o Prefeito de:
a)Arapongas
b)Apucarana
c)Sabaudia
d)Nenhuma das alternativas anteriores
 
Questão cód. 1169243
8)Mahatma Gandhi, um dos principais líderes da luta contra a colonização britânica e pela indepen­dência da Índia, defendia a resistência pacífica e como parte desta estratégia, o jejum. Gandhi foi um dos muitos adeptos da"greve de fome"como forma de resistência e luta política.
Assinale a alternativa que indica o fato recente que pode ser corretamente relacionado ao texto.
a)A explosão na estação de Atocha em Madri.
b)O protesto de milhares de pessoas na Praça da Paz Celestial em Pequim.
c)A eclosão da Primeira Intifada nos territórios controlados pelos palestinos em Israel.
d)A morte, em fevereiro, de Orlando Zapata Tamayo, um dos mais importantes dissidentes políticos cubanos.
e)O assassinato de Bazilo Pryncizip em Saravejo, na Sérvia, apontado como uma das causas da Primeira Guerra Mundial.
 
Questão cód. 1186428
9)Qual Banco Estatal do Estado de São Paulo o Banco do Brasil incorporou em 2009?
a)Banespa
b)Prodesp
c)Nossa Caixa
d)Votorantim
e)BESC
 
Questão cód. 1230413
10)A soma dos bens e serviços produzidos em um país, ou seja, o Produto Interno Bruto (PIB), é o principal indicador de seu crescimento econômico. No Brasil, os dados consolidados para 2011 indicaram que o estado responsável por mais de 30% de todo o valor gerado pela economia brasileira foi
a)São Paulo.
b)Minas Gerais.
c)Rio Grande do Sul.
d)Paraná.
e)Rio de Janeiro.