Assinalar a alternativa que preenche CORRETAMENTE as lacunas do texto por ordem de aparecimento:
Segundo o texto, marcar C para as afirmativas Certas, E para as Erradas e, após, assinalar a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
“Exceto por pouquíssimos programas educativos que adotam a cidadania como referência...” Quanto ao vocábulo sublinhado no período acima, assinalar a alternativa CORRETA:
Assinalar a alternativa CORRETA quanto ao uso do acento indicativo de crase:
Analisar os itens abaixo: I - Viva os melhores pilotos! II - Esteve comigo, esta tarde, o motorista e o policial. III - É boa, no inverno, a sopa quentinha. IV - Haja vista os resultados, conseguiu obter sua carteira de habilitação. Estão CORRETOS, quanto à concordância verbal:
“Estavam ensinando os códigos de trânsito.” Ao se passar a oração acima para a voz passiva analítica, ter-se-á:
Uma moeda é viciada, de modo que coroas são cinco vezes mais prováveis de aparecer do que as caras. Qual é, aproximadamente, a probabilidade de, em dois lançamentos, sair duas caras?
Um ciclista pedala todos os dias 325 metros a mais que no dia anterior. Se em 30 dias ele pedalou um total de 177.525 metros, quantos metros ele pedalou no 10º dia?
Uma indústria produz quatro tipos de veículos: caminhões, furgões, carros e motocicletas, fabricados em três cores: azul, vermelho e prata. Pode-se ainda escolher entre ter ou não ter detalhes especiais na pintura e ter ou não ter motor bicombustível. Com base nesses dados, pode-se afirmar que as possibilidades de produção dessa indústria são:
Considerando as ordens emanadas por gestos de Agentes da Autoridade de Trânsito, marcar C para as relações entre sinal e significado Certas, E para as Erradas e, após, assinalar a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
No tocante às normas gerais de circulação e conduta, onde não existir sinalização regulamentadora, numerar a 2ª coluna de acordo com a 1ª e, após, assinalar a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
Um Agente de Fiscalização de Trânsito e Transporte abordou um condutor de veículo motorizado utilizado no transporte de passageiros com capacidade para 14 passageiros. Ao analisar a habilitação do motorista, constatou que o condutor é habilitado na categoria C. Portanto, é CORRETO afirmar que:
No tocante às normas gerais de circulação e conduta, marcar C para as afirmativas Certas, E para as Erradas e, após, assinalar a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
O motorista que entregar a direção de veículo à pessoa que, mesmo habilitada, por seu estado físico ou psíquico, não estiver em condições de dirigi-lo com segurança comete infração:
No que se refere à sinalização de trânsito, é INCORRETO afirmar que:
No tocante às disposições referentes ao registro de veículo e ao licenciamento, assinalar a alternativa CORRETA:
Considerando o número de pontos computados a cada infração de trânsito cometida, numerar a 2ª coluna de acordo com a 1ª e, após, assinalar a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
Ao constatar que um veículo encontra-se estacionado em local de estacionamento e parada proibido pela sinalização (placa - Proibido Parar e Estacionar), o Agente de Fiscalização de Trânsito e Transporte deve adotar a seguinte medida administrativa:
No âmbito das rodovias e das estradas federais, aplicar e arrecadar as multas impostas por infrações de trânsito, as medidas administrativas decorrentes e os valores provenientes de estadia e remoção de veículos, objetos, animais e escolta de veículos de cargas superdimensionadas ou perigosas é competência da(s):
Um Agente de Fiscalização de Trânsito e Transporte, por meio de equipamento hábil (radar), constata que um condutor transita em velocidade 30% superior à máxima permitida para o local. Qual a penalidade prevista para esse condutor?
Assinalar a alternativa que preenche as lacunas abaixo CORRETAMENTE: Durante a patrulha diária, um Agente de Fiscalização de Trânsito e Transporte identificou um condutor de veículo automotor dirigindo sem o cinto de segurança. Conforme previsão legal, essa infração é classificada como ____________, cuja penalidade e medida administrativa são, respectivamente, ____________________________.
