Atualidades

Questão cód. 1024067
1)“A China é o maior exportador do mundo. Mas é um campeão olímpico que usa anabolizante. O país usa uma taxa de câmbio que aumenta a competitividade de seu produto, de uma forma completamente artificial em um mundo que adota o câmbio flutuante. Em 1999, a China tinha 3% da exportação mundial. Agora, são 10%. Se continuar no mesmo ritmo de crescimento, vai chegar a 25% em dez anos. O país joga de forma desleal.” Essa foi à afirmação da jornalista Miriam Leitão, no Jornal Bom dia Brasil, na manhã do dia 11 de janeiro de 2010. Assinale a alternativa correta.
a)Pode-se dizer que os primeiros contatos de nossa cultura com a cultura chinesa tiveram início com a viagem de Marco Polo àquele país, pois ele era de Portugal.
b)As relações culturais com a China foram estreitadas com a exibição da novela brasileira “Escrava Isaura”, estrelada pela atriz Lucélia Santos, na metade dos anos 80.
c)Luiz Inácio Lula da Silva foi o presidente brasileiro que formalizou as primeiras relações diplomáticas com a China por ser ele um socialista.
d)No período militar (1964-1985) o Brasil rompeu os contatos com a China, pois suas posições políticas eram contrárias e conflitantes.
e)O Presidente Fernando Henrique Cardoso tentou estabelecer comércio com a China, visitando o país em 1988, mas Jiang Zemin recusou-se.
 
Questão cód. 1068133
2)"0 número de tremores sentidos por moradores da cidade de Alagoinha, no Agreste de Pernambuco, subiu para 47. Apenas nesta terça-feira (09) foram registrados mais oito no município. Os outros abalos ocorreram na segunda-feira."
(FONTE: http://pe360graus.globo.com/noticias/cidades/acidente)

Qual seria o possível motivo dos abalos sísmicos ocorridos no agreste pernambucano
a)A proximidade com o Chile, fez com que o povo do sertão sentisse os tremores.
b)O Brasil fica em cima de uma única placa tectônica e ela apresenta falhas, que são chamadas intraplacas, e de tempos em tempos elas entram em atividade.
c)O Brasil fica em cima de várias placas tectônicas e eles vivem se chocando causando tremores.
d)O choque das placas tectônicas sulamericana e africana causa tremores em todo o Brasil, porém só em alguns lugares se pode sentir.
 
Questão cód. 1110964
3)Na véspera de Natal (24/12) um grupo de brasileiros, incluindo mulheres e crianças, foi atacado por mais de 300 habitantes da localidade de Albina, a 150 quilômetros da capital do país. Sobre esse fato leia as afirmações.
I. O país onde ocorreu esse fato é o Suriname, antiga colônia holandesa.
II. O Suriname é um país situado a oeste do Brasil e faz fronteira com o Mato Grosso.
III. A maior parte dos brasileiros que vive na região trabalha em garimpos.
Está correto somente o que se afirma em
a)I .
b)I e II.
c)I e III .
d)II.
e)I I e II I.
 
Questão cód. 1133999
4)“Num mundo inseguro existem apenas duas coisas em que se pode confiar: na insegurança da Itália e na de Mussolini”. Esta frase é de:
a)Friedrich Nietzsche.
b)Ernesto Che Guevara.
c)Adolf Hitler.
d)Abraham Lincoln.
e)Albert Einstein.
 
Questão cód. 1134016
5)Segundo o Artigo 208, o dever do Estado com a educação será efetivado mediante a garantia de educação básica obrigatória e gratuita dos ________ anos de idade, assegurada inclusive sua oferta gratuita para todos os que a ela não tiveram acesso na idade própria. A alternativa que completa corretamente a lacuna é?
a)4 (quatro) aos 17 (dezessete).
b)4 (quatro) aos 18 (dezoito).
c)5 (cinco) aos 16 (dezesseis).
d)5 (cinco) aos 18 (dezoito).
e)6 (seis) aos 17 (dezessete).
 
Questão cód. 1172666
6)Quem escreveu o livro "Madame Bovary"?
a)Gustave Flaubert;
b)Sidney Sheldon;
c)José Lins do Rêgo;
d)António José da Silva;
e)Mário de Andrade.
 
Questão cód. 1186649
7)Susan Boyle, cantora que se tornou célebre por aparição em 11 de abril de 2009, no reality show Britains Got Talent, transmitido pela rede de televisão britânica ITV. Podemos afirmar que Susan é de nacionalidade:
a)Inglesa
b)Escocesa
c)Norte-americana
d)Eslovena
e)Alemã
 
Questão cód. 1224757
8)Candidato que já lançou extra-oficialmente sua Campanha para Presidência da República pelo PSDB?
a)Aécio Neves.
b)Fernando Henrique Cardoso.
c)Geraldo Alckmin.
d)José Serra.
 
Questão cód. 1232948
9)Leia o texto a seguir.

Recentemente, os atos racistas no futebol se tornaram um dos assuntos mais comentados pela mídia nacional, em função do lançamento pelo Governo Federal de campanha contra o racismo durante a Copa do Mundo. Apesar da visibilidade da discriminação nos campos de futebol contra jogadores negros, com imitações de macacos pelos torcedores e bananas lançadas nos gramados, observa-se que as manifestações de preconceito e atos racistas contra a população negra estão presentes no cotidiano dos brasileiros e se estendem também às minorias, grupos étnicos, imigrantes e manifestações socioculturais, a exemplo da religiosidade, da arte e da música.

(Adaptado de: ADORNO, S. Violência e Racismo. Discriminação no acesso à justiça penal. In. SCHWARTZ, L.; QUEIROZ, R. S. Raça e Diversidade. São Paulo: EDUSP. 1996.)

Com base no texto e nos conhecimentos sobre as manifestações de racismos e preconceito contra negros, minorias e imigrantes no Brasil, assinale a alternativa correta.
a)Expressam o reconhecimento geral dos direitos formais dos cidadãos e apoiam a existência de grupos culturalmente diversos.
b)Decorrem das desigualdades socioeconômicas e da intolerância à diversidade sociocultural.
c)Demonstram a afirmação e o respeito democrático da convivência pública com as diferenças econômicas e socioculturais.
d)Resultam de conflitos nos espaços privados, independentemente das estruturas econômicas e socioculturais.
e)Revelam a aceitação das diversidades e das diferenças socioculturais presentes no país e na população.
 
Questão cód. 1507415
10)No ano de 2013 o Papa Francisco esteve no Brasil e participou de um grande evento mundial que reuniu milhares de pessoas na cidade do Rio de Janeiro, durante o qual o Papa, mesmo desconhecendo os motivos que levaram os jovens às ruas, em todo o Brasil,em junho de 2013, declarou:

"Um jovem que não protesta não me agrada", disse.

"O jovem tem a ilusão da utopia, [...] e a utopia é respirar e olhar adiante [...] é preciso cuidado apenas para que os jovens não sejam manipulados".

O evento do qual o Papa Francisco participou no Rio de Janeiro e a referência aos jovens nas ruas em junho de 2013 são, respectivamente:
a)Jornada Mundial da Família e Manifestações Sociais de junho de 2013.
b)Jornada Mundial da Juventude e Manifestações Sociais de junho de 2013.
c)Jornada Mundial da Paz e Movimento de Diálogo Religioso (Ecumenismo).
d)Jornada Mundial contra a Fome e Movimento de Luta pela Paz.