Sobre as instâncias colegiadas do Sistema Único de Saúde, de que trata a Lei n. 8.142/90, assinale a alternativa que preenche CORRETAMENTE as lacunas da frase abaixo. ____________, em caráter permanente e deliberativo, órgão colegiado composto por ____________, atua na formulação de estratégias e no controle da execução da política de saúde na instância correspondente, inclusive nos aspectos econômicos e financeiros, cujas decisões serão homologadas pelo chefe do poder legalmente constituído em/na ____________.
Segundo o Código de Ética dos Profissionais de Enfermagem, é proibido ao profissional de enfermagem:
Assinale a alternativa que indica a solução utilizada nos hospitais para a antissepsia da pele, mãos e antebraço da equipe cirúrgica.
O técnico de enfermagem, precisa aplicar alguns cuidados com relação à autoproteção. No manuseio de agulhas e outros materiais pérfuro-cortantes, são essenciais os seguintes cuidados:
Com relação à verificação dos sinais vitais, assinale a alternativa correta.
Com relação à administração de medicamentos, podemos afirmar que:
A administração da dosagem correta de medicamentos é uma das responsabilidades do Técnico de Enfermagem. Sendo assim, se você precisa administrar 0,4 mg de Decadron EV (endovenosa), e só dispõe de frascos de 4 mg/ml, a dosagem a ser administrada será de:
Apesar do declínio observado no Brasil, a mortalidade infantil permanece como uma grande preocupação da saúde pública. Os níveis atuais são considerados elevados e incompatíveis com o desenvolvimento do País, além de que há sérios problemas a superar, como as persistentes e notórias desigualdades regionais e intraurbanas, com concentração dos óbitos na população mais pobre. Em relação a este contexto, considerando as doenças que representam o maior índice de mortalidade infantil, em crianças menores de cinco (5) anos, no Brasil, assinale a alternativa CORRETA.
O diabetes é um grupo de doenças metabólicas caracterizadas por hiperglicemia e associadas a complicações, disfunções e insuficiência de vários órgãos, especialmente olhos, rins, nervos, cérebro, coração e vasos sangüíneos. Identifique um dos fatores abaixo que não é indicativo de risco para uma pessoa desenvolver o diabetes:
A cisticercose é uma doença infecciosa, parasitária, potencialmente grave. Sobre as características da cisticercose, assinale a alternativa correta.
As Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST) estão entre os problemas de saúde pública mais comuns no Brasil e em todo o mundo. São doenças sexualmente transmissíveis:
Em relação à lavagem das mãos, analise as afirmativas abaixo.
O paciente com diagnóstico de acidente vascular cerebral (AVC) está sujeito a múltiplas complicações e o tratamento focaliza o início imediato da reabilitação para quaisquer déficits. Os cuidados de enfermagem direcionados a um paciente idoso com AVC incluem:
Sobre a comunicação no trabalho de enfermagem, analise as afirmativas abaixo.
De acordo com o disposto na Lei n°10.216, de 06 de abril de 2001, referente à proteção e aos direitos das pessoas portadoras de transtorno mental (Lei Paulo Delgado), é INCORRETO afirmar:
O Ministério da Saúde (cadernos do aluno) define disúria como:
Ao preparar um curativo simples, devemos retirar o curativo sujo com:
São fatores de risco para o Diabetes Mellitus 1. História familiar de obesidade. 2. Hipertensão arterial / sedentarismo. 3. Colesterol e triglicerídios elevados. 4. Sede intensa. Estão corretas as alternativas
No século XXI, a tuberculose ainda representa um grave problema de saúde pública. Quanto a sua transmissão é correto afirmar, EXCETO:
A seleção de um curativo é feita com base em suas propriedades. O curativo semi-oclusivo é:
A Epidemiologia não lida diretamente com “doença”, noção essencialmente clínica. O termo “fator de risco” é mais comumente utilizado e significa:
São sinais, que quando aparecem com muita intensidade, devem ser analisados dentro do contexto familiar, para detectar precocemente transtorno mental:
































