Observe os conceitos abaixo descritos, considerando o Decreto 7.508/2011 e associe os itens I, II, III e IV às proposições A, B, C, D. I. Região de Saúde II. Mapa da Saúde III. Rede de Atenção à Saúde IV. Contrato Organizativo da Ação Pública da Saúde Assinale a alternativa que indica a associação CORRETA.
Paciente 03 anos de idade, com tumor abdominal, apresentando baixa aceitação alimentar, decorrente de dor ao alimentar-se. Genitora relata que paciente só aceita gelatina. Na prescrição fonoaudiológica, segundo o IDDSI (International Dysphagia Diet Standardisation Initiative - Iniciativa Internacional de Padronização de Dietas), a consistência da gelatina ofertada será nível
Paciente 72 anos, internada após um acidente vascular isquêmico, apresentando os seguintes achados: - Voz molhada e ausculta cervical com ruído, obtendo o clareamento após múltiplas deglutições. - Aspiração para alimentos líquidos e sólidos. - Ausência de tosse reflexa. - Tosse voluntária fraca e ineficaz, principalmente com líquidos. Com diagnóstico já definido de disfagia, a classificação realizada em prontuário segundo o PARD (Protocolo Fonoaudiológico de Avaliação do Risco para Disfagia) foi a seguinte:
Paciente em cateter de oxigênio, necessitando de avaliação fonoaudiológica. O profissional responsável coloca os dedos sobre a artéria carotídea, contando a elevação e abaixamento da caixa torácica, contando o número de incursões em 30 segundos e multiplicando por 2 (dois). O procedimento realizado pelo profissional avalia
Sobre a avaliação fonoaudiológica da deglutição, observe as definições abaixo: I. Na avaliação do escape oral, considera-se presença quando não há escorrimento de líquido pelas comissuras labiais. II. O fechamento velofaríngeo ineficiente pode ocasionar o refluxo nasal. III. Considera-se alteração na frequência cardíaca, na ocorrência de queda ou aumento excessivo da frequência cardíaca, com parâmetros indicando alteração entre 60 a 100 batimentos por minuto (bpm). IV. Considera-se alteração na frequência respiratória, na ocorrência de queda ou aumento excessivo da frequência respiratória, tendo como base a faixa de normalidade de 12 a 20 respirações por minuto (rpm). As definições CORRETAS são encontradas apenas em
Sobre terapias de indução à deglutição, assinale a alternativa INCORRETA.
Paciente com diagnóstico de câncer esofágico, com fechamento do lúmen em torno de 70%. Solicitada avaliação fonoaudiológica, pois paciente não consegue atingir cota nutricional. Foi indicado pela equipe de fonoaudiologia uso de via alternativa com dieta via oral na consistência nível 0, 1 e 2 em todas as dietas. A escala de FOIS (ESCALA FUNCIONAL DE INGESTÃO POR VIA ORAL) definida foi a seguinte:
Paciente 62 anos, com quadro de disfagia e dificuldade de ejeção do bolo alimentar para região esofágica, decorrente da redução de força de pilares faríngeos. Para proporcionar movimentação da parede faríngea, o fonoaudiólogo responsável utilizará a seguinte técnica:
Sobre o uso das consistências, analise as afirmativas abaixo, colocando V nas verdadeiras e F nas falsas. I. ( ) O uso do espessante só pode ser utilizado em alimentos frios, pois sua osmolaridade é reduzida, não se conseguindo atingir a consistência adequada. II. ( ) A consistência pudim, que no IDDSI corresponde ao nível 4 dentro da padronização, pode ser obtida adicionando 06 medidas de espessante em 200 ml de água. III. ( ) No teste da seringa, para definir a consistência pelo IDDSI, o nível 1 ficará entre 4 e 8ml remanescente. Assinale a alternativa que indica a correspondência CORRETA.
Dentre a área hospitalar, o trabalho dentro da UTI é essencial. Uma das áreas de atuação do fonoaudiólogo é a reabilitação de pacientes extubados. Durante o processo de intubação orotraqueal, podem existir algumas complicações. Assinale a alternativa que corresponde a uma complicação durante a intubação.
Analise a figura abaixo: Assinale a alternativa que indica a correspondência CORRETA quanto às partes do traqueóstomo.
Paciente 76 anos apresentando queixa de afasia após queda de escada que ocasionou traumatismo craniano. Na avaliação foi observado que a fala está alterada, com paciente apresentando compreensão normal. Realizado teste de repetição e nomeação e ambos foram alterados. Na leitura, ora o paciente lê, ora não consegue. O tipo de afasia evoluído no prontuário foi
Ainda sobre afasia, a afasia transcortical motora, assinale a alternativa que caracteriza essa alteração da linguagem.
