Com base nas normas gramaticais que envolvem a passagem “Me leia enquanto estou quente” (linha 4), assinale a alterna -tiva correta.
A Educação para a Diversidade visa promover uma convivência respeitosa e inclusiva entre indivíduos de diferentes origens culturais e sociais. Para atingir esse objetivo, é essencial que a prática educativa incorpore estratégias que abor -dem questões de desigualdade e direitos humanos de maneira crítica e reflexiva. No que se r efere às abordagens , assi -nale a alternativa que é adequada para garantir que a educação para a diversidade contribua efetivamente para a cida -dania global e a promoção dos direitos humanos.
A promoção da cidadania e dos direitos humanos na educação exige a inclusão de práticas pedagógicas que respeitem a diversidade e incentivem o engajamento dos alunos. No que se refere às práticas pedagógicas, assinale a alternativa que é eficaz pa ra garantir que os alunos desenvolvam uma compreensão crítica e inclusiva desses temas.
A educação para a diversidade busca criar um ambiente inclusivo e respeitoso para todos os alunos. Com base nas in forma -ções, assinale a alternativa que apresenta a prática que é uma maneira simples e efetiva de promover essa educação.
A relação entre educação e sociedade é complexa e multifacetada, refletindo e, muitas vezes, reproduzindo as dinâmicas sociais. No que se refere a esse assunto, assinale a alternativa que indica uma compreensão mais crítica dessa relação na prática esco lar.
A interseção entre educação e sociedade é um campo complexo que envolve a análise das práticas escolares em relação às estruturas sociais e culturais que as moldam. Em contextos educacionais críticos, onde as desigualdades sociais são evidentes, assinale a alternativa que apresenta as estratégias de abordagem eficazes para trata r as desigualdades e pro -mover uma educação mais equitativa.
A prática didática baseada na abordagem histórico -cultural enfatiza a importância do contexto histórico e cultural na aprendizagem. Nesse contexto, assinale a alternativa que indica a prática adequada para implementar essa abordagem de forma eficaz.
A interdisciplinaridade e a transdisciplinaridade são abordagens educacionais que buscam integrar diferentes áreas do conhecimento, promovendo uma visão mais holística e contextualizada dos conteúdos aprendidos. Acerca da transdisci -plinaridade, assinale a alternativa correta.
A educação integral é um conceito que busca promover o desenvolvimento global do estudante, abrangendo aspectos cog -nitivos, emocionais, sociais e físicos. Essa abordagem considera a formação do aluno não apenas como um receptáculo de conhecimento, mas como um ser integral que se desenvolve em várias dimensões. A implementação da educação integral envolve uma visão holística do processo educativo e a integração de diferente s áreas do conhecimento e práticas pedagógi -cas. Nesse contexto, assinale a alternativa correta.
Ao longo da história da Educação Física escolar algumas tendências pedagógicas influenciaram a prática das aulas dentro das escolas no Brasil. Com base na Educação Física escolar, que tem como objeto de estudo o desenvolvimento da aptidão física do homem, assinale a alternativa c orreta.
A partir da década de 70, algumas tendências pedagógicas da Educação Física surgem em contraposição às vertentes mais tecnicistas, esportivista e biologicista. Com relação à te ndência crítica de Educação Física, assinale a alternativa correta.
De acordo com os Parâmetros Nacionais Curriculares (PNC), os conteúdos estão organizados em três blocos, que deverão ser desenvolvidos ao longo de todo o ensino fundamental: Atividades rítmicas e expressivas; Conhecimentos sobre o corpo; e Esportes, jogos, lutas e ginásticas. Nesse contexto, assinale a alternativa que indica a caracterização do Bloco de Conteúdo que se relacion a com as atividades Rítmico Expressivas.
Segundo Bracht (1999), existem algumas teorias progressistas da Educação Física (pedagogia crítico -superadora e crítico -eman -cipatória), que fazem crítica à reprodução do esporte de rendimento na escola por meio da educação física. A partir das infor -mações, assinale a alternativa que c orresponde a crítica que essas teorias fazem.
No Brasil, a Educação Física foi institucionalizada por meio da Ginástica e se desenvolveu na escola a partir de um ideário Eugênico, com vistas a atingir as grandes massas. No que se refere a duas primeiras t utelas que influenciaram a institucionaliza -ção da Educação Física na escola brasileira, assinale a alternativa correta.
Quando a criança joga, ela opera com o significado das suas ações, o que a faz desenvolver sua vontade e ao mesmo tempo tornar -se consciente das suas escolhas e decisões. Por isso, o jogo apresenta -se como elemento básico para a mudança das necessidades e da consciência. Assim, assinale a alternativa que corresponde à característica de Jogos para crianças do Ciclo de Educação Infantil.
Gimenez (1998) defende mudanças nas variáveis estruturais das Modalidades Esportivas Coletivas com o objetivo de contri -buir para um melhor entendimento tático do jogo, por meio de adaptações nas regras, nas variáveis técnicas e táticas, e no aumento/redução dos espaços e tempo das ações dos alunos/atletas praticantes. No que se refere a uma alteração na variá -vel estrutural espaço, em uma Modalidade Esportiva Coletiva, assinale a alternativa correta.
Os movimentos que observamos em determinadas faixas etárias das fases motoras possuem características que permitem fazer inferências sobre mudanças que estão ocorrendo intern amente, através dos estágios de desenvolvimento (GALLAHUE e OZMUN, 2005). No que se refere a sequência de desenvolvimento motor proposta por Gallahue, assinale a alternativa correta.
Ghiraldelli (1987), aponta a redemocratização como responsável pela retomada das discussões educacionais e pedagógicas no Brasil. Nesse contexto, a Educação Físi ca nos moldes tecnicistas do período passado, acaba entrando em desacordo com a nova realidade democrática (CASTELLANI, 1992). Com relação a crítica que se faz à Educação Física no final da década de 80, assinale a alternativa correta.
Ao levar em consideração o componente técnico “Passe”, na modalidade Handebol, ele pode variar quanto:
