Considerando as determinações da legislação de trânsito sobre os sinais sonoros de apito utilizados em conjunto com os gestos dos Agentes da Autoridade de Trânsito, marcar C para as afirmativas Certas, E para as Erradas e, após, assinalar a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
Ao fiscalizar o condutor e o passageiro de uma motocicleta que circulava em via pública durante a noite, o Agente de Fiscalização de Trânsito e Transporte verificou as seguintes ocorrências: 1) O condutor utilizava capacete com viseira no padrão cristal. 2) O passageiro utilizava capacete sem viseira, mas usava óculos de proteção com película. 3) Nenhum dos dois capacetes possuía sobre viseiras. Conforme dispõe a Resolução nº 203/06, assinalar a alternativa CORRETA:
Em conformidade com a Resolução nº 37/11, será emitido apenas um Documento de Circulação Provisório de Porte Obrigatório (DCPPO/RS) por exercício de licenciamento, tendo validade:
Em conformidade com a Lei Complementar nº 12/75 e alterações, analisar a sentença abaixo: A verificação pelo Agente Administrativo da situação proibida ou vedada por essa Lei gera a lavratura de auto de infração (1ª parte). Notificação é o processo administrativo formulado por escrito, por meio do qual se dá conhecimento à parte de providência ou de medida que a ela incube realizar (2ª parte). A sentença está:
De acordo com a Lei Complementar nº 12/75 e alterações, no que tange ao transporte coletivo, constitui infração: I - Estacionar fora dos pontos determinados para embarque ou desembarque de passageiros. II - Trafegar com ônibus com a luz do letreiro ou do número da linha apagada. III - Trafegar com as portas abertas. IV - Estacionar nos pontos determinados para embarque ou desembarque de passageiros afastado do meio-fio, dificultando a passagem de outros veículos. Estão CORRETOS:
Em conformidade com o Decreto Municipal nº 8.229/83 e alterações, sobre os veículos de táxi lotação, marcar C para as afirmativas Certas, E para as Erradas e, após, assinalar a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
Segundo o Decreto Municipal nº 8.229/83 e alterações, ao veículo de táxi lotação que, reincidente, transitar com lotação superior ao permitido, será aplicada a seguinte penalidade:
Considerando o Decreto Municipal nº 14.499/04 e alterações, assinalar a alternativa CORRETA:
De acordo com o Decreto Municipal nº 14.499/04 e alterações, assinalar a alternativa que preenche as lacunas abaixo CORRETAMENTE: A Identidade de Condutor de Transporte Público (ICTP) terá validade máxima de _________ meses, ________________________________________ quando vencida a validade da Carteira Nacional de Habilitação no curso do prazo referido.
Ao ser abordado por um Agente de Fiscalização de Trânsito e Transporte, um taxista transitando em via pública apresenta a Identidade de Condutor de Transporte Público - Táxi referente a outro prefixo que não o que está conduzindo. De acordo com o Decreto Municipal nº 14.499/04 e alterações, é CORRETO afirmar que:
Conforme dispõe o Decreto Municipal nº 15.938/08, o Alvará de Tráfego para prestação de serviço de transporte escolar terá validade de:
Um condutor de transporte escolar foi flagrado em uma blitz transitando com a Identidade de Condutor de Transporte Público (ICTP) vencida há 20 dias. Conforme dispõe o Decreto Municipal nº 15.938/08, essa ocorrência:
Segundo dispõe o Decreto Municipal nº 15.938/08, para os veículos do tipo ônibus ou micro-ônibus, o serviço de transporte escolar somente poderá ser prestado por veículos cuja Idade de Permanência (vida útil) máxima, contada esta do ano do primeiro emplacamento, seja igual ou inferior a:
Segundo o Decreto Municipal nº 16.255/09, assinalar a alternativa CORRETA:
Segundo a Resolução nº 12/04, é facultada aos veículos (táxi) da frota pública de Porto Alegre a fixação de:
Considerando a classificação dos serviços de transporte público de passageiros dada pela Lei nº 8.133/98 e alterações, numerar a 2ª coluna de acordo com a 1ª e, após, assinalar a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
O descumprimento das disposições da Lei nº 8.133/98 e alterações, bem como do Regulamento de Operação e Controle, do Regimento Interno da Câmara de Compensação Tarifária - CCT e do contrato, implica a aplicação às concessionárias das seguintes penalidades: I - Advertência escrita. II - Multa. III - Apreensão de veículo. IV - Determinação de afastamento de pessoal. V - Suspensão temporária da operação do serviço. VI - Rescisão da concessão. Estão CORRETOS:
































