Atualidades

Questão cód. 1040918
1)O campeão mundial Tiger Woods perdeu o patrocínio da multinacional Accenture ao afirmar que abandonaria o circuito mundial por tempo indeterminado. Além da multinacional, a empresa Gilette já havia reduzido as inserções com o atleta na mídia após a revelação do escândulo sexual no qual Tiger havia se envolvido. O pedido de afastamento do circuito teria vindo da esposa do atleta. FONTE: http://esporte.uol.com.br/ultimas-noticias/efe/2009/12/13/tiger-woods-perde-mais-um-patrocinio-apos-escandalo conjugal.jhtm 13/DEZEMBRO/2009

Por qual esporte o atleta Tiger Woods se tornou uma das pessoas mais bem pagas do mundo:
a)Tênis.
b)Pôquer.
c)Golfe.
d)Críquete.
 
Questão cód. 1042667
2)Leia atentamente o fragmento de texto abaixo: “As chuvas acima da média registradas nos últimos meses na região Sudeste do país não param de fazer vítimas. Na quinta-feira, 21, ao menos oito mortes foram registradas na Grande São Paulo devido a deslizamentos de terras, totalizando 54 óbitos em todo o estado desde 1° de dezembro. (...) As condições meteorológicas severas, provocadas pela presença do El Niño nas águas equatoriais do Pacífico, não explicam, porém, todas as facetas da tragédia.” (Revista CartaCapital, 27 jan. 2010.)
Sobre as causas adicionais a que esse texto se refere, considere as seguintes afirmativas:
1. A ocupação desordenada do território urbano, a expansão sobre áreas de risco geológico, o desrespeito à legislação ambiental e a impermeabilização dos solos exacerbam os efeitos das chuvas intensas, comuns nas regiões Sul e Sudeste do Brasil nos meses de verão.
2. É posição consensual que o aquecimento global aumentou a intensidade das chuvas no Sul e Sudeste do Brasil, o que explica os níveis extraordinários de chuvas registrados no início de 2010.
3. A morosidade e o despreparo do setor público para atender às demandas da cidade sempre em expansão são a principal explicação para os efeitos devastadores verificados nessa temporada de chuvas. Empregadas corretamente, as soluções técnicas seriam capazes de resolver rapidamente os problemas de enchentes e deslizamentos nas grandes cidades, independentemente das condições de urbanização.
4. A maioria dos casos de deslizamentos de terra e soterramentos ocorreram em áreas de favelas e invasões, onde muitas vezes a ocupação e a construção das casas se dá de maneira irregular. A ilegalidade e a precariedade das construções tendem a agravar as situações de risco ambiental.

Assinale a alternativa correta.
a)Somente a afirmativa 1 é verdadeira.
b)Somente as afirmativas 1, 3 e 4 são verdadeiras.
c)Somente as afirmativas 1 e 4 são verdadeiras.
d)Somente as afirmativas 2 e 3 são verdadeiras.
e)As afirmativas 1, 2, 3 e 4 são verdadeiras.
 
Questão cód. 1062401
3)A Bahia, apesar de ainda ocupar posição desprivilegiada no ranking do IDH brasileiro, tem apresentado crescimento nos seus indicadores, como
a)emprego formal e renda.
b)fecundidade e longevidade.
c)informalidade e salário mínimo.
d)expectativa de vida e escolaridade.
e)saneamento básico e assistência a saúde.
 
Questão cód. 1070707
4)Sobre a história de Pernambuco, analise as afirmações a seguir, colocando V na(s) verdadeira(s) e F na(s) falsa(s):

( ) A Revolução Pernambucana, também conhecida como Revolução dos Padres, eclodiu em 6 de março de 1817 na então Província de Pernambuco. Dentre as suas causas destacam-se a crise econômica regional, o absolutismo monárquico português e a influência das ideias Iluministas.
( ) A Guerra dos Mascates é considerada como um movimento separatista
( ) A Revolução Praieira foi influenciada pelas ideias liberais dos que se queixavam da falta de autonomia provincial, sendo marcada pelo repúdio à monarquia, com manifestações a favor da independência política, da república e por um reformismo radical.
( ) "Quem viver em Pernambuco não há de estar enganado: Que, ou há de ser Cavalcanti, ou há de ser cavalgado." Essa quadra popular se refere ao contexto vivenciado durante o período da Guerra dos Mascates, onde as classes menos favorecidas eram oprimidas pela grande concentração fundiária nas mãos de poucos proprietários.
( ) Os líderes da Revolução Pernambucana prenderam o governador da província e instauraram um Governo Provisório, baseado em uma Lei Orgânica que proclamou a República, estabeleceu a igualdade de direitos, a tolerância religiosa, a liberdade de imprensa e de consciência, sem, no entanto, abordar a questão da escravidão.
( ) Em 2007, o dia 6 de março foi declarado a Data Magna de Pernambuco, por conta da Revolução Pernambucana.
( ) A Guerra dos Mascates foi um conflito entre senhores de engenho de Olinda, então sede do poder público de Pernambuco e comerciantes de Recife, chamados de “Mascates” que eram, em sua maioria, italianos e holandeses.

