Questões extraídas da Prova :: clique na alternativa correta
0
Acertos
0
Erros
0%
Nota
Limpar
Questão 1 de 1Q2072322Q2 da prova
O TEXTO I - A RESOLUÇÃO DA QUESTÃO 01 A 10
Imprensa internacional repercute decisão do STF sobre regulação das redes .
Le Monde , por exemplo, lembrou que Alexandre de Moraes já censurou o X por 40 dias no ano passado
Jornais como o norte -americano Washigton Post e o francês Le Monde noticiaram a decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) de criar uma regulação das redes sociais no Brasil.
Segundo o Post, a decisão do STF “incomodou a relação entre a nação sul -americana e o governo dos EUA”. “Os críticos expressaram preocupação de que a medida possa ameaçar a liberdade de expressão se as plataformas removerem preventivamente conteúdo que possa ser problemático”.
Le Monde diz que o Brasil, “onde um juiz da Suprema Corte tirou o X de Elon Musk do ar no ano passado por 40 dias por desinfor mação, foi mais longe do que qualquer outro país latino -americano na repressão a postagens questionáveis ou ilegais nas redes sociais”.
O jornal se referiu à decisão de Alexandre de Moraes, um dos principais defensores da regulação das redes no Brasil. “A decisão provavelmente aumentará as tensões entre o Supremo Tribunal Federal, de um lado, e as empresas de tecnologia que acusam o Brasil de censura”, acrescentou Le Monde .
O Financial Times afirma que a “decisão da Suprema Corte do Brasil sobre plataforma s digitais corre o risco de alimentar tensões com o governo norte -americano do presidente Donald Trump, que ameaçou impor restrições de visto a estrangeiros que censurarem empresas e cidadãos norte -americanos”.
A decisão do STF sobre a regulação das redes sociais, da quinta -feira 26, responsabiliza as plataformas de mídia social por conteúdo de terceiros considerado ilegal, mesmo sem ordem judicial.
A função de legislar cabe ao Congresso Nacional, mas, com a alegação de que houve avanço de discursos d e ódio, antidemocráticos e criminosos, os ministros, por maioria, criaram as novas regras.
Ao julgar o Marco Civil da Internet, a Corte entendeu que o artigo 19 é parcialmente inconstitucional, e, a partir de agora, as plataformas são obrigadas a retirar c onteúdos de terceiro, mesmo sem decisão judicial. Basta uma notificação extrajudicial para isso.
O placar foi de 8 a 3 pela regulação das redes. Luís Roberto Barroso, Dias Toffoli, Cristiano Zanin, Alexandre de Moraes, Luiz Fux, Gilmar Mendes, Flávio Dino e Cármen Lúcia votaram a favor de regular a internet; André Mendonça, Edson Fachin e Nunes Marques votaram contra, pela constitucionalidade do artigo 19.
Leia as afirmações abaixo sobre o Texto I e, depois, avalie o que se pede: I. O texto em destaque se caracteriza como narrativo na medida em que se fazem presentes elementos como personagens, espaço, tempo, clímax e narrador, em torno de uma ficção quanto ao seu enredo. II. Trata -se de um gênero textual jornalístico que se baseia na exposição de um fato presente sobre o cenário político nacional e internaci onal. III. Foi elaborado de forma impessoal a fim de atender o aspecto informativo de sua natureza de produção. IV. Sua elaboração prescinde de linguagem formal, clara e objetiva a fim de estreitar o fato noticiado com o cotidiano das pessoas. A respeito d a natureza de produção do Texto I, pode -se afirmar como correto o que se faz presente em