A triagem auditiva neonatal (TAN) geralmente é realizada dentro do ambiente hospitalar. Sobre esse tema, analise as afirmativas abaixo: I. Os neonatos e lactentes com malformação de orelha, mesmo que em apenas uma delas, devem ser encaminhados para protetização. II. A TAN deve ser realizada, preferencialmente, nos primeiros dias de vida (24h a 48h) na maternidade, e, no máximo, até o sexto mês de vida. III. Para os neonatos e lactentes sem indicador de risco, utiliza-se o exame de Emissões Otoacústicas Evocadas (EOAE). IV. Para os neonatos e lactentes com indicador de risco, utiliza-se o teste de Peate-Automático ou em modo triagem. Está CORRETO o que se afirma apenas em
Sobre o desenvolvimento da função auditiva durante o período gestacional, assinale a alternativa CORRETA.
Sobre o Aleitamento materno, assinale a alternativa INCORRETA.
Paciente 76 anos, com diagnóstico de mal de Parkinson, apresentando disartria hipocinética. Das características encontradas nesse tipo de disartria, podemos enumerar todas abaixo, EXCETO
Criança, 7 meses, com reflexo de GAG reduzido durante avaliação intraoral. No histórico, a criança apresentou hipoxia neonatal. Na discussão, foi levantada a lesão do seguinte nervo craniano:
Paciente com paralisia facial em que o músculo mais afetado possui origem na fáscia parotídea e pele da boca e inserção no ângulo da boca. O músculo descrito corresponde à seguinte alternativa:
Sobre as funções cerebrais, associe as áreas corticais às funções cerebrais. I. Córtex Pré-frontal II. Córtex de Associação Motor III. Córtex Motor Primário IV. Córtex Sensorial Primário A. Coordenação do movimento complexo B. Iniciação do comportamento motor C. Recebe informação tátil do corpo D. Iniciação do comportamento motor Assinale a alternativa que indica a associação CORRETA.
Dentro do Hospital Geral há um programa de cirurgia bariátrica, em que a equipe de fonoaudiologia realiza, dentro do processo pré-cirúrgico, a avaliação da mastigação. No protocolo baseado em Hiimae (1996), o estágio que corresponde à formação do bolo alimentar é denominado de
Ao realizar a cirurgia bariátrica, a paciente M.C.S foi orientada a realizar no primeiro dia ingesta de água de coco e chá na consistência normal. Segundo a classificação do IDDSI, a consistência sugerida está no seguinte nível:
Paciente com câncer de cabeça e pescoço, submetido à radioterapia. O paciente pode apresentar as queixas abaixo citadas, EXCETO:
Paciente com doença neurodegenerativa, com comprometimento espinhal do neurônio motor superior. Nesse paciente, podemos encontrar todos os sintomas descritos abaixo, EXCETO:
Na atuação fonoaudiológica dentro da perspectiva do cuidado paliativo, o uso da comunicação suplementar alternativa (CSA) é um recurso bastante utilizado, quando o paciente necessita comunicar-se de forma não-verbal. Sobre esse tema, analise as afirmativas abaixo: I. O BLISS (Blissymbols) é um sistema de símbolos elaborado a partir de formas gráficas básicas, e cada símbolo é constituído de símbolos pictográficos e ideográficos, tendo como objetivo inicial construir um sistema de escrita universal. II. O PIC (Pictogram Ideogram Communication) foi desenvolvido para sujeitos com cognição normal com o objetivo de trabalhar fonética e semântica, em que a prancha de comunicação deve ser colorida e conter figuras fáceis. III. O PSC (Picture Communication Symbols) é utilizado para a apropriação da linguagem de uma criança com restrições de fala. Inicialmente, abordou questões de linguagem relativas a sujeitos com distúrbios severos de articulação, enfatizando o uso desse sistema como instrumento de mediação favorecedor do desenvolvimento da linguagem. Está CORRETO o que se afirma apenas em
Sobre as técnicas vocais, assinale a alternativa que indica a técnica que utiliza uma função vegetativa com o objetivo de propiciar uma voz mais relaxada.
O símbolo B da escala GRBASI corresponde à seguinte predominância da qualidade vocal:
Paciente com queixa de disfagia foi encaminhado para realização de exame por videoendoscopia da deglutição. Na avaliação, foi observada estase salivar moderada, maior estase pós-deglutição, mais de três tentativas de clearence laríngeo. Baseando-se em Macedo Filho et al (1998), em qual grau de disfagia, o resultado foi encontrado?
A ausculta cervical é um método bastante utilizado na avaliação da disfagia orofaríngea. Dos instrumentos que podem ser utilizados para a avaliação da deglutição por esse método, assinale a alternativa INCORRETA.
Resolução do Conselho Federal de Fonoaudiologia nº 649 de 03 de março de 2022 “Dispõe sobre o registro de informações e procedimentos fonoaudiológicos em prontuários de papel (físicos) ou eletrônicos. Sobre esse tema, os prontuários físicos devem ser guardados pela seguinte quantidade de tempo:
