A sequência correta é:
a)V, V, V, F, V, V, F;
b)V, F, V, F, V, V, F;
c)V, V, V, V, V, V, V;
d)F, V, V, V, V, V, F;
e)F, V, V, F, V, F, V.
 
Questão cód. 1108324
5)Em 1991, o Uruguai foi país fundador e passou a integrar o Mercosul, mercado econômico e aduaneiro do qual fazem parte também o Brasil, a Argentina e o Paraguai. Assinale a capital deste país:
a)Montevidéu
b)Assunção
c)Lima
d)Bogotá
e)Santiago
 
Questão cód. 1109977
6)Embora a Rodada de Doha, criada em 2001 para diminuir as barreiras comerciais no mundo, não tenha ainda sido finalizada, a OMC dispõe de mecanismos, baseados em alguns acordos multilaterais já estabelecidos, para regulamentar a matéria da concessão de subsídios às exportações agrícolas. Em 2002, o Brasil recorreu à OMC para investigar e questionar subsídios acima do permitido à produção de algodão nos EUA. A OMC considerou justa a demanda brasileira. O não cumprimento pelo governo norte-americano da determinação da OMC para redução dos subsídios culminou com a autorização para o Brasil aplicar sanções comerciais retaliatórias contra os EUA, sobre as quais é correto afirmar:
a)O Brasil pode aplicar US$ 829 milhões em retaliações, que incluem produtos, direitos de propriedade intelectual e serviços.
b)A OMC autorizou retaliações apenas sobre o algodão exportado dos EUA para o Brasil.
c)As retaliações autorizadas pela OMC foram rejeitadas pelo governo brasileiro, para evitar a “guerra comercial” com os EUA.
d)A OMC excluiu das retaliações os direitos de propriedade intelectual.
e)As retaliações, conforme determinação da OMC, não podem envolver aumento de tarifas de importação.
 
Questão cód. 1117644
7)Somente em meados do século XIX é que a Nação passou a ser encarada como fundamento do poder político. Em termos simplificados: O Estado Nacional pode ser conceituado como uma nação jurídica e politicamente organizada. Devido ao aumento da população, à melhoria da tecnologia, pode-se afirmar que atualmente o mundo está “globalizado”. Apesar de todos os tratados internacionais realizados em função dos interesses, econômicos, políticos e sociais ainda existem os Estados Marginais. São definidos como Estados Marginais:
a)Estados que fomentam e financiam o terrorismo no mundo e mantêm posições de radicalismo e atitudes inconsequentes no âmbito das relações internacionais;
b)Países em desenvolvimento, que fazendo fronteiras com países mais ricos, são auxiliados por estes, recebendo investimentos na área de educação, saúde e moradia, visando à superação de seus déficits internos;
c)Nações que possuem uma grande burocracia, geralmente tendo como regime político o autoritarismo, que faz com que seu crescimento interno seja deficitário, levando-os a viverem à margem das nações mais ricas;
d)Países sem-esgoto e saneamento básico e com um alto índice de miséria, analfabetismo e alta taxa de mortalidade infantil, ou seja, países que estão em desenvolvimento;
e)Estados que não priorizam os investimentos arrecadados em impostos, em saúde, educação e moradia, fazendo com que seus habitantes vivam em extremo estado de penúria, permanecendo à margem dos países mais ricos.
 
Questão cód. 1145705
8)Presidente do (...), o maior provedor de serviços de comércio eletrônico do país, o engenheiro Romero Rodrigues comemorou, na quinta-feira, seus 32 anos como um dos empresários mais bem-sucedidos do ramo. Dois dias antes, ele tinha anunciado a venda de 91% de sua empresa - construída com três colegas de faculdade - por US$ 342 milhões ao Naspers, um grupo de mídia com sede na Africa do Sul.
(Folha de S.Paulo, 04.10.2009)
Esse provedor de serviços de comércio eletrônico é o
a)Mercado Livre.
b)Buscapé.
c)Já Cotei.
d)Bondfaro.
e)Submarino
 
Questão cód. 1198600
9)A respeito da gripe A (H1N1), analise as afirmativas a seguir:
I. A preocupação com uma epidemia da gripe começou após mais de 50 mortes no México em 2009.
II. A gripe deixou de ser chamada "gripe suína" porque se identificou corretamente o vírus que causava a doença.
III. Com a vacinação contra a gripe iniciando-se no Brasil em 2010, a expectativa é de que mais de 90 milhões de pessoas sejam vacinadas.
Assinale
a)se apenas as afirmativas I e III estiverem corretas.
b)se apenas as afirmativas II e III estiverem corretas.
c)se todas as afirmativas estiverem corretas.
d)se nenhuma afirmativa estiver correta.
e)se apenas as afirmativas I e II estiverem corretas.
 
Questão cód. 1520626
10)Um dos fatos que abalaram o mundo em tempos recentes diz respeito ao vazamento de informações sigilosas dos Estados Unidos, inclusive comprovando a espionagem desse país sobre outras nações aliadas como a Alemanha. O site que divulgou o fato e o responsável pela divulgação dessas informações chamam-se, respectivamente,
a)Facebook, Mark Zuckerberg.
b)Google, Larry Page.
c)WikiLeaks, Julian Assange.
d)WhatsApp, Jan Koum.