Assistência social

1.
QPCI64191Assistência social
Ano:2019Banca:FUNCERNÓrgão:Pref. Lajes/RN

O planejamento é um dos elementos que diferencia a intervenção do voluntarismo e do senso comum. Daí a necessidade de que o planejamento e sua operacionalização sejam uma constância no exercício profissional do assistente social uma vez que o enfrentamento das expressões da questão social exige essa habilidade e competência profissional. Para isso, os grandes desafios a serem enfrentados pelos assistentes sociais nos espaços socioocupacionais onde estão inseridos são
2.
QPCI65905Assistência social
Ano:2019Banca:CONSULPAMÓrgão:Pref. Quadra/SP

De acordo com Lessa (2007), para analisar a atuação profissional do assistente social como práxis social, é necessário entender o trabalho em seu sentido concreto e abstrato, considerando os processos históricos, enfocando as alterações na produção e reprodução das relações capitalistas que determinam mudanças nas condições e relações de trabalho. Nesse sentido, de acordo com a concepção do autor acima referido, é CORRETO afirmar:
3.
QPCI112896Assistência social
Ano:2020Banca:GUALIMPÓrgão:Pref. Quissamã/RJ

É obrigação da família, da comunidade, da sociedade e do Poder Público assegurar ao idoso, com absoluta prioridade, a efetivação do direito à vida, à saúde, à alimentação, à educação, à cultura, ao esporte, ao lazer, ao trabalho, à cidadania, à liberdade, à dignidade, ao respeito e à convivência familiar e comunitária. A garantia de prioridade compreende:
4.
QPCI114334Assistência social
Ano:2020Banca:EDUCAÓrgão:Pref. Cabedelo/PB

Em conformidade com a LOAS – Lei Orgânica da Assistência Social (Lei 8.742 de 07/12/1993), assinale a opção que está em DESACORDO com um dos objetivos da assistência social, no que se refere à proteção social, que visa à garantia da vida, à redução de danos e à prevenção da incidência de riscos, especialmente:
5.
QPCI153483Assistência social
Ano:2020Banca:FUNDATECÓrgão:Pref. Santo Augusto/RS

Assinale a alternativa INCORRETA acerca das afirmações extraídas do artigo “A luta contra as explorações/opressões, o debate étnico-racial e o trabalho do assistente social”, de Márcia Campos Eurico (2018).
6.
QPCI194165Assistência social
Ano:2019Banca:FGVÓrgão:Pref. Salvador/BA

De acordo com o Código de Ética, a articulação do trabalho do Assistente Social com as lutas gerais dos trabalhadores é um(a)
7.
QPCI199162Assistência social
Ano:2019Banca:CRESCER CONSULTORIASÓrgão:Pref. Brejo de Areia/MA

O reconhecimento da importância da família no contexto da vida social está explícito no art. 226 da Constituição Federal, e se reafirma nas legislações específicas de Assistência Social, Estatuto da Criança e do Adolescente, Estatuto do Idoso e na própria Lei Orgânica da Assistência Social. Nas legislações citadas, a família não é:
8.
QPCI228793Assistência social
Ano:2021Banca:QUADRIXÓrgão:CRESS/SE

Julgue os itens de 118 a 120, relativos à Lei Orgânica da assistência Social (LOAS).

A contratação de pessoa com deficiência como aprendiz não acarreta a suspensão do benefício de prestação continuada, sendo limitado a dois anos o recebimento concomitante da remuneração e do benefício.
9.
QPCI258646Assistência social
Ano:2021Banca:CEV/URCAÓrgão:Pref. Crato/CE

"É possível observar que Serviço Social dentro do contexto relativo à área da Saúde, busca atuar de acordo com preceitos democráticos presentes na Carta Magna. E além de prever o acesso universal e igualitário como dever do Estado, os determinantes das condições de saúde incorporada no texto constitucional, articulam dois setores: o social e o econômico. Haja vista que ultrapassam uma visão de direito e política social implementada no país, e de se pensar a distribuição de bens e serviços autonomizada em relação à esfera da produção" (Trecho extraído do texto: Desafios atuais do Sistema Único de Saúde - SUS e as exigências para os Assistentes Sociais, 2003, autoria de Vera Nogueira e Mioto). A saúde é direito social fundamental elencado no artigo 6º da Constituição Federal de 1988 e é reconhecido no artigo196 como direito de todos e dever do Estado através da aplicação de políticas sociais e econômicas. Tendo em vista as disposições da Lei Nº 8.080/1990 sobre o Sistema Único de Saúde (SUS), indique a alternativa CORRETA:
10.
QPCI258664Assistência social
Ano:2021Banca:CEV/URCAÓrgão:Pref. Crato/CE

No que se refere a "mediação", entendida como um processo que retrata a intervenção profissional do Assistente Social na prática, é verdadeiro assinalar que: