O personagem que usa o aspirador, utiliza o verbo aspirar regido pela preposição (transitivo indireto); no entanto, o outro personagem interpretou aspirar como transitivo direto.
Um médico prescreveu 750 mg de Amoxicilina via oral (VO) de 8/8 horas. No posto de enfermagem, a apresentação disponível é de Amoxicilina suspensão oral 250 mg/5 mL. Qual o volume em mL que o técnico de enfermagem deve administrar a cada dose?
É fundamental que os profissionais de enfermagem conheçam os direitos dos pacientes. Assinale a alternativa correta em relação ao tema.
Após a punção venosa e instalação da fluidoterapia, o paciente M.V.P. apresentou dor, hiperemia e calor no local. Assinale a alternativa que indica corretamente uma possível complicação relacionada a esse procedimento.
Analise a prescrição médica a seguir: “Soro glicosado 5% – 500 ml, KCl 19,1% – 5 ml, NaCl 20% – 5 ml, Glicose 50% – 50 ml”. Com base nesses dados, assinale a alternativa correta sobre a quantidade total de glicose na solução.
A administração de medicamentos é uma das atividades de maior responsabilidade da enfermagem. Assinale a alternativa correta em relação ao tema.
Analise as afirmativas abaixo sobre úlceras de pressão e os cuidados necessários para sua prevenção. 1. Quando a pessoa permanece muito tempo em decúbito supino, as regiões mais suscetíveis a úlceras de pressão são calcâneos, sacro, cotovelos, escápulas e cabeça. 2. Quando a pessoa permanece muito tempo em decúbito prona, os dedos, joelhos, genitais, espinha ilíaca, ombros e face estão entre as regiões de maior risco. 3. Manter a pele limpa, seca e hidratada, colocar coxins em proeminências ósseas e manter roupas de cama limpas e esticadas são medidas importantes para prevenir úlceras de pressão. 4. Úlceras de pressão podem surgir independentemente da posição do paciente; portanto, a mudança de decúbito não influencia a prevenção. Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.
Identifique abaixo as afirmativas verdadeiras (V) e as falsas (F) sobre as vacinas do Programa Nacional de Imunizações (PNI). ( ) As vacinas recomendadas para gestantes são: vacina Hepatite B, vacina adsorvida difteria, tétano e pertussis acelular– dTpa, vacina influenza trivalente e vacina covid-19. ( ) A vacina HPV deve ser administrada em duas doses aos 9 anos em meninas e 14 anos em meninos. ( ) Ao nascer a criança deve receber as vacinas BCG e Hepatite B. ( ) A vacina adsorvida difteria e tétano adulto (dT – dupla bacteriana adulto) protege contra difteria e tétano e é administrada por via intramuscular (IM). ( ) Aos 2 meses de vida, a criança deve iniciar o esquema das vacinas poliomielite, pentavalente, pneumocócica 10V e rotavírus. Assinale a alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo.
Os sinais vitais são indicadores fundamentais das condições de saúde de um indivíduo e alterações podem demandar intervenções imediatas. Assinale a alternativa correta em relação ao tema.
São atribuições comuns dos profissionais das Equipes de Saúde da Família (ESF): 1. Participar do processo de territorialização e mapeamento da área de atuação da equipe, identificando grupos, famílias e indivíduos expostos a riscos e vulnerabilidades. 2. Cadastrar e manter atualizado o cadastramento e outros dados de saúde das famílias e dos indivíduos, utilizando as informações sistematicamente para a análise da situação de saúde, considerando as características sociais, econômicas, culturais, demográficas e epidemiológicas do território. 3. Realizar o cuidado integral à saúde da população adscrita na Unidade Básica de Saúde (UBS), no domicílio e nos demais espaços comunitários (escolas, associações, entre outros), conforme a necessidade de saúde da população local, bem como aquelas previstas nas prioridades, protocolos, diretrizes clínicas e terapêuticas. 4. Realizar articulações intra e intersetoriais. Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.
Na instrumentação cirúrgica, cada pinça possui uma finalidade específica. Assinale a alternativa correta em relação ao tema.
Na anatomia, utiliza-se terminologia padronizada para descrever posições e relações entre estruturas. Assinale a alternativa correta em relação ao tema.
Relacione abaixo os tecidos ou características presentes em feridas com suas respectivas descrições e finalidades na cicatrização.
O trabalho em equipe é uma prática essencial na enfermagem. Assinale a alternativa correta em relação ao tema.
O Código de Ética da Enfermagem orienta a prática profissional, estabelecendo direitos, deveres, responsabilidades e proibições. Assinale a alternativa correta em relação ao tema.





















