Qual dos contrastes iodados abaixo utilizados na prática endovascular é um contraste não iônico?
A manobra ou prova de Allen destina-se, principalmente, a avaliar clinicamente uma lesão oclusiva na artéria
Qual unidade de medida é mais comumente utilizada, quando nos referimos ao diâmetro dos fios-guia?
Em relação aos tumores glômicos do corpo carotídeo, NÃO podemos afirmar que
Qual das alternativas abaixo representa a mais frequente complicação da fasciotomia descompressiva de perna?
O desenvolvimento de reações adversas ao contraste iodado é, na maioria das vezes, dependente de fatores de risco inerentes ao paciente. Em relação a esses fatores, assinale a alternativa INCORRETA.
A fibrinólise intravascular transcateter pode ser usada nas oclusões agudas ou subagudas, em vários pontos da árvore arterial. Assinale a alternativa que aponta a contraindicação absoluta à terapia fibrinolítica.
A arteriografia por cateter é um exame com sensibilidade relatada de 40% a 90% para diagnosticar hemorragias digestivas agudas, tendo como sinal direto o extravasamento ativo de contraste injetado. Qual é o volume mínimo de sangramento no local da lesão, para que seja detectado por esse método?
Um paciente de 30 anos de idade, tabagista, sexo masculino deu entrada em um pronto-socorro, com quadro de necrose do hálux direito, pulsos distais impalpáveis e histórico de tromboflebite de repetição. Diante do quadro apresentado acima, a primeira hipótese diagnóstica é que esse paciente seja portador de
A arcada de Riolan é uma via natural de anastomoses dos ramos viscerais, que se forma entre a artéria
A respeito das fístulas arteriovenosas adquiridas, assinale a alternativa que contém o principal fator relacionado com o surgimento de sintomas cardíacos.
O r-TPA é uma forma recombinante do ativador do plasminogênio tissular, utilizado na terapia trombolítica endovascular. Acerca disso, é CORRETO afirmar que
As síndromes compressíveis cervicotoracoaxilares (síndrome do desfiladeiro) provocam compressões das artérias subclávias ou axilares em vários locais e compreendem a síndrome dos escalenos, a de hiperabdução, a da costela cervical, a da primeira costela e a costoclavicular. Várias manobras foram idealizadas com o objetivo de auxiliar no diagnóstico dessas síndromes. A esse respeito, é CORRETO afirmar que a manobra de Adson é mais utilizada para o diagnóstico da síndrome
As heparinas possuem mecanismos de ação, que podem ser divididos em primários e secundários, e os anticoagulantes orais (anti-vitK) atuam sobre os fatores de coagulação. Com relação à ação dessas substâncias, é CORRETO afirmar que
Um paciente de 60 anos está internado no hospital, há dois dias, com quadro de trombose venosa profunda no membro inferior direito, fazendo uso de terapia anticoagulante com heparina não fracionada. Ao checar os exames, você se depara com plaquetopenia. Acreditando ser trombocitopenia induzida por heparina, você avalia que
Existe uma ampla variedade de complicações da revascularização infrainguinal, que podem levar à falha desta em 25% dos casos, após 5 anos. Assinale a alternativa que descreve a causa mais comum de trombose de uma ponte infrainguinal precoce (dentro de 30 dias).
Em relação aos melhores prognosticadores pré-operatórios de morte por ruptura de um aneurisma aórtico abdominal, podemos incluir todos, EXCETO:
Um homem de 32 anos veio encaminhado do neurologista com história de acidente vascular encefálico em território direito, há 6 semanas. Foi realizada angiografia que mostrou artéria carótida interna direita mais alongada que o habitual e com alongamento em espiral bilateralmente, sendo visto o padrão em “conta de rosário”. Dessa forma, o mais provável é que se trate de
Em relação às amputações como forma de tratamento dos pacientes portadores de pé diabético com necrose ou infecção, assinale a alternativa indicativa do tipo de amputação que consiste na desarticulação, a qual separa o osso navicular do tálus e o osso cuboide do calcâneo.
Num paciente portador de doença arterial periférica, o grau de isquemia pode ser observado por meio do exame físico, devido à variação da coloração dos pés, desde palidez até cianose. A chamada cianose fixa, que se caracteriza por seu não desaparecimento com a digitopressão, está relacionada com a(o)
Em relação à estenose ou oclusão da artéria renal como causa de hipertensão renovascular, todas as alternativas estão corretas, EXCETO:
Quais são os possíveis fatores de risco de ruptura do aneurisma da aorta abdominal?
Qual é a classificação clínica da doença venosa crônica de membros inferiores, conforme a classificação CEAP (clínica, etiologia, anatomia e fisiopatologia) de uma paciente do sexo feminino, 40 anos de idade, multípara, com veias alongadas, tortuosas e insuficiência valvar com alterações tróficas e sinais de úlcera venosa, cicatrizada na face medial, no terço inferior da perna?
Em relação aos critérios de indicação de amputação primária em isquemia crítica dos membros inferiores, assinale a alternativa CORRETA.
A síndrome de May-Thurner é conhecida pela compressão da
Em relação ao pé diabético, assinale a alternativa INCORRETA.

































