Assistência social

1.
QPCI65868 Assistência social
Ano:2019 Banca:CONSULPAM Órgão:Pref. Quadra/SP

O conjunto de serviços, programas e projetos que tem por objetivo contribuir para a reconstrução de vínculos familiares e comunitários, a defesa de direito, o fortalecimento das potencialidades e aquisições e a proteção de famílias e indivíduos para o enfrentamento das situações de violação de direitos, trata-se do(a):
2.
QPCI69321 Assistência social
Ano:2019 Banca:DOM CINTRA Órgão:SEHAC/RJ

No contexto da emergência do Serviço Social no Brasil, os referenciais orientadores do pensamento e da ação profissional fundamentavam-se na seguinte fonte:
3.
QPCI94870 Assistência social
Ano:2018 Banca:MACHADO DE ASSIS Órgão:Pref. Floriano/PI

Em conformidade com a Tipificação Nacional de Serviços Socioassistenciais, constituem serviços de Proteção Social Especial de Alta Complexidade, EXCETO:
4.
QPCI94871 Assistência social
Ano:2018 Banca:MACHADO DE ASSIS Órgão:Pref. Floriano/PI

Nos serviços ofertados pelo CREAS podem ser atendidas famílias e indivíduos em situação de, EXCETO:
5.
QPCI109489 Assistência social
Ano:2020 Banca:GUALIMP Órgão:Pref. Quissamã/RJ

Assinale a INCORRETA. Na implementação da Política Nacional do Idoso, vários órgãos e entidades públicas devem contribuir com sua participação. Especificamente nesse caso, são competências da área de saúde.
6.
QPCI109516 Assistência social
Ano:2020 Banca:GUALIMP Órgão:Pref. Quissamã/RJ

Conforme previsto na cartilha “Orientações Técnicas: Serviços de Acolhimento para Crianças e Adolescentes”, nos serviços onde porventura haja crianças e adolescentes já acolhidos cuja situação familiar não esteja sendo acompanhada, a equipe técnica deve também iniciar estes acompanhamentos, buscando soluções que contribuam para assegurar a excepcionalidade e a provisoriedade do acolhimento. O acompanhamento da situação familiar, nestas situações, é fundamental para se identificar:

  1. Crianças e adolescente, ou membros da família, com direito, mas sem acesso ao Benefício de Prestação Continuada (BPC). Nestes casos deve-se proceder ao encaminhamento para o CRAS – ou órgão gestor responsável – para seu cadastramento no Benefício, devendo tal medida ser acompanhada do investimento nas possibilidades de reintegração.
  2. Crianças e adolescentes que permanecem acolhidos unicamente pela situação de consumo e tráfico de drogas: situação que exige o investimento imediato em estratégias para seu retorno ao convívio familiar.
  3. Crianças e adolescentes sem possibilidades de reintegração ao convívio familiar (família nuclear ou extensa): situação que exige imediatos encaminhamentos para o Sistema de Justiça, para o cadastramento para adoção e a Destituição do Poder Familiar.
Estão CORRETAS:
7.
QPCI117802 Assistência social
Ano:2020 Banca:CONSULPLAN Órgão:FSERJ

A partir da última década do século XX, consolidou-se, no meio profissional brasileiro, o projeto ético-político do serviço social, comprometido com a defesa dos direitos de cidadania, da esfera pública no horizonte da ampliação progressiva da democratização da política e da economia na sociedade. Sua explicitação sistemática, jurídico-política e profissional é encontrada nos seguintes documentos:
8.
QPCI122619 Assistência social
Ano:2019 Banca:FUNCERN Órgão:Pref. Apodi e Itaú/RN

Segundo Boschetti (2009), na perspectiva da investigação dialética da realidade social, o avaliador deve construir um quadro institucional para subsidiar a avaliação de projetos, programas e políticas sociais, considerando aspectos dos elementos empíricos de análise:
9.
QPCI168617 Assistência social
Ano:2019 Banca:CETREDE Órgão:Pref. Juazeiro do Norte/CE

A Lei de Regulamentação da Profissão –Lei 8.662/93 –dispõe sobre a profissão de Assistente Social e dá outras providências. Analise as afirmativas a seguir acerca daquelas que constituem atribuições privativas do Assistente Social e marque (V) para as VERDADEIRAS e (F)para as FALSAS

( )Coordenar, elaborar, executar, supervisionar e avaliar estudos, pesquisas, planos, programas e projetos na área de Serviço Social.
( )Planejar, organizar e administrar Serviços Sociais e de Unidade de Serviço Social.
( )Realizar estudos socioeconômicos com os usuários para fins de benefícios e serviços sociais junto a órgãos da administração pública direta e indireta, empresas privadas e outras entidades.
( )Assumir, no magistério de Serviço Social tanto a nível de graduação como de pós-graduação, disciplinas e funções que exijam conhecimentos próprios e adquiridos em curso deformação regular.

Marque a opção que apresenta a sequência CORRETA.
10.
QPCI194153 Assistência social
Ano:2019 Banca:FGV Órgão:Pref. Salvador/BA

A associação Alfa, sem fins lucrativos, devidamente registrada há dez anos, de utilidade pública, representativa do Bairro X do Município de Salvador, pediu ao seu advogado que semanifestas se sobre a possibilidade de ser solicitado, ao Poder Público, o uso de bem público municipal. O advogado explicou corretamente que, na sistemática adotada pela Lei Orgânica do Município de Salvador, era necessário que fosse atendido o interesse público, e que o uso seria